Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Pessoal qual velocidade hj em dia podemos ofertar em 5.8, e qual melhor radio para usar como AP para segurar uma boa banda para os clientes?

  2. #2

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    amigão nao tenho muita experiencia ainda nisso, mais a maioria dos provedores, ofertam no maximo 3 mb, tem uma provedora aqui na minha cidade que oferta ate 4 mb, mais nao é em todos os locais, pois depende da sua infraestrutura que tens na sua torre, e ainda tem que ver o uso de banda em horario de pico.
    mas o correto mesmo e usar no maximo 3 mb por cliente no maximo, mas como disse depende so uso de banda dos seus clientes, com o tempo vc vai saber o que pode ofertar

  3. #3

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    ah melhor radio ap creio que os que use protocolo mimo 2x2 da ubiquiti, em 2 semanas a minha provedora vai entrar em funcionamento, to usando em uma torre rocket m5 com setorial de 120 graus mimo 2x2, minha seguynda torre igual na terceira torre que sao clientes de um condominio, vou usar uma omnitik 5.8 e usar kit cliente sxt para cada bloco, sendo que cada bloco vai uma sxt, com roteador com vlan, para os clientes não se enxergarem, e autentico no roteador deles por pppoe

  4. #4

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    lembrando nesse condominio vai ser no maximo 2 mb, aonde vai c a omni, nas setoriais mimo 2x2, vou vender 3 mb no maximo

  5. #5

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Vai depender do seu cenário, mas aqui já passei até 10 megas usando ominitik e wom5000 nos clientes, olhe que a won nem é Mimo, isso fora do horário de pico

  6. #6

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Vai depender muito da qtde de clientes nos AP, poluição e sinal de cada um deles.
    Eu acho que vender mais de 4mb tem que estar muito bem estruturado

  7. #7

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Amigo, não existe somente ubiquiti e mikrotik para esta finalidade. Com ubiquiti e mikrotik, dependendo da estrutura e de tudo que já foi dito acima, você consegue entregar 5Mb tranquilamente. Mas se quiser entregar banda acima de 10Mb, recomendo utilizar cambium, porém é um pouco mais caro.

  8. #8

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Falar de banda em wifi e complicado. Estes equipamentos que estão sendo citados nao tem condições de tornar uma rede profissional suficiente pra seguir com qualidade uma grande estrutura com bandas elevadas. A historia de todo provedor via rádio na boca do cliente é a mesma. " Poxa no começo era bom, mas depois ele foi colocando mais clientes e foi ficando ruim". E fato wifi não foi projetado para o que pretendem vender, o sentido do wifi é mobilidade indoor e logo quando falamos em algo outdoor 802.11 nao foi projetado pra ser a soluçao profissional que queremos. Os pequenos empreendedores pegaram a brecha das grandes operadoras e começaram seus serviços e gloria a Deus muitos conseguiram alavancar e migrar pra soluções a altura das grandes telecom. Mas com estes equipamentos não da pra trabalhar e concorrer com as operadoras de serviço de telefonia. Não é de hoje que se queres qualidade precisa investimento e se quer continuar no ramo do Provedor 5.8 a solução mais prática é a cambium, que vem inovando sua tecnologia, trabalha com os radios canopy, mas a grande sacada ta nos rádios 5.8 epmp vi em produção no provedor da região. Segundo fabricante 120 assinantes por setor com 200mbps de throughput com canal de 40mhz, tem sincronização por GPS. Segundo relatos do dono do provedor atende uma célula de 2km com EPMP com 60 clientes de 25mbps de down por 10mbps de up...

  9. #9

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Boa tarde amigo marcosnf. Pretendo usar radio combio com setorial de 17dbi da algcom, qual radio 5.8 vc me indica. E se essa e uma boa combinação? Obrigado.

  10. #10
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Pelo o que li, os amigos que responderam incialmente a dúvida devem ter se equivocado 3 ou 4mb é pra 2.4, quando se fala de 5.8 temos taxas absurdamente altas, e com isso mais qualidade, no entanto existe o problema da poluição e da banda real nas setoriais,
    hoje trabalho somente com Clientes PJ ,(poucos PF) tenho setorial com média de 20 clientes em 5.8 em setorial UBNT (basestation) e rocket, atendo cada um com 10mb e sem gargalos. no entanto por padrão de Qualidade de serviço na minha infra não coloco mais que 20 clientes por setorial, até porque pretendo aumentar os planos de venda e se eu colocar muito cliente pendurado perco a qualidade e me enquadro aos concorrentes.
    nos clientes eu comecei com nanobeam m5, mas estou começando a usar LHG5 e os rádios são excelentes, ainda mais por questão de gerencia.
    não tem nada que pague ter gerencia de todos os roteadores da rede (winbox) e o Mac-telnet (salvador de pepinos)

  11. #11

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Se você for montar uma célula com 4 painéis de 90 graus, o melhor é o epmp 1000 com sincronização gps da cambium, eles são bem completos e tem configuração mais refinada uma gerencia muito completa da sua celular, inclusive tem como especificar a posição de cada painel no firmware para assim controlar o sincronismo, quanto ao painel pode usar qualquer um que seja dupla polarização. Nos clientes caso você já tenha algum ativo, você pode deixar a opção de wi-fi marcada no ap até que você consiga migrar todos eles pros cpe da cambium epmp force 180.

  12. #12

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    E sera que se o o pop ficar bem estavel da para colocar realmente 120 em um unico radio? Obrigado.

  13. #13

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Se o pop for com sincronização GPS e os clientes com velocidade média de 10mb com canal de 40 mhz. Certamente sim, aumentando a velocidade diminui o numero de clientes, baixando o canal pra 20mhz baixa a capacidade de trafego também. mas sendo o cenário citado o fabricante garante 120 usuários por rádio

  14. #14

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    recomendo o uso de equipamentos cambium para mim são os melhores do mercado, entrega a banda que você define ao cliente tranquilamente, é caro mas o equipamento é insano mesmo,

  15. #15

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Muito obrigado marcosnf. Concordo plenamente amigo amauriybrito, o problema sao os cpes do clintes que sao muito caros

  16. #16

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    pois é as cpes sao cara nem todo cliente tem condição de pagar 500 em uma instalação, mas 200 todo mundo paga, o restante o provedor teria que cobrir voce tem que deixar de ver o custo beneficio pois isso é o que fazem provedores de baixa capacidade, onde nao consegue entrega nem 4mega via radio devido uma rede merda kkkkkk.

    pensa um pouco faça uma analise de mercado pois hoje em dia os clientes todos estao se tornando hard usam muito youtube netflix etc... sua insfraestrutura tem que ser sempre a melhor para que assim seu cliente nao pertube vc com tanta abertura de chamado quando ele abrir vai ser pq a cpe deu problema ou problema foi no cabo de rede ou foi manutencao no provedor rsrsrs ira dormir sempre tranquilo e seu cliente estara sempre feliz e seu provedor nao ira para de crescer devido a inumeros elogios, quando os concorrentes forem se cossar vc ja estara a todo vapor

  17. #17

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Concordo. Valeu mesmo irmao pelas dicas e pelo consselho.

  18. #18

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    disponha estamos sempre as ordens e sucesso em seu projeto. Que a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você.

    Deus na frente e tudo dará certo, amém.

  19. #19

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    Qual representante da cambium?

  20. #20

    Padrão Re: Qual maior velocidade que podemos ofertar em 5.8

    os equipamentos cambium voce ja encontra em varios sites inclusive no mercadolivre segue link de um radio,

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ectorizado-_JM