+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RTS/CTS - Mikrotik AP [Simples dúvida]

    Tenho a seguinte dúvida se alguem conseguir somente me esclarecer que estou indo no caminho certo.Andei lendo varios artigos sobre rts/cts (csma/cd) relacionado a PTMP utilzando rádios nos clientes (RTL8186) e APs mikrotik em bridge.

    Bem,chegamos a um ponto que creio que esta havendo muitas colisões,portanto decidimos alterar toda a rede que esta com o RTS/CTS desativado em todas as 230 estações.Estamos ativando a opção gradativamente de acordo com que os usuários estão ficando on-line,ai teremos um parametro da melhora da rede ou não.

    1 - A dúvida que gostaria de confirmar seria se realmente não necessito ativar qualquer opção relacionada a RTS/CTS no Mikrotik trabalhando em modo AP (HW Protection Mode,HW Fragmentation Threshold),somente nos clientes,pois o mikrotik trabalha por Padrão do protocolo 802.11 já com RTS/CTS ativo,quando esta em modo AP.

    2 - A informação acima procede? Realmente não necessito ativar qualquer opção de controle RTS/CTS no AP,evitando assim um overhead ?

    3 - O que seria a opção (cts to self).?

    4 - Em conjunto com esta opção RTS/CTS ativada nos clientes,seria mais interessante definir um ACK Timeout no MKT fixo ou dinamico? Ou não teria nenhum tipo de influência com a opção citada?

    Utilizamos RB433AH - R52H - ROS 4.9 - Paineis 17H

    Agradeço a todos que colaborarem com o tópico.

    Abraços galera..
    Última edição por tskstar; 16-07-2010 às 04:18.

  2. #2

    Padrão Re: RTS/CTS - Mikrotik AP [Simples dúvida]

    Bom dia amigo. RTS/CTS deve ser ativado somente nas estações, nunca fiz testes praticos mas dizem que a melhora é significativa. Alias depois poste pra gente os resultados. Veja o link abaixo tem algumas dicas e explica todo o processo de RTS/CTS.
    Improving WLAN Performance with RTS/CTS - www.wi-fiplanet.com

  3. #3

    Padrão Re: RTS/CTS - Mikrotik AP [Simples dúvida]

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Bom dia amigo. RTS/CTS deve ser ativado somente nas estações, nunca fiz testes praticos mas dizem que a melhora é significativa. Alias depois poste pra gente os resultados. Veja o link abaixo tem algumas dicas e explica todo o processo de RTS/CTS.
    Improving WLAN Performance with RTS/CTS - www.wi-fiplanet.com
    Opa.

    Obrigado pela resposta.Eu tenho consultado este site também que foi inclusive um dos primeiros que andei consultando.Vejamos se esta certo,estou utilizando então no mikrotik configuração padrão normal AP e nos clientes estou utilizando RTS Threshold 512 e Fragmentation Threshold 1024.Estaria certo ?