+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    Olá pessoal...

    Estamos tirando a nossa própria SCM e já recebemos o ATO e o Termo de Autorização que foi devidamente assinado e devolvido a Anatel dentro do prazo.

    O artigo 6° do ato diz o seguinte:

    Art. 6º A prestadora deverá encaminhar à Anatel um resumo do Projeto de
    Instalação, na forma prevista no Anexo III do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, como condição para a emissão de autorização para instalação do sistema, em um prazo máximo de cento e oitenta dias a partir da data de publicação deste ato no Diário Oficial da União.

    A minha duvida é com relação ao equipamento que terei de discriminar no relatório que ira juntamente com o resumo do projeto.

    Estou usando na minha torre principal alguns equipamentos como... rb600, rb433, cartões, engenius 8602, r52h, etc. Nesses equipamentos não tem a etiqueta da homologação, como vou incluir tais equipamentos em um relatório que vou enviar para a Anatel? Não é um tiro no pé?

    Tenho a nota fiscal dos equipamentos mais pra efeito de fiscalização como os fiscais da Anatel enxergam o uso do mikrotik e os cartões? Sempre tive essa dúvida. Posso estar falando algo errado, mais procurei no site da Anatel e não achei nenhum cartão homologado. Já ouvi que existe homologação para o r52 ou r52h se não me engano, porem não sei qual é o fornecedor que fornece esse cartão com a etiqueta de homologação. Se é que realmente existe...

    O que encontrei de mikrotik homologado e bem caro por sinal foram aqueles equipamentos montados como:
    MKBR100 encntrado na mdbrasil
    http://www.mdbrasil.com.br/isp-safe/0,,mikrotik,00037,false,1.html
    SK-600 encontrado na WDC
    Homologação Anatel 1484-08-2362
    http://www.wdcnet.com.br/produtos2.asp?cod=443

    Gostaria de saber dos colegas que já tiraram a SCM e usam Mikrotik na sua torre base, como resolveram essa situação?

    Aguardo o relato de todos e certamente a experiência dos Srs. servirá não só pra mim mais para os demais que tem muitas duvidas com relação a fiscalizações e o uso do mikrotik e cartões que utilizamos no dia a dia.

    Atenciosamente,

  2. #2

    Padrão Re: Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    Acho que a fiscalização fecha os olhos pra tudo em provedor SCM de wifi, exceto antena e cartão, porque sabe da falta de equipamento homologado (Cabo, roteadores, fontes, caixas hermeticas).

    Os artigos da anatel falam vagamente no 'restante do equipamento precisar homologação', e no caso das TV's, mesmo por cabo, há necessidade de homologação de tudo, até roteador cabeado. Alías, já viram que roteador lan tem selo da anatel? Então... pra ser vendidos eles precisam disso. Equipamento de wifi também precisam (Vendidos, que dirá pra ser usados!), mas a demanda faz com que todos comprem e vendam sem levar isso em conta (Eu não levo, não vou usar PC com R52 só por isso).

    Cabos do aterramento, caixa plastica hermetica, pigtail, bateria do nobreak, conector RJ45, cabo UTP08, é cada coisa que aparece como 'homologação' que se fosse levar a serio o "...e outros equipamentos" das resoluções (52 e 516, se não me engano, isso? Quais seriam as outras fontes a verificar?) iamos estar todos errados.

    Acho que o fiscal tem que "não ir nada com a sua cara" pra encrencar com homologação de RB, em alguns casos não solicitam nem os selos ou notas dos cartões e antena, mas noutro até sobem na torre pra verificar.
    (Sâo seres humanos, acordam um dia a fim de fazer tudo direito, outro dia com medo de altura, outro dia com dó dos pobres mortais, etc)

    Realmente acho que não podem autuar devido a homologação de RB, porque no laudo de vistoria, tem o setor dos dados das antenas (Com campo pra certificação/homologação ao final), e no campo de 'dados dos equipamentos' pede-se Setor, Frequencia, Designação de emissão, Potencia e potencia Eirp, e então certificação/homologação. Ora, com esses dados se enquadram os cartões, ou roteadores wifi com roteador integrado. Se o equipamento não atende a esses requisitos (Frequencia e potencia de transmissão) ele não pode ser negativado na vistoria, por falta de campo, ele não deve ser verificado na vistoria (Assim como a vistoria não deve verificar a cor da cueca do provedor, nem o sistema operacional usado para comunicação, são dados ou irrelevantes ou sem possibilidade técnica de regulamentação prática hoje).

  3. #3

    Padrão Re: Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    Ok e qual cartão realmente é homologado, onde vocês compraram? veio com o selo de homologação? vc tem o número facil da homologação dele pra nos passar, ou o link que conste no site da anatel pois procurei lá e não encontrei.

    obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    cara vc estava ja funcionando e ta tirando? ou esta tirando pra depois funcionar?

