+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Senhores estou iniciando na utilização do Mk e gostaria de saber a melhor forma de fazer cache full.
    Seria melhor o próprio servidor da rede que é um mikrotik com rotspoot fazendo o controle de banda ou instalar uma distribuição linux com squid em paralelo?
    Dependendo da resposta podem me dar dicas como configurar?
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por lucart Ver Post
    Senhores estou iniciando na utilização do Mk e gostaria de saber a melhor forma de fazer cache full.
    Seria melhor o próprio servidor da rede que é um mikrotik com rotspoot fazendo o controle de banda ou instalar uma distribuição linux com squid em paralelo?
    Dependendo da resposta podem me dar dicas como configurar?
    Obrigado.
    Amigos, caso a melhor solução seja em paralelo por favor me informem qual a melhor distribuição para tal.
    Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Não existe essa distribuição mais adequada, ou seja, geralmente é a distribuição que você mais tem afinidade. O pessoal aqui indica o Debian 5, mas tem muita gente usando o CentOS, Ubuntu (debian...), até no Kurumin eu já ví (não deixa de ser debian).

    Sem dúvida é o cache em paralelo.

  4. #4

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    [QUOTE=sosouteiro;490351]Não existe essa distribuição mais adequada, ou seja, geralmente é a distribuição que você mais tem afinidade. O pessoal aqui indica o Debian 5, mas tem muita gente usando o CentOS, Ubuntu (debian...), até no Kurumin eu já ví (não deixa de ser debian).

    Sem dúvida é o cache em paralelo.[

    Obrigado por sua respota.
    Então vou utilizar Ubuntu mesmo. Utilizo a versão desktop, será que o server é melhor para meu caso?
    Sabe me indicar um passao a passo para eu configurar e começar a testar?
    Valeu a força

  5. #5

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Você pode utilizar a versão desktop sem problemas. Quanto ao passo-a-passo, aqui no fórum tem inúmeras maneiras de como proceder para implantar um cache.

  6. #6

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    eu ja prefiro o fedora...
    para iniciantes ele é otimo... sempre atualizando.
    kernel sempre o mais atual.
    muitos pacotes e bibliotecas ja compiladas.
    muitos pacotes/bibliotecas/softwares podem ser instalados automaticamente com 1 simples comando...

    nao é a toa que o fedora é uma das empresas/comunidade que mais contribui para o desenvolvimento do kernel do linux.

  7. #7

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Você pode utilizar a versão desktop sem problemas. Quanto ao passo-a-passo, aqui no fórum tem inúmeras maneiras de como proceder para implantar um cache.

    Certo só mais uma coisa.
    Meus clientes estão pendurados em uma routerboard rodando hotspot com controle de banda pelo perfil de usuarios do hotspot.
    Se eu fizer o cache em paralelo entre o modem e a routerboard como posso fazer o cache full já que o mikrotik vai estar segurando a banda dos clientes? Tem como o mikrotik identificar que é do cache e liberar a banda?

  8. #8

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Olá amigo,
    Acho que se você for utilizar o Ubuntu, deve baixar a versão Server, sem modo gráfico, porque o modo gráfico vai consumir RAM que você poderia usar para o cache... Depois posso et passar um tuto passo-a-passo de como instalar o Ubuntu Server e subir o Squid nele.. é que o pdf está no meu note e não estou com ele agora...
    Quanto a identificar os pacotes que vem do cache... já usei ragras de cache full para pacotes vindos do cache do Mk... mas sem proxy paralelo... vou dar uma pesquisada para te responder melhor!
    Abs

  9. #9

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    amigao ricardo posta esse tuto ai depois to tentando configurar ubunto tb ainda nao deu certo

  10. #10

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Recomendo usar Thunderchache 4.1 pelo FreeBSD to usando aqui e estou tento até 45% de economia de banda !! Recomendo de verdade !!

