+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clonar Servidor Debian

    Boa tarde pessoal .

    Hoje em dia tenho um servidor Debian rodando em um P4 com um hd de 80 Gb IDE , preciso trocar esse micro e queira clona-lo pela rede se possivel .
    E minha dúvida também é se ele vai subir corretamente pois o micro novo usa um hd Sata .

    Precisarei regravar o Lilo ?
    Se alguem puder me dar dicas referente ao clone via rede eu agradeço , já usei o UpdCast .

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Você testou usar o UdpCast qual o erro que ocorreu?
    Tente usando esse tutorial : Linux: Clonando máquinas na rede pelo UDP Cast (sem Live CD do mesmo)
    Como você usava discos IDE e passara a usar discos Sata provavelmente a identificação deles mudara, então regravar o lilo é necessário.

    Outra coisa qual versão do Debian você está usando?
    Conferiu se o novo computador é compatível?
    Uma ultima pergunta por que não usar o grub?

    Espero ter ajudado.
    Última edição por gontijobh; 16-07-2010 às 01:53.

  3. #3

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Vlw Gontijo !

    No caso é um Debian 3.1 já bem antiguinho , é um servidor de operação critica tem muita coisa lá .
    Então não queria alterar nada pois sou bem iniciante em Linux , gostaria de saber como poderia estar atualizando para o Grub em subistituição ao Lilo .

    Obrigado e Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Citação Postado originalmente por mdasoftware Ver Post
    Boa tarde pessoal .

    Hoje em dia tenho um servidor Debian rodando em um P4 com um hd de 80 Gb IDE , preciso trocar esse micro e queira clona-lo pela rede se possivel .
    E minha dúvida também é se ele vai subir corretamente pois o micro novo usa um hd Sata .

    Precisarei regravar o Lilo ?
    Se alguem puder me dar dicas referente ao clone via rede eu agradeço , já usei o UpdCast .

    Obrigado
    Bom Dia,

    Se o servidor é critico mesmo, não recomendo este tipo de "gambiarra", ainda mais se tratando de servidor.
    Tente fazer uma instalação nova do debian "clean" e reinstale os serviços necessários, copie os arquivo s de configurações, dados, etc...
    Garanto que terás um server mais estavel com este procedimento.

  5. #5

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    com certeza o rsync irar resolver seu problema, já usei muito ele pela rede e sempre foi tudo ok ...

  6. #6

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    usa o clonezilla!

  7. #7

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Citação Postado originalmente por lcmm84 Ver Post
    Bom Dia,

    Se o servidor é critico mesmo, não recomendo este tipo de "gambiarra", ainda mais se tratando de servidor.
    Tente fazer uma instalação nova do debian "clean" e reinstale os serviços necessários, copie os arquivo s de configurações, dados, etc...
    Garanto que terás um server mais estavel com este procedimento.
    Apoio.

  8. #8

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Galera valeu pelas respostas , resolvi seguir os conselhos .
    Tenho o seguinte hardware :


    • Core2Quad 8300
    • 4Gb DDR2
    • HD Seagate 500gb 7200 Rpm .
    • Motherboard Asus p5kl-am-se
    • Placa de rede Realtek 8169SC
    • Fonte CoolerMaster 450 W


    Esse servidor rodará o seguinte:


    • Apache
    • PHP
    • FreeTDS
    • MysQL
    • Squid
    • Proftpd
    • Samba


    Qual versão do Debian vocês recomendam ?
    Terei algum problema com o Hardware escolhido ?

    Abraços e muito obrigado a todos .

  9. #9

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    provavelmente não,

    use a ultima distribuição estável do debian!!!

  10. #10

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Primeiro ponto, linha de produção não se altera, depois, você irá encontrar problemas com o mapeamento do sistema, deverá alterar as indicações de hd[abcd] que for seu hd IDE para sd[abcd] no fstab, outro problema, o debian sarge (3.1) não apresentava suporte inicial ao padrão SATA, a não ser que você tenha compilado um kernel.

