+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Ponto a ponto de 10 km com 900

    estou tentando fazer um ponto a ponto em 900mhz, linkou direitim verifikei as configuraçoes, aumentei pontencia do cartao, baixei a potencia, mudei o preambulo e nada nem pingo no ponto a ponto, e nao tem internet, o que pode ser?

    rb 433ah
    cartao sr9
    antenas "espinha de peixe"

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    ediekes,

    Primeiro amigo, não existe antenas ëspinha de peixe. O correto é YAGI.
    Essas antenas tem que ser profissional do ramo pra regular, não adianta voce comprar "kit mercadolivre"e achar que vai linkar de primeira. Esqueça que isso é promessa de vendedor.
    Uma dica:

    Se tens Yagi da Aquario de 20dbi, tira o segundo estagio dela e começa alinhando com 18dbm no cartao.
    usa 2ghz 5mhz canal 922. Não use potencia total por enquanto.
    Linkou, mas deu Ping:
    Tem erro na sua configuração. TEM QUE criar a bridge e cadastrar os MACS nas RBS tanto do ponto A quanto do ponto B.

    Se fosse uma receita , seria assim:
    Cria a Bridge;
    Bota IPSdiferentes nas wlans;
    Cria o WDS cadastrando Macs corretamente;
    Alinha perfeitamente a antena na Vertical pra areas com morro, etc e na Horizontal em outras áreas.
    Usar cabos de ótima qualidade, recomendo somente DLC PRemium 213 e ou Andrew cellflex 3/8;
    A antena yagi deve ser colocada em angulo de 90 graus em relação ao solo, e aos poucos (mm) ir levantando ou baixando conforme o terreno.
    Conforme já comentei, isso ''e trabalho pra gente que conhece e não pra curiosos.
    Boa Sorte.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    o problema la todo é essa conecta faz o wds e num pinga nao
    criei a bridge na port da bridge coloquei todas as ethers e o cartao 900
    setei um ip da rb na adress jogando na bridge
    no cartao tem um que ta como ap bridge e o outro ou bridge ou as vezes boto estaçao wds
    o cartao com ap bridge la em advanced ta both, ta como wds dinamic e setado na bridge e tx power default
    no outro cartao que recebe o bridge ou o station wds ta como data rates defaul o de cima tbm ta, advanced o preambule ta como both tbm e o wds dinamic setado na bridge.
    antena YAGI de 20 dbi

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    Oi Ediekes.

    Aparentemente os rádios estão ok. Basta ver se a intensidade do sinal é suficiente para passar dados.

    Pela sua descrição tem alguma coisa errada nas suas configs da RB. Pela forma que você descreveu, mostra que você estudou bastante pra estabelecer o enlace, mas o conhecimento ainda está confuso na sua cabeça, porque você ainda não sabe o motivo de aplicar cada configuração. Isso é normal e faz parte do processo de aprendizado.

    Se eu estivesse no seu lugar, eu começaria tudo do zero. Primeiro faça os rádios se falarem, depois aplique as "proteções".

    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    bom como vc falou ze alves que tem alguma coisa errada nas configuraçoes eu num estou tentando verificar os erros ou o erro, sei se tem algo que estou esquecendo, pq faz o wds chega o sinal e nao gera trafego e nem pinga, a intensidade do sinal ta -79, -80.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    Amigo, procure aqui mesmo no forum por mk_bridge_900.pdf.
    vai resolver seus problemas.
    Se nao conseguir, e quiser ajuda gratuita , posso tentar um acesso remoto pra configurar pra voce,ok.
    Abraco.

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    blz leandro lopes vou tentar verifica o que vc passou, se nao entre em contato...

    Abraço a todos

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    Pra mim 900 é furada, conhecido como Kit Fura Morro... pra fazer um ptp de 10km até nano fecha legal, melhor usar 5.8ghz, use calculadoras para saber se fecha o link ou não. Muita potencia só gera ruido... as vezes é preciso baixar potencia para ter o link perfeito. Ao contrario de alguns que acham que colocar 400mw é melhor.

  9. #9
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Pra mim 900 é furada, conhecido como Kit Fura Morro... pra fazer um ptp de 10km até nano fecha legal, melhor usar 5.8ghz, use calculadoras para saber se fecha o link ou não. Muita potencia só gera ruido... as vezes é preciso baixar potencia para ter o link perfeito. Ao contrario de alguns que acham que colocar 400mw é melhor.

    Caro colega para vc que pelo que aparenta estar começando no mundo da radiofrequencia 900MHZ é conhecido como FURA MORO ou PULA OBSTÁCULOS pois as frequencis mais baixas que 1.2GHZ são capazes de uma maior retentividade ao solo e dessa maneira conseguem viajar sem ter que ter visada, embora isso limite a quantidade de megas que se passe, em muitos casos isso é EXTREMAMENTE Útil.
    Tanto que a UBUITI acabou de lançar sua linha de 900MHZ o que vai ajudar muita gente.
    Grande Abraço!

