Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Estou montando um ponto a ponto para levar meu speedy de 2 megas ate minha casa !!!!!
    Comprei 2 nanostation 5 (COM FONTE ORIGINAL) queria saber qual a altura que devo colocar os 2( vou usar canos de 1,5 polegadas) ?
    Moro em ilha comprida a beira mar
    Aqui é tudo plaino, os predios tem no maximo 3 andares e poucas arvores baixas
    Bom nao entendo nada de redes, sei que vou sofrer um pouco, mas se alguem puder me dar dicas de como instalar e configurar ficarei muito grato
    A distancia é de 4,5 kms
    Vou enviar do meu studio ate minha residencia um speedy de 2 megas que vou usar mais para jogar xbox 360 com meus filhos , só preciso que fique bom pra jogar mais nada
    Colegas desde já muito obrigado pela ajuda e dicas
    abraço a todos

  2. #2

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Citação Postado originalmente por thincocopai Ver Post
    Estou montando um ponto a ponto para levar meu speedy de 2 megas ate minha casa !!!!!
    Comprei 2 nanostation 5 (COM FONTE ORIGINAL) queria saber qual a altura que devo colocar os 2( vou usar canos de 1,5 polegadas) ?
    Moro em ilha comprida a beira mar
    Aqui é tudo plaino, os predios tem no maximo 3 andares e poucas arvores baixas
    Bom nao entendo nada de redes, sei que vou sofrer um pouco, mas se alguem puder me dar dicas de como instalar e configurar ficarei muito grato
    A distancia é de 4,5 kms
    Vou enviar do meu studio ate minha residencia um speedy de 2 megas que vou usar mais para jogar xbox 360 com meus filhos , só preciso que fique bom pra jogar mais nada
    Colegas desde já muito obrigado pela ajuda e dicas
    abraço a todos

    Oi Thincocopai.

    Você é corajoso, hein? Manja nada e já cai de cabeça em 5.8 GHz? Ainda bem que você é estudioso é partiu para um equipamento de qualidade, como os da Ubiquiti.

    Vamos fazer isso por etapas:
    1) Se você não tiver as coordenadas dos pontos, entre no googleearth.com instale o programa e encontre seu estúdio e sua casa. Depois anote as coorenadas dos pontos A e B.

    2) Para não divulgar publicamente as coordenadas dos seus rádios, passe-as através da MENSAGEM PARTICULAR aqui do Under, para quem estiver te ajudando (e pedir as coordenadas).

    3) Evite usar canos. Opte por uma haste telescópica, custa um pouco mais do que os canos, mas compensa e é mais seguro.

    Por via de regra, você vai precisar posicionar os rádios acima dos obstáculos mais altos no trajeto entre ponto A e ponto B.

    Considere obstáculo:
    Edificações, morros e vegetação (leve ou densa).

    Com as coordenadas em mãos já da pra ter uma idéia do terreno neste trajeto. Depois disso é subir no telhado e tentar visualizar a outra ponta do enlace. Se no trajeto tiver obstáculos, esquece.

    Se você achava lindo árvores e morros, após sua iniciação em wireless você vai passar a odiá-los. Onde quer que você resolva fazer um enlace, sempre terá um dos dois no caminho hehehehehe.

    Ainda não assisti aos vídeos, mas esse amigo aqui do fórum está ensinando como se configura o nanostation M5. Não é exatamente o mesmo equipamento, mas a fundamentação é a mesma:
    https://under-linux.org/f143/video-a...inhohw-140661/

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 11-08-2010 às 09:52.

