Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Na altura de 38mts seria o ideal, visto que sobraria 2mts acima para colocar antenas e etc...

    Se colocar no topo irá perder esses 2mts, pois os cabos iram atrapalhar...

  2. #22

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Caro Jonas, procure colocar a anti-torção no local onde vai sofrer mais ação do vento, ou seja geralmente na altura onde ficam acumulados os painéis, mas recomendo nesse caso duas anti-torção, na metade da torre e outra na extremidade logo abaixo dos paineis, pois também serve pra apoiar os pés quando precisa fazer uma manutenção. Se você tiver alguma antena de disco tipo 34dbi é recomendável que tenha uma anti-torção o mais próximo possível, pois a ação do vento é muito intensa neste ponto.
    Jmayer

  3. #23

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    TechNorte Obrigado pela dica, a empresa que me forneceu as torre passo justamente essa situaçao tanto que parte do suporte ja vem soldado em um modulo ficando exatamente a 38mts.

    Unica coisa que nao achei certo é estaio de 9 em 9mts

    9,18,27,36 e anti-torçao a 38mts sou mais 9,15,21,27,33 e 38 oq me diz?

    jmayer Estou pensando extamente em usar mais um com 19mts, vou utilizar no topo 2x algcom 32dbi de 90cm

  4. #24

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Não sou engenheiro, mas leio muito a respeito.
    E parece que nesta altura o ideal seriam dois anti-torção pois o movimento vibratório da torre pode faze-la girar bem sobre o meio da altura.
    Lembrando que os estais do anti-torção devem ficar em ângulo aproximado de 90º com os estais normais.
    Então uma perguntinha: quantos pontos de ancoragem no total precisam ser estabelecidos para que os anti-torção funcionem corretamente?

  5. #25

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não sou engenheiro, mas leio muito a respeito.
    E parece que nesta altura o ideal seriam dois anti-torção pois o movimento vibratório da torre pode faze-la girar bem sobre o meio da altura.
    Lembrando que os estais do anti-torção devem ficar em ângulo aproximado de 90º com os estais normais.
    Então uma perguntinha: quantos pontos de ancoragem no total precisam ser estabelecidos para que os anti-torção funcionem corretamente?
    Eu sempre vejo o pessoal usando as mesma base do estaio normal, apenas com chumbadores extra.

  6. #26

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Eu sempre vejo o pessoal usando as mesma base do estaio normal, apenas com chumbadores extra.
    Aí é que está Jonas, o anti-torção tem que puxar num sentido diferente do estaio justamente para evitar a torção.
    Não basta ter um braço mais largo lá em cima na torre. A puxada também influencia muito no resultado.
    Então, quantas ancoragens você teria que colocar para um torre de sessão triangular?

  7. #27

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Jonas, eu esqueci de perguntar qual é o tamanho de cada modulo da tua torre, mas digamos que seja de 3mts, como das que sempre faço...eu colocaria de 6 em 6mts, ficaríamos com o seguinte cenário; 6=>12=>18=>24=>30=>36 e 38 com anti torção...lembrando que vc poderia tbem dividir as ancoragens em 2 distancias; assim, ate os 18mts de altura vc ancora a uns 12mts da torre e de 24 aos 38 mts vc ancora no minimo a 18mts da torre...outra coisa...use as chapas equalizadoras que ja foram postadas em outro tópico...

    Acredito que seja uma boa configuração...

  8. #28

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    Jonas, eu esqueci de perguntar qual é o tamanho de cada modulo da tua torre, mas digamos que seja de 3mts, como das que sempre faço...eu colocaria de 6 em 6mts, ficaríamos com o seguinte cenário; 6=>12=>18=>24=>30=>36 e 38 com anti torção...lembrando que vc poderia tbem dividir as ancoragens em 2 distancias; assim, ate os 18mts de altura vc ancora a uns 12mts da torre e de 24 aos 38 mts vc ancora no minimo a 18mts da torre...outra coisa...use as chapas equalizadoras que ja foram postadas em outro tópico...

    Acredito que seja uma boa configuração...
    Sao torres tubolares galvanizadas a fogo de 33x33x33 c/ Art.

    Entao pensei em usar 6 base para ancoragem mais o problema é local de ficil acesso, sem agua nem nada proximo. As 3x base ja vai ser bem complicado quem dera 6.

    E sao 3 torre nesse esquema acima, chapa equalizadora ja uso em todas as minha torre fica um acabamento show de bola alem de facilitar o trabalho com os esticadores.

    1929 O esquema do ant-torçao passado pela empresa que me vendeu as torre é esse em anexo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ant.png
Visualizações:	2524
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	49458

  9. #29

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Nunca usamos assim, mas é bem interessante. Economiza 3 pontos de ancoragem.. e como tem ART, o engenheiro deve ter 1 milhão de vezes mais conhecimento. Além disso você precisa seguir o que está no projeto dele. Não se afaste "um milimetro" para não perder a validade do projeto. Não improvise nada.

    Qual a distância que fica da torre a ponta de cada triângulo do anti-torção?

