+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace Serie M_ubiquiti

    Boa tarde a todos do forum!!
    estou aqui para pedir umas opinioes dos experts em enlace...

    queria usar equipamentos da ubiquiti, pois aqui no estado montei meu link com 2 bullet m5 + 2 nano m5 e ate agora ta uma beleza... 55-60 mb de tpt..

    pelo jeito esses equips da ubiquiti vieram pra ficar e ainda fazer concorrencia pra mikrotik, que ate entao liderava o mercado wireless...estou falando besteira?

    tinha comprado ha 1 ano atras, qdo resolvi comecar a comprar equips pro enlace, os seguintes materiais:

    - 2 antenas 900mhz aquarius 20dbi espinha de peixe
    - 2 RB´s 433
    - 2 cartoes XR9 - 700mw - 900 mhz
    - 1 cartao R52 - 2,4 ghz

    como fiquei super satisfeito com o enlace aqui no estado de SP, estou pensando seriamente em vender tudo pra colocar ubiquiti no lugar..seguem algumas imagens para entender melhor

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         todo.jpg
Visualizações:	251
Tamanho: 	179,7 KB
ID:      	13449

    1 -> Distancia entre provedor_(1) e bridge_(2) : 1500 m

    2 -> Distancia entre
    bridge_(2) e subestacao net - placa solar_(3): 7900m

    3-> Distancia entre
    subestacao net - placa solar_(3) e AP - distibuicao (4) : 750 m

    a ideia seria usar entre (1) e (2) nanobridge m5 de 22 db , entre (2) e (3) nanobridge m5 de 25 db, ..entre (3) e (4) nano m5 ou nanobrige tb, e no (4) como ponto de acesso para os clientes finais rocket m2 + antena 15 b 90 ou 120 graus?

    outra opcao seria retransmitir direto do ponto (3) com rocket m2 + setorial...porem, como da pra ver na proxima foto, nao teria visada direto...nao sei se o sinal ficaria bom...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vista bridge.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	163,2 KB
ID:      	13451

    nao sei se ficaria bom...

    nessa proxima imagem da pra ter uma nocao de como quero distribuir o sinal no morro:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP distribuicao.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	185,5 KB
ID:      	13450
    outro duvida e a seguinte: se eu colocar um rocket m2 ou m5 com setorial de 15 db, os clientes "ecotenda 1 e 2" nao vao estar mto perto?? (100-150 m)....

    no futuro vou ter q por sinal la em cima do morro tambem pra mais 20 clientes...hoje, na parte do morro sao entre 20 e 30 clientes, pensei em por o rocket m2 ou m5 + setorial pra aguentar pois num futuro poderemos chegar a 40-50 clientes...ou 2 nano em baixo pra distribuir tambem dariam conta do recado?enfim, to ai pensando quais equips pegar pra esse enlace..claro que, quanto maior o throughput final, melhor..


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponte futuro.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	188,8 KB
ID:      	13456

    quem quiser e puder ajudar, por favor...estou aqui para ouvir coments e opinioes...

    abraco a todos!!

    valeu pelo help...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vista baixa.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	142,2 KB
ID:      	13452   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontos.jpg
Visualizações:	175
Tamanho: 	192,3 KB
ID:      	13453  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bridge futura.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	193,2 KB
ID:      	13455   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bridge futura.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	181,5 KB
ID:      	13457  

    Última edição por coidiloko; 03-08-2010 às 13:46.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace Serie M_ubiquiti

    Oi Coidiloko,

    Como você mesmo diz, visada direta é o ideal.

    No que diz respeito a cobertura, observando superficilmente, você pensou a melhor opção.

    Talvez a sua escolha de equipamento não seja a mais econômica para a distância e finalidade, mas a aplicação do equipamento está correta. Dá pra fazer tudo ubiquiti, economizar e ainda atender com qualidade.

    Sobre os clientes que ficarão próximo do AP, sem problemas. Tem jeito de corrigir o sinal muito forte.

    Se precisar de consultoria paga para economizar em equipamento, é só chamar.

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 04-08-2010 às 08:49.

