+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUVIDAS SOBRE MTU DE PONTO A PONTO, E EM SERVIDOR MIKROTIK.

    Caros amigos, minha topologia esta na imagem em anexo, minha duvida é a seguinte:
    Tenho que configurar o MTU da placa de rede que sai para as rbs? MTU dos cartões que jogam diretamente para os clientes?
    Tenho estas duvidas pois noto que a navegação de um servidor esta dando diferença pro outro, e as configurações estão identicas...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia.jpg
Visualizações:	492
Tamanho: 	58,7 KB
ID:      	13665
    Última edição por netuai; 14-08-2010 às 21:59. Razão: Adicionar Imagem anexa

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE MTU DE PONTO A PONTO, E EM SERVIDOR MIKROTIK.

    Bom dia,

    nos ponto a ponto e nas interfaces que saem dos servidores costumo deixar em 1500. Nos AP's (incluindo RB's) que distribuem para usuários finais costumo deixar em 1452.

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE MTU DE PONTO A PONTO, E EM SERVIDOR MIKROTIK.

    Então amigo, mas como você chegou a estes valores? outra coisa, o valor de 1500 vc mantem mesmo que seja a longa distancia? Pois meu ptp tem 9km, e tenho um outro de 22km!

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE MTU DE PONTO A PONTO, E EM SERVIDOR MIKROTIK.

    Netuai, vc nao deve se preocupar com o mtu nas portas wireless, deve se preocupar com o ack, mtu e o tamanho do pacote e nao tem a ver com o tempo, a gente usa mtu menor nos aps porque se ele for emcapsulado dentro do outro pacote, o pacote nao chega completo.

    isso acontece quando vc usa tunel por exemplo o pppoe, ou mesmo vpn.

    o ack tem a ver com o tempo, se a distancia e maior o tempo tambem, procure mais informaçoes sobre ack.

  5. #5

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE MTU DE PONTO A PONTO, E EM SERVIDOR MIKROTIK.

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Netuai, vc nao deve se preocupar com o mtu nas portas wireless, deve se preocupar com o ack, mtu e o tamanho do pacote e nao tem a ver com o tempo, a gente usa mtu menor nos aps porque se ele for emcapsulado dentro do outro pacote, o pacote nao chega completo.

    isso acontece quando vc usa tunel por exemplo o pppoe, ou mesmo vpn.

    o ack tem a ver com o tempo, se a distancia e maior o tempo tambem, procure mais informaçoes sobre ack.
    então, no ptp eu uso bullet e arrumei o ack direitinho de forma automatica com o software da ubiquit, acho que meus ack's estão corretos. Mas agradeço a vc pela explicação, ate adicionei a sua reputação.