Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Pessoal tenho visto a populazição dos bullet 2 e nano 2, eu uso nos clientes ainda o velho e conhecido kit cliente, AP/ANTENA DE GRADE,

    E já que os preços estão quase iguais estou pensando em mudar os equipamentos que uso nos clientes, estou pensando em começar a usar ou bullet 2 ou nano 2, o que vcs acham, o que vcs recomendam ???

    Meus clientes estão em diversas distancias, tenho clientes a 300 Metros como também tenho clientes a 1Km.

    Lembrando que ser for usar o bullet ou o nano pretendo usar as antenas internas dos mesmos, será que para essas distancias eu consigo ??

    Me falaram que o bullet nao tem antena interna só os nanos 2 isso é verdade ?

    No aguardo.

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    sim bullet é para vc conectar com as antenas de grade,disco etc é bom para longa distancia ....
    os nanos pela minha experiencia é só para perto da torre msm pois são bem fracos para meu gosto ....
    uso nano 2 para 500 metros no maximo ...

  3. #3

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Eu li varios posts aqui do under onde o pessoal recomenda o nano 5 para fazer ptp,
    li um post onde o cara disse que fez ptp a 15Km apenas com as antenas internas, é claro que caso é outro, mas também vou precisar fazer ptp de 4,60Km por isso ta falando isso, agora vc esta me dizendo que eles são bem fracos, no caso de usa-los nos clientes, e para fazer um ptp com os nano 5 será que um enlace desses ??

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    sim bullet é para vc conectar com as antenas de grade,disco etc é bom para longa distancia ....
    os nanos pela minha experiencia é só para perto da torre msm pois são bem fracos para meu gosto ....
    uso nano 2 para 500 metros no maximo ...

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    os nanos 5 são bem melhores do que as nanos 2 o seu link de 4 km fecha tranquilo.
    use nano 5 com antena interna de 14 dbi ....

  5. #5

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Valeu e obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    entre o nano 5 e o bullet 2? qual o melhor?

  7. #7

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Citação Postado originalmente por Nando Ver Post
    entre o nano 5 e o bullet 2? qual o melhor?
    Para PTP Nano 5 sem dúvida alguma. E vc ainda pode colocar antena externa que fica show.

  8. #8

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Pessoal tenho visto a populazição dos bullet 2 e nano 2, eu uso nos clientes ainda o velho e conhecido kit cliente, AP/ANTENA DE GRADE,

    E já que os preços estão quase iguais estou pensando em mudar os equipamentos que uso nos clientes, estou pensando em começar a usar ou bullet 2 ou nano 2, o que vcs acham, o que vcs recomendam ???

    Meus clientes estão em diversas distancias, tenho clientes a 300 Metros como também tenho clientes a 1Km.

    Lembrando que ser for usar o bullet ou o nano pretendo usar as antenas internas dos mesmos, será que para essas distancias eu consigo ??

    Me falaram que o bullet nao tem antena interna só os nanos 2 isso é verdade ?

    No aguardo.
    Cara, o Nano é excelente para cliente, já instalei muitos, com ou sem antena externa. Só coloquei antena externa para clientes acima de 1 km. Para a distância que você precisa, eu usaria o nano station 2 tranquilamente. E tem mais, nos clientes mais próximos use o Nano Loco 2, ele é mais barato, não pega antena externa e funciona maravilha.
    Sugestão: nos clientes que já tem ap instalado com antena externa, é só trocar o radinho pelo bullet.

  9. #9

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    katraka poderiam citar mais sobre alcance dos nanos2 e 5 e bullet?

  10. #10

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Citação Postado originalmente por Nando Ver Post
    katraka poderiam citar mais sobre alcance dos nanos2 e 5 e bullet?
    Olha, o bullet não posso falar, utilizei pouco, tenho um como AP numa omni apenas para uma repetidora com poucos clientes próximos e 2 como cliente, pouca distância.

    Já o Nano Station 2 eu testei dentro de casa atrás de uma janela de vidro pegando sinal da setorial a mais de 5km e navegando bem com a antena interna. Tenho clientes entre 5 e 8 km. com o Nano2 e antena Aquario de grade com sinal entre -55 e -65 e navegando bem. Tenho vários clientes instalados com distâncias até 1.5 km com antena interna.