  5. #5

    Padrão Re: Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    Olha... eu comprei um sk 333 e la na Livetech eles tinham me dito que estaria homologado ate para operar em 900 mhz, pois vieram 2 fiscais e me disseram que não era bem assim, que o cartão tem que ser homologado independente do roteador, sendo que a RB somente não emiti sinal no ar.
    Então utilize cartão homologado... tipo r52h.

  6. #6

    Padrão Re: Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    Dos homologados que vejo a venda só sei do R52H, esse:
    Certificado de Homologao - Requerimento n 0592/09

    O EMP8602, muito comentado/amado/odiado, está com homologação suspensa apesar de uns vendedores ainda não saberem ( Certificado de Homologao - Requerimento n 1530/07 )
    Por muito tempo o 2611 da Senao também era uma opção, mas: Certificado de Homologao - Requerimento n 0222/04 (E também tem vendedor dizendo que é homologado).

    Quanto ao selo, a res. 242 fala que ele deve estar fixado no produto, lá no alto da torre, mas se não estiver? Você diz que caiu, o vento levou, a chuva descolou... apesar da mesma res. falar que deve ser de material duravel (Chapa pra equip. externo, e selo só pra interno). Ter impresso a homologação pra fiscalização mais branda já ajuda, junto com copia das NF. Tendo NF emitida em periodo que a homologação era válida sempre cabe recurso. E até onde eu saiba, quando o fiscal sobe na torre é pra ver se os itens na torre são mesmo os que o dono/solicitante da licença diz que são (Se são mesmo R52H...). Mas pra fiscal subir tem que ter acordado com muito mais vontade de ferrar alguem que o normal.



    ===========
    Edit: Sobre onde comprar: Qualquer lugar que emita NF valida no brasil. Se é R52H é homologado e fim, resta ter NF pra comprovar mais facilmente que ele é ele mesmo (Senão o fiscal tem que acreditar na sua palavra ou subir na torre). A data da nota não é necessariamente verificada no ato, pra ver se havia homologação aceita na época, mas como levam copias sabe-se lá se há conferência funcional depois. Só devem encrencar com nota do paraguai... da excelinformatica por exemplo :-)
    Última edição por rubem; 19-07-2010 às 11:17.

  7. #7

    Padrão Re: Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    Obrigado rubem, vc ajudou muito!

    caso algem tenha mais alguma experiência, comenta ai que contribuirá bastante!

    valeu mesmo

  8. #8

    Padrão Re: Existe Homologação das routerboard mikrotik e cartões separados?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Dos homologados que vejo a venda só sei do R52H, esse:
    Certificado de Homologao - Requerimento n 0592/09

    O EMP8602, muito comentado/amado/odiado, está com homologação suspensa apesar de uns vendedores ainda não saberem ( Certificado de Homologao - Requerimento n 1530/07 )
    Por muito tempo o 2611 da Senao também era uma opção, mas: Certificado de Homologao - Requerimento n 0222/04 (E também tem vendedor dizendo que é homologado).

    Quanto ao selo, a res. 242 fala que ele deve estar fixado no produto, lá no alto da torre, mas se não estiver? Você diz que caiu, o vento levou, a chuva descolou... apesar da mesma res. falar que deve ser de material duravel (Chapa pra equip. externo, e selo só pra interno). Ter impresso a homologação pra fiscalização mais branda já ajuda, junto com copia das NF. Tendo NF emitida em periodo que a homologação era válida sempre cabe recurso. E até onde eu saiba, quando o fiscal sobe na torre é pra ver se os itens na torre são mesmo os que o dono/solicitante da licença diz que são (Se são mesmo R52H...). Mas pra fiscal subir tem que ter acordado com muito mais vontade de ferrar alguem que o normal.



    ===========
    Edit: Sobre onde comprar: Qualquer lugar que emita NF valida no brasil. Se é R52H é homologado e fim, resta ter NF pra comprovar mais facilmente que ele é ele mesmo (Senão o fiscal tem que acreditar na sua palavra ou subir na torre). A data da nota não é necessariamente verificada no ato, pra ver se havia homologação aceita na época, mas como levam copias sabe-se lá se há conferência funcional depois. Só devem encrencar com nota do paraguai... da excelinformatica por exemplo :-)
    É esse tipo de colaboração que faz o Under tão bacana.

    Sobre o agente fiscalizador, creio que: Ele nunca sai de casa com vontade de ferrar alguém. Entretanto, ao começar a encontrar inconsistências e ao perceber que a pessoa não está sendo transparente (outras são arrogantes), ele aplica o que está definido na lei.

    Em qualquer abordagem entre cidadão e autoridade, é a postura do cidadão que determina o resultado da abordagem.

    Abração,

    ZéAlves