+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Mesh

    Olá a todos do forum,

    Já li bastante aqui no forum e na internet sobre mesh, hoje tenho uma rede em bridge + wds, queria substituir toda ela por mesh (utilizando o HWMP+). Tentei implementar a rede, mas até o momento não consegui fazer três ou mais enlaces se comunicarem. Gostaria de saber se alguém já consgui implementar com sucesso a rede mesh com o HWMP+?

    Obrigado!!!

  2. #2

    Padrão Re: Rede Mesh

    Mas se ta usando mash mesmno com 2 radios em cada ponto (5.8 ghz backbones + 2.4 ghz stations) ou somente Ap??

  3. #3

    Padrão Re: Rede Mesh

    estou fazendo os enlaces (5.8GHz) entre as torres usando somente mikrotik, atualmente faço com bridge+wds, porém quero trocar o bridge+wds pelo mesh (protocolo hwmp+) para ver se melhora o desempenho da minha rede.

  4. #4

    Padrão Re: Rede Mesh

    Não tenho experiencia em mesh, só o que tenho lido.
    Mas em principio os protocolos para mesh trabalham em ad-hoc. Não sei no caso do MK
    Uma das vantagens do mesh é que se um gateway cai ou trava, o protocolo vai redirecionar para outro gateway. Se um gateway ficou com muito tráfego, o direcionamento vai para outro que até pode estar mais longe mas menos carregado.
    O que vejo de vantagem adicional no mesh é que voce pode distribuir vários links de saída para a net espalhados pela área.
    Mas para que tudo isso fique realmente operacional tem que trabalhar com antena omini, o que me dá arrepios. A não ser que seja uma ominii tipo slot que não satura de ruídos.
    Com setoriais ou com direcionais os benefícios do mesh não deverão se apresentar.
    Isso tudo como disse é em teoria, pelo que li,
    Mas tenho também uma curiosidade do uso prático do mesh no mikrotik

  5. #5

    Padrão Re: Rede Mesh

    dimasters tem razão, a rede Mesh funciona bem para usar equipamentos móveis (celulares) e não pra residências ou comércios, que utilizam direto. Fiz um projeto em um bairro, muito legal, cubro o bairro todo wi-fi, um poste a cada 200 metros, mesmo assim o sinal não entra na casa do cliente ! Além disso, o backbone da mesh é pequeno, e se for abrir muito, porque ser mesh !?

  6. #6

    Padrão Re: Rede Mesh

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    dimasters tem razão, a rede Mesh funciona bem para usar equipamentos móveis (celulares) e não pra residências ou comércios, que utilizam direto. Fiz um projeto em um bairro, muito legal, cubro o bairro todo wi-fi, um poste a cada 200 metros, mesmo assim o sinal não entra na casa do cliente ! Além disso, o backbone da mesh é pequeno, e se for abrir muito, porque ser mesh !?
    Se não me engano é no site da Meraki que cita uma mesh com 25.000 usuários. Um número não revelado de gateways onde chegam os links. No nosso caso que temos um ou mais links mas centralizados já não vai ser um benefício.
    Mas eu creio que no caso de usar mikrotik o mesh só seria viável se fosse para fazer uma interligação dos pontos de repetição em 5.8, em sequencia um ao outro. Daí teria que usar uma omini em cada torre. Assim todas se comunicariam. Se uma torre para por algum motivo parar as outras sustentam o tráfego.
    Mas não misturar a rede mesh para os ponto a ponto com a rede dos clientes. Pois o mesh exige configuração Ad Hoc
    Usaria o mesh só para uma malha de repetidoras.
    Se for usar mesh para os clientes vai ter que usar omini também senão não aproveita o benefício do mesh que é sair pelo melhor nó num determinado momento. Daí já vai inviabilizar.
    Neste caso do rádios meraki, eles usam a anteninha comum que acompanha o rádio, mas exige uma alta concentração de rádios para que eles possam se comunicar com eficiencia com estas anteninhas.

  7. #7

    Padrão Re: Rede Mesh

    Acho que não fui claro no que eu pretendo!

    O que quero é usar mesh para interligar as minhas torres (usar no meu backbone) invés de utilizar bridge + wds.

    Obrigado pela ajuda pessoal.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Mesh

    Citação Postado originalmente por renatopissinati Ver Post
    Acho que não fui claro no que eu pretendo!

    O que quero é usar mesh para interligar as minhas torres (usar no meu backbone) invés de utilizar bridge + wds.

    Obrigado pela ajuda pessoal.
    Entendi sim, Renato.
    E até comentei que acho que a única possibilidade de usarmos o mesh no mikrotik com tranquilidade seria exatamente para os enlaces de ponto a ponto.
    Mas parece que isto ainda é muito novo, pois não li até hoje, algum comentário de alguém que tenha feito.

  9. #9

    Padrão Re: Rede Mesh

    Tem muita coisa no forum da propria mikrotik. Tem Muita gente usando da maneira como quer fora do Brasil e funciona muito bem, inclusive com a possibilidade de escentralizar o trafego em varios PTP mais robustos, funconando como gates da rede.
    Para grandes redes consigo enxergar uma vantagem enorme deste sistema.

    Para o uso urbano e clientes finais, uma boa cobertura mesh em um bairro com digamos um nó a cada 100 ou 200m e antenas omni de 8 dbi bem baixas (como postes), creio que funconariam excepcionalmente bem com o cliente se conectando direto do note ou com uma USB wifi qualquer, sendo que apenas em pontos chaves poderiam ser feitos PTP robustos com M5 ou mesmo M900 onde não houver visada, para que não ocorram grandes gargalos.
    Inclusive outra grande vantagem é que por tratarem-se em suma de AD-HOC entre os nós, os problemas com broadcast storms e possiveis loops em uma rede tão ampla, praticamente acabam.
    O problema é ter dinheiro para uma rede tão ampla em area urbana, pois os custos envolvem aluguel de postes e alimentação elétrica diretamente da rede da rua, que na maioria das concessionárias isso não é nada fácil.

    Quanto a experiencia pessoal, eu trabalhei projetei e executei uma aplicação em um pequeno condominio de 4 blocos de cinco andares (cerca de 80 apartamentos) e utilizei a linha Gilink mesh.
    Com 10 APs e 5 omnis hyperlink de 8dbi, eu cobri com direito a mobilidade, toda a area do condominio, incluindo a area externa.
    O sistema se provou na minha opinião muito bom, mas para controle eficaz de acesso, foi preciso que o condominio contratasse um servidor de autenticação de terceiros (indicado pela propria Gilink), mas ainda assim a rentabilidade para o condominio foi muito boa, já que contrataram um unico link ADSL de 8mbps e ratearam os custos entre os condominos.
    (com maior dedicação, é possivel criar um servidor proprio de autenticação baseado em radius, mas preferiram contratar).

    Enfim, funciona e é bom.

  10. #10

    Padrão Re: Rede Mesh

    Rjunior, esta questão da mobilidade com o notebook apesar de ser o caminho, por enquanto vejo um problema que é a questão da criptografia. Se usar vai ter que colocar a chave no note do cliente. E estes drives de usb não protegem a chave. O perigo é alguém torna-la pública e entrar na rede . Só IPxMac pode ser snifado e clonado. O mesmo com login e senha. Tem usuários que fazem de tudo para tentar e na internet tem muito "tutorial" ensinando a invadir.
    Não sei se com radius seria diferente, pois nunca usei.