    Aconselho seguir a indicação do amigo que sugeriu a instalação de um servidor limpo e futura migração, passando por fases de testes é óbvio.

    att.

  11. #11

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Citação Postado originalmente por mdasoftware Ver Post
    Galera valeu pelas respostas , resolvi seguir os conselhos .
    Tenho o seguinte hardware :



    • Core2Quad 8300
    • 4Gb DDR2
    • HD Seagate 500gb 7200 Rpm .
    • Motherboard Asus p5kl-am-se
    • Placa de rede Realtek 8169SC
    • Fonte CoolerMaster 450 W



    Esse servidor rodará o seguinte:



    • Apache
    • PHP
    • FreeTDS
    • MysQL
    • Squid
    • Proftpd
    • Samba



    Qual versão do Debian vocês recomendam ?
    Terei algum problema com o Hardware escolhido ?

    Abraços e muito obrigado a todos .

    Seu processador é 64bits, aconselho usar uma distro estável, "Lenny", porém se você tiver necessidade de java, principalmente o plugin para o navegador, sugiro usar 32bits, vai ter menos dor de cabeça, tem opções de kernel com suporte a memória acima de 4GB:

    # apt-cache search linux-image | grep bigmem

    lhe dará suporte aos 4GB de memória que você possuiu.

  12. #12

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    OI!
    Eu passei por este problema e consegui clonar o sistema de um pentium 3 para um amdx2 com o "dd" do linux

    Voce vai precisar colocar os dois hds em uma maquina onde voce possa dar boot num linux (live cd) nenhum dos sistemas de arquivos no hd a ser lido pode estar montado.( hd com o sistema a ser clonado e o hd que vai ser usado para a nova maquina)
    ( ai ia usar um comando como o exemplo abaixo)
    dd if=/dev/sda of=/dev/sdb (to usando como exemplo o sda e sdb)
    E uma copia exata do hd no sda sera feita no sdb.
    (lembre-se que se o hd original estiver como master a copia tem que estar tb)
    com o dd ele vai copiar bit a bit não tem erro!
    Se caso não conseguir posta aqui que eu procuro nos meu email tenho os comando que usei ou da uma olhada no manual do dd.
    flw

  13. #13

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    não sei se isto vai te ajudar ,
    Mas usa este comando ;
    "dpkg --get-selections | gzip > pacotes_instalados.gz "
    Assim ele vai criar um gz para vc com todos os pacotes instalados no pc atual depois é só fazer o que nosso amigo sugeriu em fazer uma instalação nova e instalar os pacotes que usava no servidor antigo.

  14. #14

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Levando-se em conta que ele está migrando de um HD IDE para um SATA, e logicamente de tamanhos diferentes, o dd iria causar a cópia da tabela de partições, assim o SATA (maior) teria a cópia da tabela de partições do IDE, não utilizando o tamanho total do HD. Uma sugestão seria usar o partimage que gera cópia do conteúdo de cada partição, assim fugiria do problema da tabela de partição.

  15. #15

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Citação Postado originalmente por edsonrsjr Ver Post
    Levando-se em conta que ele está migrando de um HD IDE para um SATA, e logicamente de tamanhos diferentes, o dd iria causar a cópia da tabela de partições, assim o SATA (maior) teria a cópia da tabela de partições do IDE, não utilizando o tamanho total do HD. Uma sugestão seria usar o partimage que gera cópia do conteúdo de cada partição, assim fugiria do problema da tabela de partição.
    Eu consegui clonar utilizando o texto abaixo que peguei uma vez neste forum;

    HDs DE DIFERENTES TAMANHOS ( Utilizando dd )