  3. #3

    Padrão m5 ou m2

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Coidiloko,

    Como você mesmo diz, visada direta é o ideal.

    No que diz respeito a cobertura, observando superficilmente, você pensou a melhor opção.

    Talvez a sua escolha de equipamento não seja a mais econômica para a distância e finalidade, mas a aplicação do equipamento está correta. Dá pra fazer tudo ubiquiti, economizar e ainda atender com qualidade.

    Sobre os clientes que ficarão próximo do AP, sem problemas. Tem jeito de corrigir o sinal muito forte.

    Se precisar de consultoria paga para economizar em equipamento, é só chamar.

    Abraço,

    ZéAlves
    Valeu pela resposta Ze!
    o que voce acharia melhor no 4o ponto...rocket m5 ou rocket m2? sera que vai darmuita diferenca de alcance do sinal (uma vez que 5.8 nao gosta tanto de arvores assim)....
    vi ontem que saiu a serie m900 da ubnt...fiquei super animado!!com 900mhz vai loonnge o sinal! mas creio que va demorar um tanto ainda ate que tenhamos disponivel no mercado os equips 900 mhz da ubnt, ne?

    entao,m2 ou m5? testei varios equips da serie m5....mas m2 ate agora nao..seriaa seria m2 tao boa qto a m5, em relacao ao throughput?

    valeu pela ajuda

    abraco a todos

    Markus

  4. #4

    Padrão Re: m5 ou m2

    Vai de M2 se existe a possibilidade de surgir obstrução leve no trajeto.

    A performance é similar a do M5.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: m5 ou m2

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Valeu pela resposta Ze!
    o que voce acharia melhor no 4o ponto...rocket m5 ou rocket m2? sera que vai darmuita diferenca de alcance do sinal (uma vez que 5.8 nao gosta tanto de arvores assim)....
    vi ontem que saiu a serie m900 da ubnt...fiquei super animado!!com 900mhz vai loonnge o sinal! mas creio que va demorar um tanto ainda ate que tenhamos disponivel no mercado os equips 900 mhz da ubnt, ne?

    entao,m2 ou m5? testei varios equips da serie m5....mas m2 ate agora nao..seriaa seria m2 tao boa qto a m5, em relacao ao throughput?

    valeu pela ajuda

    abraco a todos

    Markus
    Seguinte, vai de m2 , podes realocar esses equipamentos pra uma area mais alta? se puder eh o ideal. uns 8m mais altos em cada ponto ta otimo.
    O m2 trabalha com um pouco de visada parcial, portanto eh a melhor opcao.
    Na ultima foto se ve uma estrada na parte mais baixa. se colocares um mastro telesc ali virado pro morro com uma setorial de 18dbi airmax tens grandes chances de atingir os pontos que queres gastando pouco.tenho projeto parecido para contornar vale e morros. se quiser entra em contato.

    Abraco.
    Última edição por leandrolopeswifi; 06-08-2010 às 10:31.

  6. #6

    Question Re: m5 ou m2

    Galera,
    esqueci de mencionar algo que acredito ser cruscial: no "ponto (3) subestacao net" tem uma torre de alta tensao!! isso vai atrapalhar meu sinal?? o que pode ser feito pra contornar esse "problema"?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linhao.jpg
Visualizações:	153
Tamanho: 	208,1 KB
ID:      	13715


    na imagem, marquei o linhao com linhas brancas...

    sera que vai atrapalhar muito?

    desde ja, agradeco pela ajuda..

    [s]

    Markus

  7. #7

    Padrão Re: m5 ou m2

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Galera,
    esqueci de mencionar algo que acredito ser cruscial: no "ponto (3) subestacao net" tem uma torre de alta tensao!! isso vai atrapalhar meu sinal?? o que pode ser feito pra contornar esse "problema"?

    na imagem, marquei o linhao com linhas brancas...

    sera que vai atrapalhar muito?

    desde ja, agradeco pela ajuda..

    [s]

    Markus

    Tecnologia MIMO em geral (incluindo AirMAX) é pra ser mais resistente a este tipo de interferência, mas não significa que será imune.

    Só fazendo o enlace pra saber qual será o impacto

    ZéAlves