  3. #3

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    granlabor
    obrigadao pela ajuda
    creio que com obstaculos nao terei muitos problemas pois aqui é plainissimo o predio mais alto tem tres andares e as arvores sao pinheiros mais ou menos da mesma altura e nenhum morro ou obstaculo visivel
    minha duvida esta mais em :
    como saber se um nano esta olhando pro outro nessa distancia ?
    Ou seja aqui é uma reta só pois estou a beira mar entao viro os nanos para lado esquerdo e o outro para o direito seguindo a reta do mar ? aqui é tudo em linha reta (beirando o mar )
    Depois, a configuraçao para obter um redimento satisfatorio, pois a intençao é só jogar xbox com meus filhos mesmo ,acho que nao precisarei de altas taxas de transferencias
    Mas o mais dificel mesmo é saber se estao apontados um pro outro corretamente
    Estou estudando muito aqui no forum para aprender o maximo ( o problema é que encontro artigos mais avançados e quaze nada para principiantes começando do zero ) tipo o basico como apontar uma antena pra outra etc...
    Pretendo instalar esse fim de semana com meu irmao

  4. #4

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Thinco, eu realmente preferia que você pegasse outro link Speed na sua casa. É por causa desses enlaces caseiros (muitas vezes mal configurados) que a poluição de RF está cada vez pior nas cidades, e mesmo na frequência 5.8 está cada vez mais difícil de se livrar de interferências. É a maldição do ADSL, todo mundo pega e já quer virar provedor, ou sai dividindo com parentes e vizinhos.
    Eu sei que você só quer usufruir em casa e não pensou que isso pode afetar os provedores sérios, mas pode acreditar que atrapalha sim. Ainda mais que o nano tem um ângulo de abertura de 60° então você vai irradiar sinal para uma área bem maior do que somente na direção da sua casa. Por isso o ideal seria ter antenas direcionais para fechar o ângulo.

    Mas você já comprou o equipamento e tudo, então vamos lá. Seu enlace pode ser feito no olhômetro, e se tiver binóculos melhor ainda. No ponto onde está o link vc deve saber exatamente onde está sua casa, não é? Coloque o nano apontado para lá e depois vá na sua casa, aponte o outro radio e procure o sinal. Se seu irmão puder ficar em um dos pontos e vocês se comunicarem, ótimo. O Nano tem leds indicadores de sinal, é só ir ajustando até que todas as luzes fiquem acesas, depois vc vai fazendo ajuste fino. Se os 2 pontos forem da mesma altura, beleza, senão vc pode ter que ajustar as antenas um pouco pra cima ou pra baixo.
    Recomendo configurar os rádios antes de instalar no telhado, faça o teste para ver se eles se comunicam normalmente e você vai ver como funcionam as luzinhas indicadoras de sinal. O que envia o sinal como AP+WDS e o da sua casa como Station+WDS.
    Lembre-se de não usar na potência máxima para não criar ruídos desnecessários, e procure um canal pouco usado. Você deve setar na menor potência possível que dê pra navegar bem, eu diria no máximo 20db.

  5. #5

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    katraca entendo e muito o seu ponto de vista em relaçao aos amadores e a proliferaçao dos 5.8 .
    Minha regiao é muito explorada por provedores, mas o speedy aqui nao chega em minha residencia pois estou um pouco longe do DG
    Obras para construir um DG novo só quando o cometa haley passar
    Estou em uma regiao muito pobre e com poucas chances de desenvolvimento por causa de leis ambientais (as quais concordo plenamente)
    Eu nao queria atrapalhar nimguem, mais nao tenho outra maneira de obter internet aqui
    Nao tenho condiçoes $$$$ de pagar uma net via radio em 2 pontos mesmo porque é mais cara e lenta que o speedy
    Tenho 5 filhos em casa, e eu com 46 anos sou ficçionado por jogos de xbox e play 3 e alem da tv a cabo , a internet é uma das unicas diversoes das crianças e minha, ja que eles ficam só em casa enquanto eu e minha esposa trabalhamos

    Sua ajuda foi muito boa ,ja me deu uma ideia pra iniciar essa aventura
    Continuarei lendo muitos topicos aqui, para aprender configurar e fazer a coisa de modo a nao atrapalhar os profissionais que atuam na area e que sao pessoas magnificas ,inclusive voce que me deu uma ajuda muito proveitosa
    Quero tambem dicas (isso é importantissimo para o topico ) de como nao interferir e nao atrapalhar os profissionais com meu (nossos) enlaces amadores
    abraçao
    Aproveitando tenho latitude e longitude tirada do gps isso ajuda a saber do terreno aos inves de eu usar o google ?