    O site é: http://www.bmsoftware.org/

  11. #11

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Olá amigo,
    Acho que se você for utilizar o Ubuntu, deve baixar a versão Server, sem modo gráfico, porque o modo gráfico vai consumir RAM que você poderia usar para o cache... Depois posso et passar um tuto passo-a-passo de como instalar o Ubuntu Server e subir o Squid nele.. é que o pdf está no meu note e não estou com ele agora...
    Quanto a identificar os pacotes que vem do cache... já usei ragras de cache full para pacotes vindos do cache do Mk... mas sem proxy paralelo... vou dar uma pesquisada para te responder melhor!
    Abs

    Cria duas regras na tabela "mangle" da seguinde maneira:

    chainrerouting src-address:IP_DO_cache protocol:tcp src-port:Porta_do_cache content: X-CACHE: HIT (ou X-CACHE: HIT from Thunder) action: mark connection new connection mark:conn_cache

    chainrerouting connection mark: conn_cache action:mark packet new packet mark: pcks_cache

    Vá lá no queue tree e crie uma regra para os pacotes que você acabou de marcar

  12. #12

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Amigo, segue o Tutorial do Squid.
    Como comentado, o ThuderCache é fantástico! Se você busca uma solução mais profissional, recomendo dar uma olhada no site Início - Thunder Cache Professional
    Lá tem vídeos passo-a-passo para instalação.
    Mas você pode ir treinando com o squid enquanto isso... rs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos tutorial_ubuntu_server_com_squid.pdf  

  13. #13

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Cria duas regras na tabela "mangle" da seguinde maneira:

    chainrerouting src-address:IP_DO_cache protocol:tcp src-port:Porta_do_cache content: X-CACHE: HIT (ou X-CACHE: HIT from Thunder) action: mark connection new connection mark:conn_cache

    chainrerouting connection mark: conn_cache action:mark packet new packet mark: pcks_cache

    Vá lá no queue tree e crie uma regra para os pacotes que você acabou de marcar
    Opa amigo, valeu pelo post.
    Já tinha usado essas regras como Thunder como Gw da rede... ele em paralelo através do WebProxy, mesmo passando pelo WebProxy do Mk o pacote não vai perder a marcação né?

  14. #14

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Olá amigo,
    Acho que se você for utilizar o Ubuntu, deve baixar a versão Server, sem modo gráfico, porque o modo gráfico vai consumir RAM que você poderia usar para o cache... Depois posso et passar um tuto passo-a-passo de como instalar o Ubuntu Server e subir o Squid nele.. é que o pdf está no meu note e não estou com ele agora...
    Quanto a identificar os pacotes que vem do cache... já usei ragras de cache full para pacotes vindos do cache do Mk... mas sem proxy paralelo... vou dar uma pesquisada para te responder melhor!
    Abs
    Obrigado Ricardo, seria ótimo se pudesse postar aqui.
    Aguardo sua resposta.

  15. #15

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por lucart Ver Post
    Obrigado Ricardo, seria ótimo se pudesse postar aqui.
    Aguardo sua resposta.

    Opa, já está postado acima!

  16. #16

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Opa, já está postado acima!
    A nova versão do ubuntu server, a 10.04, mudou algumas coisas de lugar, exempro o arquivo que no tutorial manda editar /etc/init.d/bootmisc.sh mudou para o local onde ficava no redHat, ficou agora /etc/init.d/rc.local.

    Fiz tudo como manda o tutorial mas na hora de navegar da erro e não passa. Vou tentar novamente.
    Obrigado.

  17. #17

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por lucart Ver Post
    A nova versão do ubuntu server, a 10.04, mudou algumas coisas de lugar, exempro o arquivo que no tutorial manda editar /etc/init.d/bootmisc.sh mudou para o local onde ficava no redHat, ficou agora /etc/init.d/rc.local.

    Fiz tudo como manda o tutorial mas na hora de navegar da erro e não passa. Vou tentar novamente.
    Obrigado.
    Qual erro dá?

  18. #18

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    ricardo eu tentei a versao 9...
    vou tentar essa q vc postou pra ver se consigo

  19. #19

    Padrão Re: Melhor forma de Fazer Cahce? MK ou Paralelo?

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Qual erro dá?
    Ja resolvi, o que não consigo agora é fazer cache de arquivos grandes. Quero testar com 1024mb de cache para ver como se comporta mas não estou conseguindo. Sabe o que fazer? Depois quero testar com mikrotik entre ele e os clientes rodando hotspot.