+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Sim. É possível deixar os bullets e até mesmo a RB em bridge e fazer todo o controle "abaixo da antena".

Tudo vai depender do número de clientes que você quer atender.
    a) O bullet atende até 25 clientes simultâneos
    b) O bullet M (airMAX) atende até 100 clientes simultâneos
    c) passou de 100 clientes, é melhor partir para uma boa RB com um bom cartão minipci.

No seu lugar eu evitaria o uso de placas PCI, isso era coisa que se usava em 1999. Atualmente tem várias opções mais eficientes.

Talvez você esteja confuso com relação ao trajeto dos dados da antena para o sistema de gerenciamento (mikrotik). Desculpe-me se entendi errado...

NA BASE:
    Um computador rodando Mikrotik (ou uma routerboard) controla o fluxo de dados e conexões de clientes, DNS e etc...
    Esse equipamento de controle possui 2, 3, 4 ou quantas interfaces de rede (RJ45) você desejar. A primeira interface de rede se conecta ao link, a segunda interface de rede se conecta ao rádio externo. As demais interfaces são para ampliações futuras (duas interfaces é o básico).

NA TORRE DA BASE:
    1 ou mais equipamentos de rádio se conectam por intermédio de cado de rede com o sistema de gerenciamento e transmite o sinal para os clientes.

NO CLIENTE:
    Um equipamento de rádio (preferencialmente com antena integrada) recebe o sinal da base e transmite via cabo de rede para o PC do cliente (ou roteador do cliente).

RESUMO:
    Para eficiência, evite rádio PCI ou miniPCI dentro de computador, seja seu ou do cliente.

Entretanto, uma RB 433 com mini-pci XR2 pode fazer o papel de rádio e sistema de gerenciamento ao mesmo tempo. O número de clientes vai depender da capacidade de memória e processamento da RB.

Espero ter respondido sua pergunta, se precisar de maiores informações entre em contato.

ZéAlves
    Ola Zé Alvares tenho uma duvida, você citou que o bullet M suporta até 100 clientes simuntaneos, aqui tenho a seguinte estrutura:
    Nano Station M2, um servidor BrazilFW 3 fazendo restrição de mac e etc e temporáriamente link adsl até fechar contrato com link dedicado. como pode ver estou começando agora, a dúvida é a seguinte qual o melhor equipamento para usar no cliente com este equipamento que tenho?
    Minha rede também ta espandindo rápido posso migrar para uma RB 433 de 300mhz e qual o melhor cartão pci o xr2 que citou ou o senão 8602?
    Nos clientes atualmente estou usando uma antena externa de 24dbi com pigtail integrado de 10 metros com adaptador krazer de 200mw, o que vc recomenda?

Me desculpe abusar mas é porque minha rede esta espandindo muito rápido, estou aproveitando a brecha do speed que não esta liberando ponto de acesso na minha região...
    desde já muito obrigado!!!

2. Bom, vou tentar dar minha ajuda.

Primeiro: O bullet suporta 100 clientes numa rede limpa e bem dimensionada. Lembra que pra ter 100 clientes de 1 mega você tem que ter um backbone de 100 megas. Então, o número 100 cliente varia e depende de muitos fatores pra chegar lá.

Se você optar pelo uso do Mikrotik, opte por uma 433ah.
    Entre Senao e XR2 eu escolheria o XR2.

Pigtail muito longo tem uma perda média de 1 dB pra cada metro de cabo, isto significa que você tem uma atenuação de 10dB no trajeto rádio/antena. É pigtail, mesmo ou é cabo USB?

Eu não conheço detalhadamente os rádios da Krazer. Tenho vários clientes que usam e estão felizes. Entre em contato com a equipe de venda da Krazer para obter mais informações a respeito do equipamento deles.

Eu conheço bem Ubiquiti, mas você não é obrigado a usar Ubiquiti. Vou falar do equipamento que eu conheço bem, só isso

Para atendimento de cliente você pode usar a AirGRID M2 que é indicada para aplicação em clientes. Dependendo do cenário você também pode usar o NanoStation Loco M2. Mas de uma forma geral a AirGRID pequena ou grande vai te atender numa boa.

Antes de comprar verifique se o equipamento está homologado. Se não estiver homologado eu recomendo que você não compre. Caso insista em comprar e usar equipamento sem homologação, é por sua conta e risco.

ZéAlves

Citação Postado originalmente por DarkSchettini Ver Post
    Ola Zé Alvares tenho uma duvida, você citou que o bullet M suporta até 100 clientes simuntaneos, aqui tenho a seguinte estrutura:
    Nano Station M2, um servidor BrazilFW 3 fazendo restrição de mac e etc e temporáriamente link adsl até fechar contrato com link dedicado. como pode ver estou começando agora, a dúvida é a seguinte qual o melhor equipamento para usar no cliente com este equipamento que tenho?
    Minha rede também ta espandindo rápido posso migrar para uma RB 433 de 300mhz e qual o melhor cartão pci o xr2 que citou ou o senão 8602?
    Nos clientes atualmente estou usando uma antena externa de 24dbi com pigtail integrado de 10 metros com adaptador krazer de 200mw, o que vc recomenda?

Me desculpe abusar mas é porque minha rede esta espandindo muito rápido, estou aproveitando a brecha do speed que não esta liberando ponto de acesso na minha região...
    desde já muito obrigado!!!

3. obrigado amigos pela resposta, mas a curiosidade foi grande, e acabei adquirindo um bullet 2m 600mw, na pratica, ele tem uma sensibilidade bem menor á ruído, se comparado c/ outros aps que usei...,mas todo este desempenho dele somente mesmo usando com o airmax ativado, que somente os ubitique o enxergariam, já com o airmax desativado (como teria q ser pra mim) o desempenho caiu significativamente,clientes com visada 100% á apenas 40 mts de distancia, conectava + perdia navegação sem perder a conecxão e sem acusar nada no sistema...simplesmente substituí temporariamente por um simples ovislink wl-5460ap, e acabou o problema!
    No demais, aqui estou eu c/ mais um aparelho muito bom, mais que não serve p/ minha pequena rede...e vamos tentando aprender...
    valeu Pesoal!!

4. Citação Postado originalmente por Rogerio3l Ver Post
    obrigado amigos pela resposta, mas a curiosidade foi grande, e acabei adquirindo um bullet 2m 600mw, na pratica, ele tem uma sensibilidade bem menor á ruído, se comparado c/ outros aps que usei...,mas todo este desempenho dele somente mesmo usando com o airmax ativado, que somente os ubitique o enxergariam, já com o airmax desativado (como teria q ser pra mim) o desempenho caiu significativamente,clientes com visada 100% á apenas 40 mts de distancia, conectava + perdia navegação sem perder a conecxão e sem acusar nada no sistema...simplesmente substituí temporariamente por um simples ovislink wl-5460ap, e acabou o problema!
    No demais, aqui estou eu c/ mais um aparelho muito bom, mais que não serve p/ minha pequena rede...e vamos tentando aprender...
    valeu Pesoal!!
    Tem interesse em vender o Bullet ??? me add wanderley85@msn.com

5. Amigo Wanderley, tentei te mandar um email,deu falha, meu email e msn e genesis32.30@hotmail.com

Tópicos Similares

1. Conexão http de um Bullet em Bridge
    Por amjservicos no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 11-08-2015, 12:41
  2. Acesso a modem e bullet em bridge no mikrotik
    Por alisson2010 no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 07-02-2013, 07:56
  3. Respostas: 4
    Último Post: 18-06-2012, 07:47
  4. ponto a potno tendo acesso ao mikrotik em bridge