  10. #30

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nunca usamos assim, mas é bem interessante. Economiza 3 pontos de ancoragem.. e como tem ART, o engenheiro deve ter 1 milhão de vezes mais conhecimento. Além disso você precisa seguir o que está no projeto dele. Não se afaste "um milimetro" para não perder a validade do projeto. Não improvise nada.

    Qual a distância que fica da torre a ponta de cada triângulo do anti-torção?
    Fica coisa de 1 metro, to na rua agora a noite tiro uma foto e posto aqui.

    Sim nao vou improvisar nada, desde a base estou fazendo todas com media de 10cm a mais em cada medida pedida.

  11. #31

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nunca usamos assim, mas é bem interessante. Economiza 3 pontos de ancoragem.. e como tem ART, o engenheiro deve ter 1 milhão de vezes mais conhecimento. Além disso você precisa seguir o que está no projeto dele. Não se afaste "um milimetro" para não perder a validade do projeto. Não improvise nada. Qual a distância que fica da torre a ponta de cada triângulo do anti-torção?
    1929...nao entendi onde vc fala que economiza...pois pra mim anti torção só tem um jeito e nao tem como economizar cabos...vc pode me exemplificar um modelo que economize 3 pontos de ancoragem...fiquei muito curioso amigo...
    edit:
    me perdoe...fui olhar o desenho denovo e vi a cagada da empresa que esta vendendo pro jonas...eu nunca colocarei anti torção ancorados no mesmo lugar...tem q ser separado sem duvida alguma...sinto muito...

  12. #32

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Amigo, valeu agora entendi como fica, o desenho simplificou muito. Mas me diga por exemplo numa torre de 24 metros, quantos estaios você colocaria em cada lado, e o antitorção você coloca 1 só na torre? Se for um só, onde ele deve ficar? Se mais que um quantos seriam ? Abraço

  13. #33

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Só pra dar mais um método, menos eficiente mas que não exige equipto extra na torre, só 2 estaios a mais:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antitorcao.gif
Visualizações:	1277
Tamanho: 	15,0 KB
ID:      	60067

    Simplesmente coloca 2 estaios rumo aos 2 cantos "opostos" da torre, cria o mesmo efeito das outras opções anti-torção.

    Fica assim o todo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaio.final.gif
Visualizações:	2234
Tamanho: 	19,9 KB
ID:      	60068

    Eles não necessariamente precisam ficar na mesma altura do estaio padrão, e se colocar isso na verdade nem precisa colocar estaio comum nessa altura.

    Na hora de subir você encontra um "X" de estaios num certo ponto, atrapalha um pouco a subida (Leva 3 segundos pra você olhar onde pisa). Na imagem parece que os estaios estão longe da torre, mas na prática eles ficam a uns 2cm da torre, ficam bem juntinho dela, não atrapalha a subida.

    A vantagem dessa opção é poder colocar a qualquer hora em qualquer altura sem suporte extra, e não atrapalhar tanto a subida como um anti-torção típico grande.

    A desvantagem é que não é tão eficiente, isso limita muito a torção quando você sobe, mas ainda chacoalha, eu gosto dessa opção porque o custo é mínimo, só 6 estaios extras não saem tão caros (Em torre de 30m isso dá uns R$ 250 a mais com o tipo de estaio que uso).

    Pra torre pequena até 30m, sem equipto de alto arrasto (Até dish 25dBi), isso tem servido bem.

  14. #34

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Cara que idéia excelente, mas só pra confirmar um duvida, coloco esse estaio para previnir a torção somente somente lá no ultimo lugar onde vou estaiar ou seria melhor em 2 pontos?

  15. #35

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Sempre colocamos 2 pontos, acima e abaixo da maior antena (Geralmente alguma parabolica pra PTP).

    Se colocar só em cima ela pode dançar no meio. Se colocar só no meio a parte de cima pode ficar sambando, então colocamos no topo ou quase, e o outro anti-torção uns 4 a 6m abaixo.
    (Ou no topo e acima do meio, caso seja um monte de antena pequena, sem nenhuma de alto arrasto)

    O elemento que CRIA a torção é antena de alto arrasto, parabólica não tem só o arrasto frontal, o maior problema é vento de lado, meio de traz, que força a torre pro lado, ela torce literalmente a torre (Se em vendaval o sinal cai 5dBm, pode ter certeza que tem torção razoavel aí!), então se coloca o anti-torção bem perto de quem gera torção.

    Se colocar a parabolica meio baixa, digamos a 20m de altura, ela não terá tanto vento, aí dá pra colocar anti-torção só perto do alto, e só 1.

  16. #36

    Padrão Re: Dispositivo ante torção para torre estaiada

    Henrickmg sou mais o uso do ant torçao tradicional. Até 30mts um proximo do topo, acima disso sao 2 por torre.

    Torre 40mts - 2 Dish 34 no topo e painel solar c/ bateria no meio
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2232.jpg
Visualizações:	2110
Tamanho: 	2,03 MB
ID:      	60078Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2237.jpg
Visualizações:	512
Tamanho: 	2,07 MB
ID:      	60079

    Torre 63mts - Dish proximas ao topo
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140620_204742697.jpg
Visualizações:	737
Tamanho: 	829,0 KB
ID:      	60080Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140625_105108319.jpg
Visualizações:	474
Tamanho: 	814,3 KB
ID:      	60081