+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solda Mig ou Elétrica

    Amigos que estão fazendo seus proprios acessórios, incluindo torres, que tipo de soldador tem utilizado?
    Já li que solda mig apesar de ser mais rápido e melhor acabamento, é uma solda mais dura e pode quebrar mais fácil.
    Por outro lado, torre soldada com elétrica é mais resistente pois aguenta mais as flexões a que são submetidas. Com mig pode quebrar mais fácil a solda sem por ventura houver alguma oscilação na torre, seja portante ou estaiada.
    Se alguém tiver experiencia nisso para orientar , agradeço.
    Outra coisa é no caso da mig, que tipo é o ideal, pois vi soldadores mig que não usam gás, pois o fio de solda já vem revestido com um fluxo que faz correr a solda mais facilmente.
    Um soldador elétrico custa entre 400 a 800 dos pequenos. O kilo de eletrodo é barato.
    Um soldador mig desses sem gás vi por 1200,00 e o rolo de fio que não diz o peso é 110,00.

  2. #2

    Padrão Re: Solda Mig ou Elétrica

    As minhas faço com eletrica mesmo. A mig só compensa se for uma maquina mais robusta, pois ae sim o trabalho é mais rápido. Conheço um fabricante de torres que só usa mig mas não sei dizer se é melhor ou pior. O que sei é com a mig o processo é muito mais rápido.

    A Mig que não usa gás nem é Mig de verdade e ainda por cima deixa uma casquinha pouca mais deixa. Atenção, tem umas máquinas dessas que não podem trabalhar mais que 5 minutos sem descansar se não ela queima.

  3. #3

    Padrão Re: Solda Mig ou Elétrica

    A solda mig é melhor que a solda eletrica, é mais forte e mais resistente e além de ter melhor acabamento, so pra ter ideia um pingo de solda mig aguenta em torno de 130 kgf. e esquece de aparelho de solda mig sem oxigenio ou mistura de gás para solda..
    Quanto a dureza, na solda eletrica existem variados tipos de eletroldos para variados tipos de materiais a serem soldados..
    Última edição por tcheguri; 23-07-2010 às 08:14.

  4. #4

    Padrão Re: Solda Mig ou Elétrica

    Sou soldador de mig e eletroldo, uma coisa vc disse certo, mig é mais frágil em questão de oscilações eu iria de eletroldo mesmo, demora pra caramba pra fazer.. mas é seguro. A questão do gás da mig vária de acordo com o material que será usado em sua torre. soldar esse tipo de projeto (torre), com mig sem gás não existe. Solda sem gás existe, mas, apenas para chaparia que é usado solda com fluxos que é um produto adicionado ao arrame.

  5. #5

    Padrão Re: Solda Mig ou Elétrica

    Agradeço a atenção de vocês.
    Vou de elétrica mesmo. Mig com gás está fora de cogitação pelo preço. E como a outra não presta, fica de fora também.
    Interessante esta questão dos eletrodos. Não sabia que tinha vários tipos dependendo da finalidade.
    Muitos anos atrás fui fazer fundição de cromo-cobalto em prótese. Comprei um maçarico elétrico e não tinha jeito de fundir aquilo. Era falta de experiencia de quem me vendeu. Os eletrodos eram de 70A e não fundia bem. Foi só colocar eletrodo de 80A e o mundo se abriu para mim. Nunca mais errei uma fundição.
    Meu objetivo é soldar cantoneiras e ferro redondo. Vou começar a fazer as torres aqui. Não aguento mais serralheiro. 3 meses para me entregar uma torre? As que ele fêz ficaram excelentes mas a demora é muito grande. Ele é muito desorganizado no atendimento. Vai prá frente porque o serviço é caprichado. Mas todo mundo reclama desta demora para tudo.

  6. #6

    Padrão Re: Solda Mig ou Elétrica

    Ola amigo fiz a minha com solda eletrica usando eletrodos 6013 tem 12 Metros quando subo ela se retorce um pouco nada fora do normal mais não quebra a solda nem lascando e olha q so meio pesado ein 97 Kg o formato dela e triangular de 50x50x50 com cantoneira de 3/8 e Ferro chato de 2mm X 2,5cm !

  7. #7

    Padrão Re: Solda Mig ou Elétrica

    Citação Postado originalmente por dmsb0 Ver Post
    Ola amigo fiz a minha com solda eletrica usando eletrodos 6013 tem 12 Metros quando subo ela se retorce um pouco nada fora do normal mais não quebra a solda nem lascando e olha q so meio pesado ein 97 Kg o formato dela e triangular de 50x50x50 com cantoneira de 3/8 e Ferro chato de 2mm X 2,5cm !
    ela deve se retorcer pelos estribos serem de ferro chato, talvêz, ou então estar com os estais frouxos.
    Não facilita, pois não deveria retorcer