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    ola leandro nao consegui nao achar mk_bridge_900.pdf.
    abraço

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    "Acho que não perguntei sobre o que pensa sobre meu conhecimento" Eu inciei ontem em Wifi mas nunca vi uma antena rsrsrsr... Quando eu crescer quero ser como você!
    Tanto conhecimento e profissionalismo que nem terei tempo de ficar em Forum dando contribuições.

    Quando vc vai fechar um link Ptp a primeira frequencia que vc projeta é 900?
    Voce recomendaria para seu cliente ou analisaria melhor dando a ele uma opção como uma torre entre os dois pontos pra então se conseguir a visada?
    Voce garante confiabilidade em 900?
    Terei uam boa banda?

    Realmente nunca utilizei 900mhz mas fiz agora uma pesquisa e vi muita gente chorando que não consegue fecahr o link, achei uns que tava tudo beleza, entrou um telefone no meio do link e caiu tudo.... Bom deixa eu ir aprender mais... otimo dia a todos

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    Pelo JEITO vc realmente não entendeu nada do que eu quiz dizer !
    Mas tudo bem, não estranhe pois vc não é o único.
    Quanto ao que eu indicaria ou não aos meus clientes vc não acha que é um problema meu
    Haja visto que tenho qualificação acadêmica para tal.
    Mas o que eu realmente queria era lhe ajudar, mas pelo jeito não precisa "SABE TUDO"
    Grande Abraço e até !


    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    "Acho que não perguntei sobre o que pensa sobre meu conhecimento" Eu inciei ontem em Wifi mas nunca vi uma antena rsrsrsr... Quando eu crescer quero ser como você!
    Tanto conhecimento e profissionalismo que nem terei tempo de ficar em Forum dando contribuições.

    Quando vc vai fechar um link Ptp a primeira frequencia que vc projeta é 900?
    Voce recomendaria para seu cliente ou analisaria melhor dando a ele uma opção como uma torre entre os dois pontos pra então se conseguir a visada?
    Voce garante confiabilidade em 900?
    Terei uam boa banda?

    Realmente nunca utilizei 900mhz mas fiz agora uma pesquisa e vi muita gente chorando que não consegue fecahr o link, achei uns que tava tudo beleza, entrou um telefone no meio do link e caiu tudo.... Bom deixa eu ir aprender mais... otimo dia a todos

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro colega para vc que pelo que aparenta estar começando no mundo da radiofrequencia 900MHZ é conhecido como FURA MORO ou PULA OBSTÁCULOS pois as frequencis mais baixas que 1.2GHZ são capazes de uma maior retentividade ao solo e dessa maneira conseguem viajar sem ter que ter visada, embora isso limite a quantidade de megas que se passe, em muitos casos isso é EXTREMAMENTE Útil.
    Tanto que a UBUITI acabou de lançar sua linha de 900MHZ o que vai ajudar muita gente.
    Grande Abraço!
    Concordo plenamente com vc paulo!
    Se 900mhz fosse ^furada^ que nem o colega comentou (infelizmente nao entende de radiofrequencia para escrever tamanha bobagem), nao teriamos uma das maiores fabricantes do mundo investindo pesado nesta frequencia.

    LEOSERVICE
    aMIGO, busca informacao, busca estudar mais e melhor. Nao basta comprar KIT DO MERCADOLIVRE, tentar montar e configurar, testar e nao funcionar, e vir aqui e falar um monte de besteira.

    900MHZ ja salvou muita gente em ptp sem visada. eu mesmo trabalho fortemente com essa frequencia.isso que falasse nao tem cabimento.

    Eh uma frequencia delicada....SIM! Somente profissionais que conhecem devem utilizar. se mal utilizada pode causar muito problemas de interferencia.

    Estudar nao faz mal ,ok. entender eh pra poucos.
    Paulo kleber, parabens pelo trabalho meu amigo aqui no forum, acredito que sao poucos os que tem o nosso espirito de ajuda sem cobrar nada por isso.

    Pros demais, estudar eh a palavra chave pro sucesso.
    Abraco a todos.

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    flw e disse leandro e paulo
    abraço a todos

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    Citação Postado originalmente por ediekes Ver Post
    ola leandro nao consegui nao achar mk_bridge_900.pdf.
    abraço
    Ediekes aqui esta o link do PDF 900Mhz

    Espero ter Ajudado e to gostando de ver o crescimento viu
    parabens amigo estamos aqui para ajudar
    qualquer coisa tamo ae

    Flw



    TON // CaririWeb // CaririTelecom //

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a ponto de 10 km com 900

    vlw grande ton, ja estou com o aarquivo...
    abraço...e obrigado aii, estou crescendo com vc rapaz....
    flw