+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    Ja perquntei inumeras pessoas, mas ninguem conseguil me informar de forma clara, nós detentores de SCM para provedores wireless podemos fazer nossos pontos em 900mhz?
    Atualmente uso 2.4 para os clientes e fecho minhas torres em 5.8, mas tem vindo provedores para a região usando o 5.8 para clientes, e usando entre as torres deles 900mhz.
    Gostaria de saber se isto é realmente permitido

  2. #2

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    O problema não está no fato de não existir nenhum cartão e nenhuma antena homologados pra 900MHz?

    Equipamento 900MHz proprio de telecom como homologação até tem, mas devido ao preço duvido muito que tenha provedor de pequeno ou medio porte usando.

    Mas estranho link de "alto trafego" em 900MHz (Alto pra 900 é o que, 5Mbps? Ter link desse entre torres é viável?), tem tanto canal livre em 5.8.

    Se não me engano na outorga da licença SCM não fala em bandas, mas na requisição sim, porém acho que o problema é homologação de equipamento mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O problema não está no fato de não existir nenhum cartão e nenhuma antena homologados pra 900MHz?

    Equipamento 900MHz proprio de telecom como homologação até tem, mas devido ao preço duvido muito que tenha provedor de pequeno ou medio porte usando.

    Mas estranho link de "alto trafego" em 900MHz (Alto pra 900 é o que, 5Mbps? Ter link desse entre torres é viável?), tem tanto canal livre em 5.8.

    Se não me engano na outorga da licença SCM não fala em bandas, mas na requisição sim, porém acho que o problema é homologação de equipamento mesmo.

    Pessoal, existe opção homologada para 900 MHz sim. As duas pontas do PTP 900 MHz vai custar uma média de R$ 3.200 ... Parece muito dinheiro, mas é bem melhor que os 20 mil que algumas empresas cobram por aí para 900 MHz homologado. Acho que até um pequenino pode pagar esse valor. Se não me engano o Rádio dá pra fazer em até 6 vezes no cartão de crédito.

    KIT RADIO = Radiomax BR | 2009® (possivelmente fora do mercado hoje em dia)
    ANTENAS = TSM Antennas

    O Engenheiro Renan trabalha na TSM e é nosso companheiro aqui no Under. Olha só o que ele postou:
    https://under-linux.org/f169/enlace-...tml#post489724

    ADIÇÃO:
    O tempo passa, os produtos saem do mercado e outros produtos chegam ao mercado.
    Hoje (outubro de 2011) existe a linha 900 MHz AirMAX da Ubiquiti, com o NanoStation Loco M9 e o Rocket M900 que algumas empresas estão homologando.

    Para maiores informações sobre a linha de produtos Ubiquiti acesse www.ubiquitibrasil.com.br.

    Sobre antena 900 MHz homologada existe também a ALGcom (algcom.com.br).


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 09-10-2011 às 15:24.

  4. #4

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    E a banda trafegavel desses radios, 1,5Mbps ainda?

    "Desses" que digo são os 900MHz "acessiveis" e homologados.
    (Pra um link bem estável em 900MHz, R$ 3200 não é exagero não)

    Pra pouquissimos clientes já precisamos 2Mbps entre torres, se tiver mais cliente e ficar com 2 ou 3Mbps, pro investimento se pagar antes de dezembro de 2012, precisaria cache local, autenticação local, etc, realmente ficaria caro e não seria pelo material do link.


    ================
    (E meu olho tá doendo por causa do "opicional" da Radiomax... será que o produto é 'omolhogado' a la Seu Kreisson? ;-)
    Última edição por rubem; 30-07-2010 às 11:11.

  5. #5

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    em 900mhz existe apenas 1 ou 2 canais utilizaveis...

  6. #6

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E a banda trafegavel desses radios, 1,5Mbps ainda?

    "Desses" que digo são os 900MHz "acessiveis" e homologados.
    (Pra um link bem estável em 900MHz, R$ 3200 não é exagero não)

    Pra pouquissimos clientes já precisamos 2Mbps entre torres, se tiver mais cliente e ficar com 2 ou 3Mbps, pro investimento se pagar antes de dezembro de 2012, precisaria cache local, autenticação local, etc, realmente ficaria caro e não seria pelo material do link.


    ================
    (E meu olho tá doendo por causa do "opicional" da Radiomax... será que o produto é 'omolhogado' a la Seu Kreisson? ;-)

    Oi Rubem,

    Esse olho doendo deve ser conjuntivite HUHAAUAHAUAAU

    O RadiomaxBR utiliza cartão SR9 da Ubiquiti e RB 333 no conjunto homologado. O custo aproximado de cada rádio é R$ 1200 (tem que ligar lá e confirmar o valor correto).

    Se você comprar o cartão, a RB e o pig no Paraguay e importar direitinho ele vai chegar no Brasil por R$ 990,00.
    Você ainda vai ter que comprar a fonte e a caixa hermética outros R$ 100.

    Sobrou uma diferença de apenas R$ 100 para custear a homologação. Não sei se a informação é verídica, mas falaram algo em torno de 15 mil... Se for verdade, gastar 100 contos é bem melhor que gastar 15 mil.

    A melhor maneira de saber se está homologado corretamente é através do site da ANATEL.

    Sobre o "truput" do 900 MHz você tem razão, mas acredito que as antenas da TSM tragam melhor desempenho.

    Até agora todos meus clientes optaram por aquela outra marca popular e baratinha. Para estabilizar o sinal com a antena deles, só com amplitude de canal de 5MHz e isso limita muito a banda.

    Abraço,


    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    em 900mhz existe apenas 1 ou 2 canais utilizaveis...
    Você é o cara, quando lí o tópico foi a primeira resposta que pensei.

    Já usei, e falo, se for o último dos caso, vale a pena, não funciona direito e passa no máximo 2,5/2,5 MB

    E a chance de dar errado é grande, por causa das operadoras, acredite, na época, teva uma config que foi feita, que o celular parou de funcionar, era só ligar o mk, não lembro direito.

    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ

    Alguem sabe onde encontrar antenas pra usar com os XR3?

    Sei que não pode...

    Mais gostaria de realizar uns testes...

  9. #9

    Padrão Re: PROVEDOR WIRELESS E A FREQUENCIA DE 900MHZ