    Nano 5 não testei distâncias maiores, tenho alguns PTP com menos de 3km.

  11. #11

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    ta otima essa distância muito boa vou providenciar um pra testar....

  12. #12

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Você disse que testou o nano 2 pegando o sinal a mais de 5km de distancia , é isso mesmo, o nano2 ?
    As setorias que vc conectou esses nanos eram de quando Dbi, e estavam a que autura do chao ??
    E não barreiras nesses 5Km entre as setorias e o nano 2 ??

    Bom se mesmo assim o nano 2 pegou o sinal a 5 Km, com barreiras e ainda atras de uma parede de vidro, i bichinho é feroz mesmo .

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Olha, o bullet não posso falar, utilizei pouco, tenho um como AP numa omni apenas para uma repetidora com poucos clientes próximos e 2 como cliente, pouca distância.

    Já o Nano Station 2 eu testei dentro de casa atrás de uma janela de vidro pegando sinal da setorial a mais de 5km e navegando bem com a antena interna. Tenho clientes entre 5 e 8 km. com o Nano2 e antena Aquario de grade com sinal entre -55 e -65 e navegando bem. Tenho vários clientes instalados com distâncias até 1.5 km com antena interna.

    Nano 5 não testei distâncias maiores, tenho alguns PTP com menos de 3km.

  13. #13

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Você disse que testou o nano 2 pegando o sinal a mais de 5km de distancia , é isso mesmo, o nano2 ?
    As setorias que vc conectou esses nanos eram de quando Dbi, e estavam a que autura do chao ??
    E não barreiras nesses 5Km entre as setorias e o nano 2 ??

    Bom se mesmo assim o nano 2 pegou o sinal a 5 Km, com barreiras e ainda atras de uma parede de vidro, i bichinho é feroz mesmo .
    Com barreiras não, a visada é limpa por cima do mar. Na verdade é um ponto-multiponto onde envio o sinal por uma parabólica Pluton PTX36-24A para cerca de 10 clientes. O Nano 2 (ele mesmo) estava no andar de cima do sobrado pela janela e a parabólica também não está muito alta, em cima da caixa dágua de uma casa de 2 andares.
    O bicho é valente mesmo.

  14. #14

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Alguém tem alguma experiencia com os nano loco?

  15. #15
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    olha marcio nano loco 2 é só para perto msm .....nunca mais eu coloco nano loco longe da torre ....
    a antena delas é só de 8 dbi ....como que chega !! kkk mas as nanos loco 5 são boas .....

  16. #16

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Ambas as opções são excelentes.

    Use o Bullet2 na antena de grade de seja feliz.

    Aqui, não importa a distância, nem que seja 100mts, usamos no minimo antenas de 20dbi da Aquarios.

    Abraços

  17. #17

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Alguém tem alguma experiencia com os nano loco?
    Tenho usado nano loco para clientes próximos (menos de 500 metros) e funcionam beleza mesmo.

  18. #18
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    sim fica bom d + eu vi que elas trabalham melhor com antenas setoriais da bem mais sinal o aumento é muito mais ou menos uns 15 % do que com omini ...

  19. #19

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    minha distribuição aqui é baseada em micro células com no máximo 20 clientes em cada, para se ter uma idéia, meu maior enlace é de 2Km, meu cliente mais distante de uma célula está a 1500 metros. O relevo daqui é péssimo, ainda mais trabalhando em zona rural, são pequenas vilas de casas espaçadas que atendo, por isso a pergunta sobre nano loco, se alguém puder dar mais informações, agradeço.

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    olha marcio nano loco 2 é só para perto msm .....nunca mais eu coloco nano loco longe da torre ....
    a antena delas é só de 8 dbi ....como que chega !! kkk mas as nanos loco 5 são boas .....

  20. #20

    Padrão Re: Qual equipamentos usar nos clientes ???

    um dos motivos da procura por CPEs também é a péssima qualidade das antenas de grade, aqui eu estava usando as da Aquario, e depois de 6 meses já estão estufando com o ferrugem e clientes reclamando daquela fonte de tétano na casa deles e mais 6 meses a grade cai, quando dou sorte, dura um pouco mais, mas nenhuma durou mais de 2 anos. Passei a usar a WexStation da Aquario e a CPE da ApRouter nos clientes. Estou procurando alternativas e fiquei curioso com o material da Ubiquiti.