  6. #6

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Cara, se você achou difícil apontar os rádios, se prepara para o que está por vir...

    Sobre o alinhamento inicial da antena, vale a dica do Katraka. O google earth também pode te ajudar:
    a) Escolha o ponto da casa onde a haste ficará instalada e localize este ponto no google earth.
    b) Repita o procedimento para seu estúdio. Puxe uma linha reta entre sua casa e seu estúdio no mapa do goole earth.
    c) Use o ponto de referencia mais póximo de cada lado pra fazer o apontamento dos rádios.

    O Nanostation tem antena com 60 graus de abertura. Isto facilitrá o apontamento dos rádios e o ajuste fino do alinhamento. Por outo lado, esta mesma abertura da antena será sua inimiga para levar o sinal para a outra ponta. Principalmente se houver obstáculo no trajeto.

    Se liga que rádio de 5.8 GHz não tolera desaforo, independente do entusiasmo do instalador, se houver folhagem no meio do caminho, pode ser que o enlace não se estabeleça por interrupção do sinal.
    Se este for o caso, sua alternativa é o mercado livre (anúncio de venda dos rádios com pouco uso).

    Boa sorte,

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Thinco, eu entendo sua posição e já imaginava que a speed não chegava em sua casa. Eu só descarreguei um pouco pelo que acontece na minha cidade, rsrsrs...

    De qualquer forma, como o Zé Alves já citou, seria mais fácil fechar o enlace usando rádios 2,4Ghz, e 2 Nano NS2 resolveriam pra você nessa distância. A frequência 5.8 requer visada mais limpa mesmo. Mas como você disse que é tudo plano... Enfim, você vai ter que meter a cara na base da tentativa e erro até conseguir, senão você tenta trocar os 2 Nano5 por Nano2.
    Boa sorte! Não esqueça de postar o resultado depois.
    Última edição por katraka; 11-08-2010 às 17:49.

  8. #8

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    legal os nano 5 chegou agora aqui
    domingo começo a brincadeira vou esperar meu irmao que tambem ta estudando aqui no forum para começar a obra
    logo posto o resultado da coisa
    sei que tenho muito trabalho pela frente
    obrigadao pela ajuda
    abs

  9. #9

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Citação Postado originalmente por thincocopai Ver Post
    Estou montando um ponto a ponto para levar meu speedy de 2 megas ate minha casa !!!!!
    Comprei 2 nanostation 5 (COM FONTE ORIGINAL) queria saber qual a altura que devo colocar os 2( vou usar canos de 1,5 polegadas) ?
    Moro em ilha comprida a beira mar
    Aqui é tudo plaino, os predios tem no maximo 3 andares e poucas arvores baixas
    Bom nao entendo nada de redes, sei que vou sofrer um pouco, mas se alguem puder me dar dicas de como instalar e configurar ficarei muito grato
    A distancia é de 4,5 kms
    Vou enviar do meu studio ate minha residencia um speedy de 2 megas que vou usar mais para jogar xbox 360 com meus filhos , só preciso que fique bom pra jogar mais nada
    Colegas desde já muito obrigado pela ajuda e dicas
    abraço a todos
    amigo vc e corajoso em mais desta distancia não precisa de antena não as nonos m5 conseguem comunicar desta distancia...
    fiz um video tutorial do bullet m5 e o msm firmware vc pode fazer igualzinho que vai funcionar so entra aki https://under-linux.org/f143/video-a...inhohw-140661/ e ser feliz abraço

    se fui utilo click na *

  10. #10

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    amigo vc e corajoso em mais desta distancia não precisa de antena não as nonos m5 conseguem comunicar desta distancia...
    fiz um video tutorial do bullet m5 e o msm firmware vc pode fazer igualzinho que vai funcionar so entra aki https://under-linux.org/f143/video-a...inhohw-140661/ e ser feliz abraço

    se fui utilo click na *
    Ó o cara !!! Nem lê os posts dos outros...

