+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace PTP e Ponto Multiponto para 5Km .

    Pessoal estou na dúvida entre usar os nanos5 apenas com as antenas interna dele, ou colocar o bullet 2 com antenas esternas de disco ou grade.

    O que vcs me recomendam para esse enlace ??

    Também estou na dúvida de como ficaria a montagem da parte fisica dos equipamentos.

    Para esse enlace eu teria 2 pontos, ponto(A), ponto(B), no ponto(A) tenho uma rb como ponte na minha torre 1, e mando todo trafego dessa rb para um pc/mikrotik, então no caso do bullet ou o nano mesmo, eu penso assim, que desse pc/mikrotik eu mandaria um cabo RJ45 ja com o link que quero mandar
    , do pc/mikrotik para o bullet e deixaria o bullet como ponte, e no ponto(B) coloraria outro bullet recebendo o sinal do ponto(A), e colocando também no ponto(B) o bullet em ponte e mandando o link desse bullet para uma RB,
    onde pretendo colocar 3 setoriais com cartões R52H, para distribuir o sinal para os clientes da região do ponto(B), será que estou correto no meu entendimento, ou teria que ser diferente para que enlace funcionace 100% ?

    Lembrando que pretendo controlar tudo do ponto(A).
    Agradeço pela antenção.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace PTP e Ponto Multiponto para 5Km .

    Olá, está um pouco confuso, mas pelo que entendi você vai mandar o link do seu servidor (pc/mk) via cabo de rede para o bullet (ou nano) e mandar o sinal para o outro ponto recebendo com outro bullet (nano) e dele direto para a RB. Está tudo ok, mas eu iria de nano station 5 com antena externa. Acho que é o mais garantido para o enlace. Lembrando que vc tem que configurar o primeiro nano como AP + WDS e o que recebe como Station + WDS.
    Última edição por katraka; 25-07-2010 às 11:46.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace PTP e Ponto Multiponto para 5Km .

    Amigo esta corretissimo, vc entendeu corretamente, e me desulpa se não fui bem claro na explicação.
    Porém andei lendo alguns posts aqui do forum, e ja ouvi colegas aqui do forum relatando que fecharam link com nano 5 de até 15Km com antena internet de 14Dbi, https://under-linux.org/f169/enlace-...tation-130575/ então como meu enlace é de apenas 4,5Km eu acho que vai fechar o link blz, levando em conta os relatos dos posts que ja li aqui no forum, agora como nao tenho experiencia com nanos, eu estou acreditando nesses posts, agora será que isso é verdade mesmo de fechar um enlace de 15km com o nano 5 e antena interna de 14Dbi??

    Bom ser for real creio que como o meu enlace é de apenas 4.5Km vai ficar garantido o enlace né ??

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Olá, está um pouco confuso, mas pelo que entendi você vai mandar o link do seu servidor (pc/mk) via cabo de rede para o bullet (ou nano) e mandar o sinal para o outro ponto recebendo com outro bullet (nano) e dele direto para a RB. Está tudo ok, mas eu iria de nano station 5 com antena externa. Acho que é o mais garantido para o enlace. Lembrando que vc tem que configurar o primeiro nano como AP + WDS e o que recebe como Station + WDS.
    Última edição por rafaelmju; 25-07-2010 às 15:06.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace PTP e Ponto Multiponto para 5Km .

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Amigo esta corretissimo, vc entendeu corretamente, e me desulpa se não fui bem claro na explicação.
    Porém andei lendo alguns posts aqui do forum, e ja ouvi colegas aqui do forum relatando que fecharam link com nano 5 de até 15Km com antena internet de 14Dbi, https://under-linux.org/f169/enlace-...tation-130575/ então como meu enlace é de apenas 4,5Km eu acho que vai fechar o link blz, levando em conta os relatos dos posts que ja li aqui no forum, agora como nao tenho experiencia com nanos, eu estou acreditando nesses posts, agora será que isso é verdade mesmo de fechar um enlace de 15km com o nano 5 e antena interna de 14Dbi??

    Bom ser for real creio que como o meu enlace é de apenas 4.5Km vai ficar garantido o enlace né ??
    Garantido, está. Mas se sua região tiver muita poluição de RF, é aconselhável usar a antena externa pra fechar mais o link e não captar tanta interferência. Afinal a antena interna do nano é setorial e tem abertura de 60° e uma antena direcional somente 10° em média.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace PTP e Ponto Multiponto para 5Km .

    Galera, gostaria de agradecer a todos que deram as dicas ai, deu tudo certo no meu ptp, coloquei dois nanostation5 um no ponto A e outro no ponto B, e fechou legal, deixei o primeiro que esta no ponto A como AP + WDS, e o segundo no ponto B com STATION + WDS, setei um ip na placa de rede do ponto , setei também um ip no nano na mesma faixa, e fiz o mesmo no ponto B, e ficou tudo blz.

    Valeu pessoal.