Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Senhores,

    Ja procurei em todo forum e não achei nada relacionado a essa questão especifica

    1a Duvida:
    Quero usar um Bullet 2 em bridge na antena e fazer todo o controle pelo Server mikrotik (nome da rede, controle de Hotspot, velocidade, autenticação, etc.), isso seria possivel?

    Penso assim:
    usando placas pci e mini pci o nome da rede, a potência, frequencia, banda, ACK, é tudo determinado nas configs da propria placa wireless dentro do mikrotik.

    No caso da placa de rede cabeada que seria conectado o bullet não ha essas opções, então como e por onde seria feito esse controle?

    2a duvida:
    Se for possivel usar o bullet2 em bridge com controle pelo MK é melhor usar o Bullet ou uma Mini-pci Xr2 ligada direto no servidor?

  2. #2

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Aconselho você utilizar o cartão XR2 com um RB e o servidor fazendo o hotspot, controle de banda, autenticação como esta querendo.
    Podendo no caso até utilizar a Rb para fazer todo esses controle e autenticação de acordo com o tamanho de sua rede, devido ao processamento.

    Renato Caldara

  3. #3

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Senhores,

    Ja procurei em todo forum e não achei nada relacionado a essa questão especifica

    1a Duvida:
    Quero usar um Bullet 2 em bridge na antena e fazer todo o controle pelo Server mikrotik (nome da rede, controle de Hotspot, velocidade, autenticação, etc.), isso seria possivel?

    Penso assim:
    usando placas pci e mini pci o nome da rede, a potência, frequencia, banda, ACK, é tudo determinado nas configs da propria placa wireless dentro do mikrotik.

    No caso da placa de rede cabeada que seria conectado o bullet não ha essas opções, então como e por onde seria feito esse controle?

    2a duvida:
    Se for possivel usar o bullet2 em bridge com controle pelo MK é melhor usar o Bullet ou uma Mini-pci Xr2 ligada direto no servidor?

    Sim. É possível deixar os bullets e até mesmo a RB em bridge e fazer todo o controle "abaixo da antena".

    Tudo vai depender do número de clientes que você quer atender.
    a) O bullet atende até 25 clientes simultâneos
    b) O bullet M (airMAX) atende até 100 clientes simultâneos
    c) passou de 100 clientes, é melhor partir para uma boa RB com um bom cartão minipci.

    No seu lugar eu evitaria o uso de placas PCI, isso era coisa que se usava em 1999. Atualmente tem várias opções mais eficientes.

    Talvez você esteja confuso com relação ao trajeto dos dados da antena para o sistema de gerenciamento (mikrotik). Desculpe-me se entendi errado...

    NA BASE:
    Um computador rodando Mikrotik (ou uma routerboard) controla o fluxo de dados e conexões de clientes, DNS e etc...
    Esse equipamento de controle possui 2, 3, 4 ou quantas interfaces de rede (RJ45) você desejar. A primeira interface de rede se conecta ao link, a segunda interface de rede se conecta ao rádio externo. As demais interfaces são para ampliações futuras (duas interfaces é o básico).

    NA TORRE DA BASE:
    1 ou mais equipamentos de rádio se conectam por intermédio de cado de rede com o sistema de gerenciamento e transmite o sinal para os clientes.

    NO CLIENTE:
    Um equipamento de rádio (preferencialmente com antena integrada) recebe o sinal da base e transmite via cabo de rede para o PC do cliente (ou roteador do cliente).

    RESUMO:
    Para eficiência, evite rádio PCI ou miniPCI dentro de computador, seja seu ou do cliente.

    Entretanto, uma RB 433 com mini-pci XR2 pode fazer o papel de rádio e sistema de gerenciamento ao mesmo tempo. O número de clientes vai depender da capacidade de memória e processamento da RB.

    Espero ter respondido sua pergunta, se precisar de maiores informações entre em contato.

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Depois dessa desiste de usar o bullet vou usar mesmo as RB tbm tava pensado em colocar o link do enlace de BULLET 5M com as setorias mais tudo sendo gerenciado com minha RB750G mais vou tira do orçamento os BULLET e colocar mesmo RB 433 com os Cartão R52h vlw

  5. #5

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Boa noite amigo Granlabor, eu ainda não uso Rbs, e sim um ovislink 5406, tava pensando em troca-lo pelo bullet m 2.4 ghrz, vc disse q suporta até 100 clientes simultaneos? quero coloca-lo como ap-brigde e um pc c/ MK controlando td,se num for pedir demais poderia me falar + dele? obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Rogerio3l Ver Post
    Boa noite amigo Granlabor, eu ainda não uso Rbs, e sim um ovislink 5406, tava pensando em troca-lo pelo bullet m 2.4 ghrz, vc disse q suporta até 100 clientes simultaneos? quero coloca-lo como ap-brigde e um pc c/ MK controlando td,se num for pedir demais poderia me falar + dele? obrigado!
    Oi Rogério.