    Claudinho, o post # 2 desse tópico já apontava pro teu tuto.

    Magoei... HAUHAUAHAUAHUAAUA


    Só pra correção: O BulletM5 e o Nano5 NÃO TEM O MESMO FIRMWARE... Você pode dizer que o ambiente gráfico é similar, foi isso que você quis dizer, né?

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 11-08-2010 às 18:21.

  11. #11

    Red face Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Ó o cara !!! Nem lê os posts dos outros...

    Claudinho, o post # 2 desse tópico já apontava pro teu tuto.

    Magoei... HAUHAUAHAUAHUAAUA


    Só pra correção: O BulletM5 e o Nano5 NÃO TEM O MESMO FIRMWARE... Você pode dizer que o ambiente gráfico é similar, foi isso que você quis dizer, né?

    Abraço,

    ZéAlves
    falha no engano... eu dice que é o msm pois e parecido o ambiente grafico igual vc avia dito... mais ta funcionando legal com a minha configuração vou posta depois os screens de como ta legal o enlaçe de 38.700km....

  12. #12

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    otimo
    gostei ! domingo vai ser um dia dificel
    quero assim que possivel saber as precauçoes que devo tomar para meu enlaçe nao prejudicar outros provedores de minha regiao
    o topico esta otimo

  13. #13

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Citação Postado originalmente por thincocopai Ver Post
    otimo
    gostei ! domingo vai ser um dia dificel
    quero assim que possivel saber as precauçoes que devo tomar para meu enlaçe nao prejudicar outros provedores de minha regiao
    o topico esta otimo
    lembre de fazer o scan de canias tbm coloque em um canal livre ou menos utilizado por onde passa seu enlace isso fara que a qualidade do seu link e sinal seja fique melhor e não interfira...

  14. #14

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Bom meu irmao é que vai instalar ele!!!
    Mas eu como um bom curioso resolvi testar para ver se ele ta funcionando (porque acabei de comprar no ML)
    peguei os cabos de rede que tenho aqui do meu dlink di 624 e fiz a ligaçao com a fonte poe e conectei no meu pc
    entrei no setup do nano
    coloquei na aba systens setup
    coloquei em station e setei em select depois scan e ele nao achou a rede do meu roteador que esta ao lado
    bom ao ligar o nano só acende a luz pwr e lan mas as sinal meter nao acendem

    outra coisa usei cabos rj que uso no roteador e moden

    sera que ja fiz caca kkkkkkkk

  15. #15

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    Citação Postado originalmente por thincocopai Ver Post
    Bom meu irmao é que vai instalar ele!!!
    Mas eu como um bom curioso resolvi testar para ver se ele ta funcionando (porque acabei de comprar no ML)
    peguei os cabos de rede que tenho aqui do meu dlink di 624 e fiz a ligaçao com a fonte poe e conectei no meu pc
    entrei no setup do nano
    coloquei na aba systens setup
    coloquei em station e setei em select depois scan e ele nao achou a rede do meu roteador que esta ao lado
    bom ao ligar o nano só acende a luz pwr e lan mas as sinal meter nao acendem

    outra coisa usei cabos rj que uso no roteador e moden

    sera que ja fiz caca kkkkkkkk
    amigo faz o seguinte o cabo que sai do seu modem ou switch liga nela vc configura ela ptp igual a video aula que gravei ai tu vai ver como funciona e +/- assim uma funciona como ap wds a que vai mandar o sinal e a que vai receber funciona como station wds. como ela e 5.8ghz a placa wi-fi do seu roteador ou notebook não reconhece pois ele e 2.4ghz. baixa a video aula e assiste que não tem erro qualquer coisa se não consegui posta ai que tenho umas nano aki instaladas eu faço uma video aula e posto no forum.... mais baixa a do bullet que foi citada acima que vc vai intender não tem erro não fiz bem didatica e facinha...

    se fui boa minha ajuda clica ná * pra reputar abraço...

