Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Fiz um link em 900mhz, usando um par de XR9 com Mikrotik 433ah e com antena de grade 15 db Hyperlink.
    Com a distância de 18 km, com poucas obstruçoes. Fechou com sinal na zona rural entre -72 e -75 e na cidade entre -69 a -70.
    Usando as seguintes configurações:

    -canal 2432 - 912 em 10 mhz
    -tx power setado em 18 dbm na zona rural e 20 dbm na cidade-
    - data rates em default
    o Signal to Noise fica entre 14 a 16 dbm na zona rural e entre 24 a 25 na cidade.
    Ping entre 1 a 13
    Fiz o teste no Bandwidt teste que fica entre 1,8 a 2,4 m e fica oscilando muito e tem instantes que fica em 500k.

    O que eu posso mudar na configuração para melhorar o THROUGHPUT?
    Será que mudar a banda para 20 mhz melhora?

    Aguardo ajuda!

  2. #2

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RADIO ZONA RURAL2.jpg
Visualizações:	520
Tamanho: 	111,2 KB
ID:      	13169segue imagemClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RADIO ZONA RURAL.jpg
Visualizações:	431
Tamanho: 	111,6 KB
ID:      	13168

  3. #3

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Não tenho experiencia em 900MHZ não, mas aumente sim para 20 MHZ para ver se melhora o Throughput. Se não me engano 900MHZ não é licenciado. Cuidado! operadoras de telefone pode te denunciar porque ta muita interferencia nos canais dele. Ja vi a tia Ana falando sobre isto.....

  4. #4

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Fiz um link em 900mhz, usando um par de XR9 com Mikrotik 433ah e com antena de grade 15 db Hyperlink.
    Com a distância de 18 km, com poucas obstruçoes. Fechou com sinal na zona rural entre -72 e -75 e na cidade entre -69 a -70.
    Usando as seguintes configurações:

    -canal 2432 - 912 em 10 mhz
    -tx power setado em 18 dbm na zona rural e 20 dbm na cidade-
    - data rates em default
    o Signal to Noise fica entre 14 a 16 dbm na zona rural e entre 24 a 25 na cidade.
    Ping entre 1 a 13
    Fiz o teste no Bandwidt teste que fica entre 1,8 a 2,4 m e fica oscilando muito e tem instantes que fica em 500k.

    O que eu posso mudar na configuração para melhorar o THROUGHPUT?
    Será que mudar a banda para 20 mhz melhora?

    Aguardo ajuda!
    Oi Kaluham.

    Teu link está bom e o SNR de 14 a 16 dBm é ótimo para a distância.

    Essa flutuação de velocidade pode ser fonte fraca ou interferência. Existe momento específico que a flutuação ocorre?

    Se precisar de ajuda entre em contato

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    veja na segunda imagem seu througput esta em 11 mb e pouco,
    pode ser fonte mesmo. qual versao?

    aqui com sinal -89 passo ate quase 6 mb

    900 ta homolagado sim, somente usar cartoes homologados ta valendo

  6. #6

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Bom dia Kaluham,

    Comece o tira-teima pela fonte de alimentação, a combinação 433AH + XR9 fica um hardware de grande consumo em ( Watts ) teste com fonte de 18v 4A ( 72 Watts).

  7. #7

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    POderia me passar os nomes de antenas e cartões Homologados para Mikrotik por favor?

    Ate Mais...


    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    veja na segunda imagem seu througput esta em 11 mb e pouco,
    pode ser fonte mesmo. qual versao?

    aqui com sinal -89 passo ate quase 6 mb

    900 ta homolagado sim, somente usar cartoes homologados ta valendo

  8. #8

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    So para informação: testei os quatro canais do cartão, somente no canal 2442, acho que teve interferência pois o sinal oscilava de -69, de repente para -90.
    Mas deixei no canal 2432, onde o sinal fical estável.
    Notei que quando começo a fezer um download, o throughput, verificado pelo Winbox, despenca, que na média está entre 11.000 a 12.000kbs(quando somente está abrindo páginas), cai em torno de 1,8 m e da saltos até para 300 a 400 k