    A família de rádios BULLET foi criada para eliminar perda de sinal relacionada a cabeamento. O rádio BULLET conecta-se diretamente na antena.

    O BULLET M possui mais memória e mais capacidade de processamento. Por conta disso, a Ubiquiti informa que suporta até 100 clientes simultâneos.

    Numa rede onde não tem airmax Ativado (como a sua), o único beneficio que o rádio BULLET M2 trará para a rede é a capacidade de atender mais clientes a custo menor que uma solução robusta como a Routerboard + cartão minipci XR2.

    Se você tem condições de pagar a solução mais robusta e sua rede está crescendo rapidamente, vá direto para a Routerboard + minipci XR2.

    A série M da Ubiquiti traz benefícios para aplicações que demandam grande quantidade de banda entre o Cliente e AP. Se você fosse uma empresa que precisa trafegar vídeo de alta qualidade para monitoramento de imagens, uma rede 100% série M (AirMAX) realmente faria a diferença.

    Num provedor onde a demanda de banda do cliente para o AP costuma ser limitada a 1 mega, AirMAX faz pouca diferença.

    Para um provedor pequeno, até uns 90 clientes conectados ao mesmo AP, uma solução moderna e econômica é:
    a) BULLET M2 como AP
    b) No cliente rádios bullet2 (comum), nanostation2 e nanostation-loco2

    Existem outras marcas de boa qualidade para CPE, mas o foco aqui foi Ubiquiti,ok?

    Lembre que a série M ainda não está 100% homologada. Consulte seu revendedor sobre homologação.

    Abraço,


    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Obrigado Zé Alves!! ajudou muito,só mais uma coisa... sem querer abusar, vc sabe me dizer qual seria a melhor fonte p/ este bullet? (voltagem + amperagem ), obrigado!

  8. #8

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Rogerio3l Ver Post
    Obrigado Zé Alves!! ajudou muito,só mais uma coisa... sem querer abusar, vc sabe me dizer qual seria a melhor fonte p/ este bullet? (voltagem + amperagem ), obrigado!
    O Bullet M2 HP opera com 12 a 24 VDC a 1 Ampere.

    Teu distribuidor wireless deve ter a fonte original ubiquiti para o BulletM.

    Olha o datasheet do equipamento:
    http://www.ubnt.com/downloads/bm2hp_datasheet.pdf

    Abraço,

    ZéAlves

  9. #9

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Valeu obrigado Zé Alves!!

  10. #10

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    É uma satisfação poder ajudar.

    Abraço

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Sim. É possível deixar os bullets e até mesmo a RB em bridge e fazer todo o controle "abaixo da antena".

    Tudo vai depender do número de clientes que você quer atender.
    a) O bullet atende até 25 clientes simultâneos
    b) O bullet M (airMAX) atende até 100 clientes simultâneos
    c) passou de 100 clientes, é melhor partir para uma boa RB com um bom cartão minipci.

    No seu lugar eu evitaria o uso de placas PCI, isso era coisa que se usava em 1999. Atualmente tem várias opções mais eficientes.

    Talvez você esteja confuso com relação ao trajeto dos dados da antena para o sistema de gerenciamento (mikrotik). Desculpe-me se entendi errado...

    NA BASE:
    Um computador rodando Mikrotik (ou uma routerboard) controla o fluxo de dados e conexões de clientes, DNS e etc...
    Esse equipamento de controle possui 2, 3, 4 ou quantas interfaces de rede (RJ45) você desejar. A primeira interface de rede se conecta ao link, a segunda interface de rede se conecta ao rádio externo. As demais interfaces são para ampliações futuras (duas interfaces é o básico).

    NA TORRE DA BASE:
    1 ou mais equipamentos de rádio se conectam por intermédio de cado de rede com o sistema de gerenciamento e transmite o sinal para os clientes.

    NO CLIENTE:
    Um equipamento de rádio (preferencialmente com antena integrada) recebe o sinal da base e transmite via cabo de rede para o PC do cliente (ou roteador do cliente).

    RESUMO:
    Para eficiência, evite rádio PCI ou miniPCI dentro de computador, seja seu ou do cliente.

    Entretanto, uma RB 433 com mini-pci XR2 pode fazer o papel de rádio e sistema de gerenciamento ao mesmo tempo. O número de clientes vai depender da capacidade de memória e processamento da RB.

    Espero ter respondido sua pergunta, se precisar de maiores informações entre em contato.

