+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fita Dat-Como pedir segunda fita e ver espaço?

    pessoal,

    Faço backup em fita da mas tenho algumas dúvida sempre usei esse servidor de backup com windows:

    1)Como saber quanto de espaço tenho livre/usado na fita? tentei o comando abaixo mas está algo errado pois minha fita é de 36/72GB:
    [root@backup ~]# df -h /dev/st0
    Sist. Arq. Tam Usad Disp Uso% Montado em
    - 1006M 88K 1006M 1% /dev

    2)se no backup a fita encher como faço para o script ou backup solicitar a próxima fita??

    Aguardo ajuda de vcs.

  2. #2

    Padrão Re: Fita Dat-Como pedir segunda fita e ver espaço?

    ninguém?

  3. #3

    Padrão Re: Fita Dat-Como pedir segunda fita e ver espaço?

    Amigo, não é possível utilizar as ferramentas "du" e "df", pois não existe sistemnas de arquivo para fitas.

    Agora provavelmente você consegue verificar o espeço, com o nativo "mt".

    Dei uma pesquisada e se não me engano, a opção é mt -f /dev/stx fsr (onde x é dispositivo - fsr Forward space count records (man mt). ) e derepente, as opções com fdisk:

    fdisk -l /dev/stx (esta opção vai mostrar o tamanho total da fita)

    Nunca precisei verificar manualmente estes dispositivo, pois ferramentas como arcserver e manda bakup efetuam estas funções. Crio eu, que a s executa com as mesmas ferramentas de base, listadas acima.

    mtec

  4. #4

    Padrão Re: Fita Dat-Como pedir segunda fita e ver espaço?

    nenhum dos comandos funcionou...como uso a fita com script ai tenho que ver isso:


    [root@backup ~]# mt -f /dev/st0 fsr
    [root@backup ~]# fdisk -l /dev/st0
    last_lba(): I don't know how to handle files with mode 21b0
    [root@backup ~]#

    será que não tem como fazer isso fica comando?

  5. #5

    Padrão Re: Fita Dat-Como pedir segunda fita e ver espaço?

    Amigo, tente dar uma olhada nas paginas de manual. Como te disse utilizamos aqui na empresa um gerenciado: o ArcServer. Então tenho pouca experiência na "verificação manual" deste dispositivo. Mas vou pesquisar. É mesmo uma ingformação muito importante!!

    mtec

  6. #6

    Padrão Re: Fita Dat-Como pedir segunda fita e ver espaço?

    entao vc usa o arcserver no linux ou em uma máquina windows e ele pega a fica da máquina linux?pois tenho aqui o sosbackup mas ele só roda em windows e só reconhece a fita dat local e não reconhece a fita dat em outra máquina.

  7. #7

    Padrão Re: Fita Dat-Como pedir segunda fita e ver espaço?

    Está num servidor Windows (mas poderia ser instalado no Linux). Este gerencia as fitas localizadas num Robô de Backup HP