    As fontes que estou usando são de 24v de 1,6 ah, comum compradas na Excell info Py. Somentes estas que encontrei.
    Preciso de me indiquem onde eu poderia comprar boas fontes chaveadas e que amperagem devo usar, qual marca melhor.
    E pergunto ao colega Zanatta, que fontes vc usa? onde comprou?
    Assim que eu colocar outras fontes eu coloco o resultado,

  9. #9

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post

    o Signal to Noise fica entre 14 a 16 dbm na zona rural e entre 24 a 25 na cidade.
    Caro Kaluham,

    Você tem muito ruído na área rural, pois essa S/N está baixa, verifique se não há outros sistemas funcionando em 900 MHz perto desta área. Para você ter um sinal de -72 dbm, e uma S/N de 16 db, teu ruído tá com potência de -56 dbm, é muita coisa... dá uma olhada nisso... tem que ficar no máximo até uns -92 dbm...

    Só pra lembrar pessoal, a TSM Antennas é ÚNICO fabricante nacional que possui antenas 900 MHz homologadas na ANATEL para uso com SCM.

    Abraços,

  10. #10

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Olá

    tenho certeza que não há interferência na zona rural, pois está a 18 km da cidade e no meio do mato, sem nenhum outro sistema deste,

    at,

    KALUHAM

  11. #11

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Ok. Kaluham, pode ser que não seja ruído ambiental, mas então só nos resta o ruído térmico, que é gerado pelo próprio equipamento...

    Pode estar ai a razão da S/N tão baixa...

    Lembrando que certeza nunca temos, só se vc tivesse um analisador de espectro, pra varrer a banda de 900 MHz, e lembre-se que existe vários outros sistemas, além do wireless(wifi) que utiliza essa frequência.

    Abs,

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    Não tenho experiencia em 900MHZ não, mas aumente sim para 20 MHZ para ver se melhora o Throughput. Se não me engano 900MHZ não é licenciado. Cuidado! operadoras de telefone pode te denunciar porque ta muita interferencia nos canais dele. Ja vi a tia Ana falando sobre isto.....
    Cuidado com o que se fala aqui amigo. 900MHZ É LEGAL SIM, porém seu uso "LEGALIZADO"está limitado a um kit (SR9 + RB 433) vendido por uma empresa da bahia.As antenas homologadas recomendo TSM ou Aquario 900mhz. o XR9 ainda não está homologado. Porém não é ilegal usa-lo, desde que se respeite o fator de potência de 18dbm que a ANATEL impoe para o uso dessa frequência. Também é necessário e muito RECOMENDÁVEL que se use somente os canais 912 ao 922mhz 5mhz (isso corresponde a 900mhz real ) .qualquer outra configuração não seria recomendada usando xr9, ok.
    Eu recomendo sempre que se use POTÊNCIA no mínimo, fontes de 18v 4,5a chaveadas, pois assim tem-se um nível de potência bom e sem flutuações.
    Porém o ideal ainda é contratar pessoas especializadas que podem estudar o caso e prover a melhor solução. XR9 dá muito mais banda que isso. tenho links feitos passando até 7mb, porém tudo estudado e calculado .
    Estudo , e know how fazem a diferença nessas horas amigos.
    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Cuidado com o que se fala aqui amigo. 900MHZ É LEGAL SIM, porém seu uso "LEGALIZADO"está limitado a um kit (SR9 + RB 433) vendido por uma empresa da bahia.As antenas homologadas recomendo TSM ou Aquario 900mhz. o XR9 ainda não está homologado. Porém não é ilegal usa-lo, desde que se respeite o fator de potência de 18dbm que a ANATEL impoe para o uso dessa frequência. Também é necessário e muito RECOMENDÁVEL que se use somente os canais 912 ao 922mhz 5mhz (isso corresponde a 900mhz real ) .qualquer outra configuração não seria recomendada usando xr9, ok.
    Eu recomendo sempre que se use POTÊNCIA no mínimo, fontes de 18v 4,5a chaveadas, pois assim tem-se um nível de potência bom e sem flutuações.
    Porém o ideal ainda é contratar pessoas especializadas que podem estudar o caso e prover a melhor solução. XR9 dá muito mais banda que isso. tenho links feitos passando até 7mb, porém tudo estudado e calculado .
    Estudo , e know how fazem a diferença nessas horas amigos.
    Abraço.
    praticamente todos os equipamentos tem limitação quanto a potencia!

    mas os eqipamentos sao esses mesmo.

    o Maia da MD brasil parece-me que tem algo homologado em 900 mhz.

    as antenas da aquario existem milhares e milhares sendo usadas para telefone celular tbem.