  16. #16

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    ja to baixando a part1 mas a parte 2 ta aparecendo idisponivel

    Cara muito show sua iniciativa parabens mesmo

  17. #17

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    carmba ja estou tomando um couro kkk
    coloquei um nano na placa de rede do pc e configurei como o tutorial
    depois retirei e configurei o outro
    depois liguei direto no meu roteador e nada
    o bicho vai pegar
    vou deixar pro meu irmao fazer esse quebra cabeça pois nao entendi nem como ligar e configuralos
    faço a configuraçao com ele conectado a placa de rede do meu pc para poder acessar a pagina do nano
    depois coloco ele no moden e tento captar o sinal wi fi no meu htc hd2 mas nada

  18. #18

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    amigo vc tem um switch ai se vc tiver me avisa que vou fazer essa trampo pra vc via acesso remoto.... mais faz o seguinte por ela ser 5.8ghz tudo que for 2.4ghz não vai encontra vc tem que configura uma como ap wds e a aoutra como station wds vc copia o mac da station e coloca na ap wds que vai funcionar certinho ai depois de pronto vc coloca uma de frente pra outra ai vc liga a ap wds no modem com seu PoE liga seu computador na station wds com PoE e pronto é isso...

  19. #19

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    cara voce é bacana mesmo, eu to perdidao
    Eu uso um roteador dlink di 624 da pra voce fazer remoto com ele ?
    poxa desculpe sou leigo total só tenho uma noçaozinha da coisa e a internet la em casa é muito importante foi dificel conseguir a grana pra comprar esse nano
    Eu coloquei ele ligado na placa de rede do pc configurei o que ia enviar (conforme seu tutorial) depois fiz o mesmo com o que ia receber (cliente) do jeito que voce explicou no video Na hora de procurar rede o que envia deixei ligado no moden . E o que recebe coloquei na placa de rede do pc pra colocar ele pra procurar rede só que nao achou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ai pra ver se funcionava coloquei o que envia no moden dlink 500b
    e tentei captar sinal com meu celular htc Tambem nao achou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu quero só é levar o speedy pra casa
    meu irmao vem de sao paulo com meu sobrinho (claro que eles manjam mais que eu ) pra instalar
    eu só to adiantando pegando dicas, eles estao acompanhando esse topico la em sao paulo
    cara eu agradeço muito sua disposiçao em me ajudar. Só tem fera nesse forum nego deve ta se matando de rir comigo mas quem nao tenta nao vai conseguir nunca né !!!!!!
    da pra fazer remotamente com meu roteador ?

  20. #20

    Padrão Re: ptp com nanostation 5 me ajudem altura da antena etc.. iniciante

    sem problema! dá pra fazer mais tem um porem seu computador tem que esta ligado na internet e as nanos tem que estar ligado em um switch ou ap com portas lan na mesma rede que vc esta se estiver tudo bem... eu faço... se não tiver ai não tem como acessar remoto seu pc e configuralas ... a geral não ta rindo não amigo um dia todo mundo precisa de ajuda eu msm o galera deve ficar grilada comigo de danto pedir ajuda... graça a Deus e aos amigos do forum apendi muita coisa intão nada mais justo que retribuir ajudando né....

    se vc tiver como deixa suas duas nanos ligas e seu pc em um switch ou roteador tudo de uma vez me add no msn que faço pra vc ai na hora e 5min ta pronto... abraço....

    se fui util clique na * pra reputar não custa nada e faz bem pro ego.....