+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida sobre linha de comando do MikroTik RouterOS

    Eu utilizo o New Terminal do mikrotik a bastante tempo, mas tem um comando que eu ainda não descobri como escrever.
    Não é algo muuuito importante, mas é curioso no mínimo.
    Eu sei como localizar via New Terminal um usuário cadastrado no hotspot. Mas está é uma procura exata.
    Eu gostaria de realizar uma procura inexata, utilizando uma coincidência parcial na informação.
    Exemplo, gostaria de listar com um print, todos os usuários que contenham o string "ana" no campo login.
    Já procurei por esse comando no manual do mikrotik, mas não obtive sucesso.
    Se alguém souber, e quiser compartilhar a informação, agradeço desde já.
    Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre linha de comando para o mikrotik


  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre linha de comando para o mikrotik

    Citação Postado originalmente por Flechaus Ver Post
    ...Eu gostaria de realizar uma procura inexata, utilizando uma coincidência parcial na informação.
    Exemplo, gostaria de listar com um print, todos os usuários que contenham o string "ana" no campo login.
    Já procurei por esse comando no manual do mikrotik, mas não obtive sucesso.
    Se alguém souber, e quiser compartilhar a informação, agradeço desde já.
    Boa tarde.

    A ajuda considera Registration Table, da interface wireless. Faça as adaptações para Hotspot. (provavelmente /ip hotspost user).

    O comando abaixo retornará todos os clientes que contenham, em qualquer parte do comentário, o string "ana" (sem as aspas). Deve ser observado que o comando é case-sensitive, ou seja, considera diferentes as letras maiúsculas e minúsculas.

    Código :
    /interface wireless registration-table print without-paging terse where comment~"ana"
    Traduzindo literalmente o comando, o significado é:

    Na tabela de clientes registrados na(s) interface(s) sem fio, imprimir, sem paginar, sem formatar, somente os registros que contenham a expressão regular "ana".

    O retorno (usando nomes e endereços físicos fictícios) será:
    Código :
    29 comment=cd-01626-joana interface=wlan1 mac-address=00:00:00:00:00:1a ap=no wds=no bridge=no
    34 comment=cd-02113-ana-lucia interface=wlan1 mac-address=00:00:00:00:00:2b ap=no wds=no bridge=no
    42 comment=cd-01768-mario-anacleto interface=wlan1 mac-address=00:00:00:00:00:3c ap=no wds=no bridge=no
    Dos 48 clientes conectados nesta Routerboard, no cartão wlan1, somente três atenderam o critério, sendo joana, ana-lucia e mario-anacleto.

    Para resolver a questão das letras maiúsculas e minúsculas, explore as expressões regulares[1].

    [1] http://aurelio.net/regex/guia/maiusc...culas.html#5_1

    Espero ter ajudado.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre linha de comando para o mikrotik

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    ...Para resolver a questão das letras maiúsculas e minúsculas, explore as expressões regulares...
    Complementando, se você quiser desconsiderar maiúsculas e minúsculas na busca, deve usar colchetes, como no exemplo abaixo:
    Código :
    /interface wireless registration-table print without-paging terse where comment~"[Mm][Aa][Cc]"
    Serão retornados os seguintes registros (fictícios):

    3 comment=cd-00756-machado-de-assis interface=wlan1 mac-address=00:00:00:00:00:4d ap=no wds=no bridge=no
    11 comment=cd-00413-Farmacia-parana interface=wlan1 mac-address=00:00:00:00:00:5e ap=no wds=no bridge=no

    Fica a sugestão de usar nomes e comentários somente em minúsculo, sem acentos. Nos provedores que são meus clientes, recomendo colocar o código do contrato junto com o nome. Dessa forma, diminui a chance de quebra de vínculo de registro com outros bancos de dados, principalmente quando são não relacionais (ISAM, TEXT, CSV etc).

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre linha de comando para o mikrotik

    Obrigado gente, valeu pela ajuda. Abraços a todos!

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre linha de comando para o mikrotik

    clica na estrelinha para agradecer. vlw