+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena em cima da caixa d'agua

    Ola, estou querendo colocar uma antena omni slot horizontal em cima de uma caixa d'agua metalica tipo "taça"....ai pintou as seguintes duvidas:
    A agua nao vai interferir meu sinal?
    Caso ocorra uma descarga eletrica na antena,vai afetar a agua? ou a descarga vai passar pelo corpo da caixa sem atingir a agua?

  2. #2
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    Amigo,

    A influência da água é desprezível, não terá problema com isso. Quanto a caixa d´agua metálica, procure afastar sua antena no mínimo 1,5m acima da caixa d´agua (não coloque a antena do lado da caixa, coloque acima dela). Se uma descarga cair nessa antena, não tem proteção que dê jeito, independente de ter água ou não.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por Pauloneto Ver Post
    Ola, estou querendo colocar uma antena omni slot horizontal em cima de uma caixa d'agua metalica tipo "taça"....ai pintou as seguintes duvidas:
    A agua nao vai interferir meu sinal?
    Caso ocorra uma descarga eletrica na antena,vai afetar a agua? ou a descarga vai passar pelo corpo da caixa sem atingir a agua?

  3. #3

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    Isso que chamo de preocupação com o meio ambiente... se preocupar se a água vai leva uma torradinha do raio foi a melhor... heheh

  4. #4

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    A minha preocupação é com as pessoas que estiverem usando a agua no momento em que o raio cair na antena.Mas se a agua é a que mais estara protegida,entao nao tera problema nenhum,e eu vou economizar uma torre de 12 metros hehehe....
    A omni que vou usar é tipo slot 17dbi pol. horizontal com 32° de abertura vertical.

  5. #5

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    Concordo em número gênero e grau com o Sr. Jorge

  6. #6
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    A água não é um bom condutor de eletricidade (a menos que esteja ionizada com sais). Existem outros caminhos melhores prum raio.

    A probabilidade de cair um raio já é remota. Juntando com a probabilidade conjunta de na hora do raio ter alguem lavando as mãos e juntando com o fato de a água não é boa condutora. Vamos viajar, mas nem tanto . E se o mundo acabar na hora do raio? Aí fica muito complicado.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Epa, calma lá, agora entendi.

    Bem, a agua DENTRO da caixa vai estar numa gaiola de faraday - a caixa é metálica.

    Mas a agua que tiver saindo das torneiras, pode estar conduzindo eletricidade (pois está fora da caixa...).

    Isso é problema viu ?

    A propria caixa d'agua, mesmo sem tuas antenas, já é um chama raios, e esse problema que vc está pensando já existe naturalmente, com ou sem tua antena.

    Ou seja, melhor providenciar um bom para-raio pra essa caixa d'agua ai.

  7. #7
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    O raio vai pra onde é mais fácil pra ele ir (caminho de menor resistência). O próprio ar não conduz, até uma certa ddp, depois disso vira condutor. Realmente a água tratada conduz (de chuva não), por causa dos sais de cloro e outras coisitas. O que quis dizer é que isso realmente não me preocuparia. E se o mundo acabar?



    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Aaaaah diz isso pro meu chuveiro... Já cansei de levar choque nele !

    A terra tb não é boa condutora (Sério !) se ela estiver seca na realidade é pessiam condutora (Comparável ao vidro), e no entanto, pra onde o raio vai ?

    Eu não apostaria nisso.

  8. #8

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    Meio complicado esse negócio de e se o mundo acabar... isso aqui vai virar um tópico eterno... acho que o que pode acababar "somos nozes" enquanto seres pensantes.. pois de resto viramos adubo e dos bons pra falar a verdade e comidinha de larvinha.. precisa ver que "munitinhu" que é as larvinhas te devorando... pois bem assim retornaremos ao ciclo seu DNA vai estar na barriguinha da larvinha e na terrinha... nem que ele seja desmontado seus aminoácidos estarão presentes nela.. ae um passarinho come a larvinha e vc vai passear mais longe ainda... e quem sabe vc ame tanto assim catastrofe.. e marte colida com a Terra ainda assim não acabariamos apenas iriamos passear no espaço... a menos que o titio Sol não nos engula...
    pow mais interessante quando tem sangue....
    chama o rambo..
    ps. E se o mundo acabar?
    - Se o mundo acabar a gente vira palestino e ja era.. tomamos uma faixa de Marte e que se dane o resto.

  9. #9
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    Foi só uma brincadeira? Mas........
    Se o mundo acabar?

    Citação Postado originalmente por slackmanic Ver Post
    Meio complicado esse negócio de e se o mundo acabar... isso aqui vai virar um tópico eterno... acho que o que pode acababar "somos nozes" enquanto seres pensantes.. pois de resto viramos adubo e dos bons pra falar a verdade e comidinha de larvinha.. precisa ver que "munitinhu" que é as larvinhas te devorando... pois bem assim retornaremos ao ciclo seu DNA vai estar na barriguinha da larvinha e na terrinha... nem que ele seja desmontado seus aminoácidos estarão presentes nela.. ae um passarinho come a larvinha e vc vai passear mais longe ainda... e quem sabe vc ame tanto assim catastrofe.. e marte colida com a Terra ainda assim não acabariamos apenas iriamos passear no espaço... a menos que o titio Sol não nos engula...
    pow mais interessante quando tem sangue....
    chama o rambo..
    ps. E se o mundo acabar?
    - Se o mundo acabar a gente vira palestino e ja era.. tomamos uma faixa de Marte e que se dane o resto.

  10. #10

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    lol

  11. #11

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    sem fim de mundo agora... é mais facil o raio se dissipar pela caixa que é metalica e para o chão do que pela água a resistência da água mesmo que possua ions vai ser maior... ninguém vai morrer lavando a mão ou tomando banho.. por causa de um raio... pela água não vai chegar corrente ao chuveiro, se chegar vai ser pela fiação eletrica e o que pode acontecer é do chuveiro estourar e vc morrer do coração e não eletricultado

  12. #12

    Padrão Re: Antena em cima da caixa d'agua

    Valew a todos,entao vou colocar sem problemas,ja que la nunca caiu um raio,apesar de ser o ponto mais alto,se cair....eu compro outra RB.....Mas ja fiko tranquilo em saber que se alguem morrer em uma descarga de um raio o culpado nao vai ser Euu!!!