  14. #14

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Oi Kaluham.

    Informa pra gente o "noise floor" em cada ponta do link. Sem tráfego e com tráfego.


    ZéAlves

  15. #15

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Olá, Zé, Bom dia!

    Segue os dados:
    Na zona rural, sem trafego:
    Overall Tx CCQ: 59
    Ack Timeout: 80us
    Noise floor: -89

    Com trafego:
    Overall Tx CCQ: varia entre 28 até 84
    Ack Timeout: 80us
    Noise floor: -87


    Na CIDADE, sem trafego:
    Overall Tx CCQ: varia entre 46 ate 63
    Ack Timeout: 91us
    Noise floor: -95

    Com trafego:
    Overall Tx CCQ: varia entre 11 até 32, mais fica em 12
    Ack Timeout: 91us
    Noise floor: -96

  16. #16

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá, Zé, Bom dia!

    Segue os dados:
    Na zona rural, sem trafego:
    Overall Tx CCQ: 59
    Ack Timeout: 80us
    Noise floor: -89

    Com trafego:
    Overall Tx CCQ: varia entre 28 até 84
    Ack Timeout: 80us
    Noise floor: -87


    Na CIDADE, sem trafego:
    Overall Tx CCQ: varia entre 46 ate 63
    Ack Timeout: 91us
    Noise floor: -95

    Com trafego:
    Overall Tx CCQ: varia entre 11 até 32, mais fica em 12
    Ack Timeout: 91us
    Noise floor: -96
    Essa diferença de ruído de RF pode ser a causa da sua perda de pacotes.

    O que tem de diferente na área rural pra justificar ruído de fundo tão elevado?
    Tem celular rural na região? Está a que distância da antena do XR9?
    A antena na zona rural está abaixo de árvores? Daria pra elevar a antena?
    Tem torre de alta-tensão perto da antena?

    Experimente baixar gradualmente a potência do rádio da zona rural e veja se o ruído de fundo diminui. Pode ser que o link caia e você tenha que ir até lá subir a potência, por favor não xingue minha santa maezinha

    Esse ACK tá furado, tinha que estar lá na casa dos 200 pra essa distância... Tá manual ou automático?

    Tem como me dar acesso via winbox?

    Abraço,

    ZéAlves

  17. #17

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Prezado Zé,

    Ainda vou fazer um teste, vou comprar nova par de fontes, que são elas:
    pelo preço de R$ 180,00 cada uma
    ___________________________________________________________
    Marca: HAYONIK
    Modelo: FCTE-2405
    Fonte FCTE 2405 24VDC 5A Chaveada HAYONIK foi desenvolvida para utilização em vários aparelhos eletroeletrônicos que exijam fontes Estabilizadas em 24V com corrente de saída nominal de 5A, projetadas para uso geral.


    Características:
    Corrente: 5A
    Peso: 1,0Kg
    Tensão entrada: Entrada: 85 a 265VAC
    Tensão saída: Saída: 24VDC 5A

    ______________________________________________________

    Vou colocar elas, e se persistir o problema, entro em contato, e se vc puder, vc acessa o winbox para mim e verifica o enlace.

    Att,

    Kaluham

  18. #18

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Prezado Zé,

    ...Vou colocar elas, e se persistir o problema, entro em contato, e se vc puder, vc acessa o winbox para mim e verifica o enlace.
    Beleza Kaluham.

    Creio que as novas fontes vão te ajudar bastante. Aproveita e ativa o NSTREAM pra ver se contorna aquele assunto do ACK baixo.

    Se precisar que revise a config, crie uma conta administrativa temporária e me passe os dados por e-mail. A gente entra junto no winbox e vai teclando pelo MSN.

    ZéAlves

  19. #19

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    A antena instalada na zona rural não está istalada proximo a telhados ou galpões de zinco?

  20. #20

    Padrão Re: LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT

    Olá Idiudice!

    A antena na zona rural está instalada num morro, mais especificamente no meio dele, uns 30 mts antes de chegar no topo, numa pequena torre de 4 mts de altura, em campo aberto.