    ZéAlves
    Ola Zé Alvares tenho uma duvida, você citou que o bullet M suporta até 100 clientes simuntaneos, aqui tenho a seguinte estrutura:
    Nano Station M2, um servidor BrazilFW 3 fazendo restrição de mac e etc e temporáriamente link adsl até fechar contrato com link dedicado. como pode ver estou começando agora, a dúvida é a seguinte qual o melhor equipamento para usar no cliente com este equipamento que tenho?
    Minha rede também ta espandindo rápido posso migrar para uma RB 433 de 300mhz e qual o melhor cartão pci o xr2 que citou ou o senão 8602?
    Nos clientes atualmente estou usando uma antena externa de 24dbi com pigtail integrado de 10 metros com adaptador krazer de 200mw, o que vc recomenda?

    Me desculpe abusar mas é porque minha rede esta espandindo muito rápido, estou aproveitando a brecha do speed que não esta liberando ponto de acesso na minha região...
    desde já muito obrigado!!!

  12. #12

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Bom, vou tentar dar minha ajuda.

    Primeiro: O bullet suporta 100 clientes numa rede limpa e bem dimensionada. Lembra que pra ter 100 clientes de 1 mega você tem que ter um backbone de 100 megas. Então, o número 100 cliente varia e depende de muitos fatores pra chegar lá.

    Se você optar pelo uso do Mikrotik, opte por uma 433ah.
    Entre Senao e XR2 eu escolheria o XR2.

    Pigtail muito longo tem uma perda média de 1 dB pra cada metro de cabo, isto significa que você tem uma atenuação de 10dB no trajeto rádio/antena. É pigtail, mesmo ou é cabo USB?

    Eu não conheço detalhadamente os rádios da Krazer. Tenho vários clientes que usam e estão felizes. Entre em contato com a equipe de venda da Krazer para obter mais informações a respeito do equipamento deles.

    Eu conheço bem Ubiquiti, mas você não é obrigado a usar Ubiquiti. Vou falar do equipamento que eu conheço bem, só isso

    Para atendimento de cliente você pode usar a AirGRID M2 que é indicada para aplicação em clientes. Dependendo do cenário você também pode usar o NanoStation Loco M2. Mas de uma forma geral a AirGRID pequena ou grande vai te atender numa boa.

    Antes de comprar verifique se o equipamento está homologado. Se não estiver homologado eu recomendo que você não compre. Caso insista em comprar e usar equipamento sem homologação, é por sua conta e risco.


    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por DarkSchettini Ver Post
    Ola Zé Alvares tenho uma duvida, você citou que o bullet M suporta até 100 clientes simuntaneos, aqui tenho a seguinte estrutura:
    Nano Station M2, um servidor BrazilFW 3 fazendo restrição de mac e etc e temporáriamente link adsl até fechar contrato com link dedicado. como pode ver estou começando agora, a dúvida é a seguinte qual o melhor equipamento para usar no cliente com este equipamento que tenho?
    Minha rede também ta espandindo rápido posso migrar para uma RB 433 de 300mhz e qual o melhor cartão pci o xr2 que citou ou o senão 8602?
    Nos clientes atualmente estou usando uma antena externa de 24dbi com pigtail integrado de 10 metros com adaptador krazer de 200mw, o que vc recomenda?

    Me desculpe abusar mas é porque minha rede esta espandindo muito rápido, estou aproveitando a brecha do speed que não esta liberando ponto de acesso na minha região...
    desde já muito obrigado!!!

  13. #13

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    obrigado amigos pela resposta, mas a curiosidade foi grande, e acabei adquirindo um bullet 2m 600mw, na pratica, ele tem uma sensibilidade bem menor á ruído, se comparado c/ outros aps que usei...,mas todo este desempenho dele somente mesmo usando com o airmax ativado, que somente os ubitique o enxergariam, já com o airmax desativado (como teria q ser pra mim) o desempenho caiu significativamente,clientes com visada 100% á apenas 40 mts de distancia, conectava + perdia navegação sem perder a conecxão e sem acusar nada no sistema...simplesmente substituí temporariamente por um simples ovislink wl-5460ap, e acabou o problema!
    No demais, aqui estou eu c/ mais um aparelho muito bom, mais que não serve p/ minha pequena rede...e vamos tentando aprender...
    valeu Pesoal!!

