+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question IP X Mac

    Bom gente é a primeira vez que eu posto algo no fórum, e queria dizer que sou novo na área de mikrotik.


    Bom o meu problema é o seguinte, eu tenho uma rede com o ip 10.10.0.254 para os clientes, aonde os os pool são 10.10.0.1-10.10.0.253, uso dhcp serve, cadastro os clientes e ip>arp , no dhcp serve e no queus.

    O problema é que se algum espertinho que não tiver cadastrado, usar o ip manual como por exemplo (10.10.0.200) ele usa a net numa boa.

    Alguém poderia me ajudar, por favo.

  2. #2

    Padrão Re: IP X Mac

    Na interface onde estão conectados, procure a opção ARP e mude para REPLY ONLY.

    Isso fará com que o MIKROTIK reconheça apenas os ips que estiverem cadastrados da tabela ARP. Tem uma série de coisas a serem feitas, se você quiser. VOcê pode amarrar o MAC lá no DHCP também, para que o cliente tenha o mesmo IP sempre.

    Abraços e bem vindo.

  3. #3

    Padrão Re: IP X Mac

    Obrigado amigo pela as informações.

    Mas a interface já esta com reply only e os clientes estão cadastrados em DHCP.
    A interface que esta em reply only é a do link, a iterface dos clientes tem que esta em reply only também?

    E quis seria as series de coisas a serem feitas?
    Última edição por Natan123; 25-07-2010 às 11:07.

  4. #4

    Padrão Re: IP X Mac

    É uma bridge que contém suas interfaces ? Se for, a BRIDGE tem que estar como reply-only.

    Sobre as outras coisas, de uma pesquisada, to sem tempo agora para digitar tudo.

    Abraços

  5. #5

    Padrão Re: IP X Mac

    Não as interfaces estão em interface mesmo.

    Ok, Obrigado, Eu migrei os clientes para hotspot.

  6. #6

    Padrão Re: IP X Mac

    Conte conosco sempre que precisar. Mas só por curiosidade, você tinha cadastrado os IP e os MAC em ARP /

    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: IP X Mac

    Citação Postado originalmente por Natan123 Ver Post
    Obrigado amigo pela as informações.

    Mas a interface já esta com reply only e os clientes estão cadastrados em DHCP.
    A interface que esta em reply only é a do link, a iterface dos clientes tem que esta em reply only também?

    E quis seria as series de coisas a serem feitas?
    Se a interface do link tiver com REPLY-ONLY pode acontecer do link deixar de funcionar ao sistema variar o gateway. Deixe o ARP do link como ENABLE para evitar problemas. Deixar o link com ARP=ENABLE não enfraquece sua segurança.

    Abraço,

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão Re: IP X Mac

    Tó sim, cadastrando ip e mac.

    Em ip>arp

    e IP>DHCPServe.

    Ok amigo.