    Primeiro entra uma regra simples e logica, se voce quer colocar um sistema de arquivos dentro de um dispositivo, este tem que ter espaco para tanto. Ou seja, sempre copie do hd menor para o hd maior, nunca o contrario. No mais, voce pode utilizar o procedimento que foi feito ate agora, que a unica consequencia e que sobrara espaco nao particionado ao final do hd de destino. O qual voce sempre pode, posteriormente, particionar e especificar um ponto de montagem para ele. Uma outra situacao e que voce pode desejar querer mover aquele linux para um outro hd com outro esquema de particionamento. Aqui entra de novo aquela caracteristica do linux: se voce especificou que o raiz vai ficar, por exemplo, em /dev/hda3 durante a instalacao no hd original, no novo hd este tambem vai ter que estar em /dev/hda3. Se especificou que o /boot tem que ficar em /dev/hda2, tambem tem que ficar em /dev/hda2 no novo hd. Mas a boa noticia e que nada impede essas particoes de estarem alguns blocos mais a frente ou mais para tras, o que nao pode e haver mais particoes antes das particoes a serem copiadas em relacao ao hd original. Isto posto, nada impede que voce faca algo como:

    dd if=/dev/hdc2 of=/dev/hdd2 (admitindo que os hds estao no ide2 master e slave respectivamente)

    E repetindo o comando para quantas particoes formarem seu sistema, nao esquecendo a de swap claro. De novo chamando a atencao, note que foi copiado hdd2 para hdd2, ou seja, segunda particao para segunda particao. Mas nao ha impedimento que no primeiro hd a primeira particao tenha 2G enquanto que no novo hd a primeira particao tenha 4G, fazendo com que a particao hdd2 fique bem adiante.

    Note que, neste procedimento, voce nao copiou o boot loader para o segundo hd, ou seja, ele nao vai dar boot logo de cara. Voce vai ter que instala-lo manualmente. Se for o lilo, e se voce tiver o arquivo de configuracao do boot loader a ser instalado no novo hd no seu diretorio atual do linux que esta usando para executar a copia, voce pode fazer algo como:

    lilo -C arquivo_de_configuracao -b /dev/hdd
    O arquivo de configuracao pode bem ser o /etc/lilo.conf copiado a partir do hd original, que voce montou num ponto qualquer antes de processar a copia, so para pegar esse arquivo, e logo depois desmontou. Nao e meu objetivo entrar em detalhes do comando mount aqui, a nao ser uma pequena dica mais a frente. Se voce nao tem familiaridade com esse comando, recomenda-se um pouco de estudo em cima dele e tambem sobre como o linux trata sistemas de arquivos antes de tentar algo deste material.

    Uma ultima dica: eventualmente voce pode ter problemas por consequencia do lilo no linux em que voce executou a copia ser uma versao diferente daquele usado pelo linux que voce esta copiando. Pior, voce pode ter usado para boot um linux que so usa grub (ou seja, voce tentou o comando lilo e recebeu a classica mensagem de "command not found"). Nao se desespere, voce pode montar o hd original num ponto de montagem qualquer, tal como no comando:

    mount -t ext3 /dev/hdc1 /mnt/linuxorigem
    Usar co comando chroot para mudar temporariamente a referencia da raiz do seu sistema de arquivos:

    chroot /mnt/linuxorigem
    E agora que seu / esta temporariamente mudado para /mnt/linuxorigem, executar o comando:

    /sbin/lilo -b /dev/hdd
    Depois e so dar exit para sair da "gaiola" onde se meteu Possivelmente tambem poderia ter funcionado se tivesse feito algo como:

    /mnt/linuxorigem/sbin/lilo -C /mnt/linuxorigem/etc/lilo.conf -b /dev/hdd
    Tudo depende de ate que ponto as bibliotecas do linux que usou para dar boot sao diferentes daquelas que o lilo do hd origem espera encontrar para sua execucao. Agora, se quer realmente se garantir contra sustos e nao ter que fazer essas acrobacias, use como boot um linux identico aquele instalado no hd origem, e o primeiro exemplo de uso do lilo nao te dara problemas. Note que esta preocupacao existe apenas para gerar copias bootaveis de hds onde voce copiou particoes em separado. Copiando hds inteiros, como no primeiro exemplo, faz com que passe a nao importar nem o SO ou SOs que estao ali. Voce tambem nao precisara se preocupar se a particao que copiou contem apenas dados, e nao um SO que precisa dar boot. Por fim, e obvio que se a maquina para a qual o hd recem escrito com o dd tiver componentes de hardware diferentes daquela onde o linux do hd original foi instalado, voce tera que reconfigurar video, som, rede, e tantos quantos forem os componentes de hardware que diferem.

  16. #16

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Nesse tutorial foi colocado dispositivo/particao (/dev/hdc2 para /dev/hdd2), então foi feito clonagem partição por partição, e não dispositivo para dispositivo /dev/hdc para /dev/hdd.

    Entenda:

    /dev (dispositivos)

    hda (IDE primário master)
    hdb (IDE primário slave)
    hdc (IDE secundário master)
    hdd (IDE secundário slave)

    hda1 (Partição primária 1 no HD IDE primário master)
    hda2 (Partição primária 2 no HD IDE primário master)
    hda3 (Partição primária 3 no HD IDE primário master)
    hda4 (Partição primária 4 no HD IDE primário master)
    hda5 (Partição estendida no HD IDE primário master)
    hda6 (Partição estendida 1 no HD IDE primário master)
    hda7 (Partição estendida 2 no HD IDE primário master) e assim sucessivamente

    Note que se você for utilizar no máximo 4 partições você poderá criá-las como primárias, caso necessite de mais, poderá utilizar até 3 primárias e o restante estendida.

  17. #17

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Citação Postado originalmente por edsonrsjr Ver Post
    Nesse tutorial foi colocado dispositivo/particao (/dev/hdc2 para /dev/hdd2), então foi feito clonagem partição por partição, e não dispositivo para dispositivo /dev/hdc para /dev/hdd.

    Entenda:

    /dev (dispositivos)

    hda (IDE primário master)
    hdb (IDE primário slave)
    hdc (IDE secundário master)
    hdd (IDE secundário slave)

    hda1 (Partição primária 1 no HD IDE primário master)
    hda2 (Partição primária 2 no HD IDE primário master)
    hda3 (Partição primária 3 no HD IDE primário master)
    hda4 (Partição primária 4 no HD IDE primário master)
    hda5 (Partição estendida no HD IDE primário master)
    hda6 (Partição estendida 1 no HD IDE primário master)
    hda7 (Partição estendida 2 no HD IDE primário master) e assim sucessivamente

    Note que se você for utilizar no máximo 4 partições você poderá criá-las como primárias, caso necessite de mais, poderá utilizar até 3 primárias e o restante estendida.
    Eu entendo.. só dei um exemplo que tem esta possibilidade!
    Sei sobre sda..sdb, Primário e estendido desculpe se postei de um jeito confuso !
    Mas obrigado pela sua informação !

  18. #18

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    A idéia é aproveitar o tópico pra esclarecer aos futuros interessados.

    Toda contribuição é bem vinda e ninguém nesse mundo é dono da verdade absoluta, temos várias maneiras de resolver esse problema o legal é deixar o mais claro possível.

    Vlw pela participação.

  19. #19

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Citação Postado originalmente por edsonrsjr Ver Post
    A idéia é aproveitar o tópico pra esclarecer aos futuros interessados.

    Toda contribuição é bem vinda e ninguém nesse mundo é dono da verdade absoluta, temos várias maneiras de resolver esse problema o legal é deixar o mais claro possível.

    Vlw pela participação.
    Eu que agradeço pela sua ajuda !

  20. #20

    Padrão Re: Clonar Servidor Debian

    Salve galera !
    Mesmo tendo partido para uma instalação limpa eu agradeço a todos que responderam o tópico .
    Dicas muito úteis .

    Obrigado e abraço a todos .