  14. #14

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Rogerio3l Ver Post
    obrigado amigos pela resposta, mas a curiosidade foi grande, e acabei adquirindo um bullet 2m 600mw, na pratica, ele tem uma sensibilidade bem menor á ruído, se comparado c/ outros aps que usei...,mas todo este desempenho dele somente mesmo usando com o airmax ativado, que somente os ubitique o enxergariam, já com o airmax desativado (como teria q ser pra mim) o desempenho caiu significativamente,clientes com visada 100% á apenas 40 mts de distancia, conectava + perdia navegação sem perder a conecxão e sem acusar nada no sistema...simplesmente substituí temporariamente por um simples ovislink wl-5460ap, e acabou o problema!
    No demais, aqui estou eu c/ mais um aparelho muito bom, mais que não serve p/ minha pequena rede...e vamos tentando aprender...
    valeu Pesoal!!
    Tem interesse em vender o Bullet ??? me add [email protected]

  15. #15

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Amigo Wanderley, tentei te mandar um email,deu falha, meu email e msn e [email protected]

  16. #16

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Boa noite, amigo poderia me ajudar nas configurações do bullet em bridge? Ele esta conectado direto no meu MK, só que a quedas constantes, uso fonte original 24volts 1ampér.
    Comprei recentemente, e gostaria de usa-lo para transmitir sinal para clientes a no máximo 1km. Os mesmo utilizam antena aquario de 25dbi.
    Conectado ao bullet esta uma antena de 15dbi.
    Ele somente transmitiria o sinal, todo processo de controle será através do MK-PC.
    Estou em fase de teste do mesmo cetado como Ponto de acesso, modo B, modo de rede Ponte, Ajuste de Rede DHCP.

    Dúvidas:
    1-Meu MikroTik gerencia tudo, o bullet faz apenas o papel de conectar os clientes wireless e jogar pro mk autenticar. bloquear, fazer o controle de banda, etc,etc.. nesse caso o bullet deve ficar em modo "PONTE" ???

    2-Na guia "LINK SETUP" a opção "mudança de canais" é melhor ativar ou deixar desativado ???

    3-Na guia "ADVANCED" (aqui eu to perdidinho) a opção: "Algoritimo de velocidade" eu deixo em EWMA, Otimista ou Conservador ?? o que seria isso ?? o que cada função representa ???

    4-Ainda na Guia "ADVANCED" as "Funções SuperG" tenho as opções Quadro Rápido - Bursting e Compreesão, é bom marcar alguma delas ??? o que cada uma faz ???

    5-Velocidade de Multicast, mbps por padrão vem em 1 é melhor assim mesmo ??

    6-Dados de Multicast tenho a opção "permitir Todos" eu marco a caixinha ou não ??

    7-Ativar Isolação do Cliente (é com fita isolante que ele faz isso ??? brincadeirinha" - isso seria para os clientes wireless não se enchergarem na rede ??

    8-Grato pela ajuda e compreensão de todos com esse "NOOB" em bullet um forte abraço a todos meus queridos...

  17. #17

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    quanto ao travamento a resposta é simples: Reduz a potência
    foi assim q resolvi aqui no meu, eu usava 25dbi reduzi pra 15 e 17dbi, nunca mais travou

    Se a resposta serviu use a ferramenta de agradecimento, rsrs

  18. #18

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Aproveitando a pergunta de "Nortoncabral" to perdidinnnnn da silva aqui. estou eu aqui com 4 setorias de 17Dbi 4 bullet M um serve Mikrotik-PC e estou urgente mente precisando da forma de configuração alguem poderia me ajuda.

    OBS: o Bullet estou eu querendo q ele faça so o recebimento dos clientes e jogue pro servidor mikrotik que fará todo o trabalho pessado. como bloqueio,autenticação,NAT, Firewall,controle de banda e etc.........

  19. #19

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    ...
    Última edição por DarkSchettini; 11-06-2011 às 16:58.

  20. #20

    Padrão Re: Bullet 2 em bridge ligado ao server PC-Mikrotik

    Citação Postado originalmente por David777 Ver Post
    Aproveitando a pergunta de "Nortoncabral" to perdidinnnnn da silva aqui. estou eu aqui com 4 setorias de 17Dbi 4 bullet M um serve Mikrotik-PC e estou urgente mente precisando da forma de configuração alguem poderia me ajuda.

    OBS: o Bullet estou eu querendo q ele faça so o recebimento dos clientes e jogue pro servidor mikrotik que fará todo o trabalho pessado. como bloqueio,autenticação,NAT, Firewall,controle de banda e etc.........
    Ola David777 é simples, Primeiramente você configura seus Bullets com o nome da rede (SSID), modo de operação (AP ou AP+WDS), configura o ip dele para obter DHCP e não IP Fixo Padrão 192.168.1.20, Baixa no site da ubnt.com o software UBNT Discovery, para que não tenha problema em localizar os bullets para atualizar alguma configuração, Depois dos Bullets configurados atualize o firmware dele para a ultima versão disponível, você também baixa no site do fabricante, Após tudo certinho com firmware atualizado e os bullets trabalhando em bridge (ponte) ai passa para a segunda parte do processo.

    Agora é só configurar o Mikrotik e conectar os cabos LAN dos Bullets no servidor MK e botar pra rodar...

    Espero ter ajudado! Precisando estamos aí!!!!