Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Amigos, instalei o primeiro BulletM2 para distribuir, pois não aguentei mais esperar por um RocketM.
    Tudo configurado e funcionando, deixei o AirMax desativado para ter compatibilidade com os kits clientes.
    Em princípio gostei de mais alguns recursos como na página principal , as informações sobre as estações conectadas, são mais completas.

    Mas em wireless, a opção b/g/n não permite troca pois não fica habilitada. Queria selecionar só B/G
    Alguma coisa na configuração não está permitindo isso.
    Gostaria de saber com quem já configurou , como fazer isso.

  2. #2

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    cara nunca mexi com esse ainda
    mais tirando do M5 eu nao consequia alterar algumas funções dele usando o google chorme somente usando o explorer nao sei c eh esse seu caso

    abraço

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    1929,
    Tive o mesmo problema, primeiro o meu bullet a principio só ficava em N depois conferi no forum ubnt que tinha que atualizar a versão , coloquei a ultima disponivel e fico B/G/N sem ter como setar (o seu caso).
    Cansei de procurar como resolver, deixei do jeito que tava , porém resolveu o meu problema que era a latência alta na rede.

  4. #4

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    bom falando de bullet, eu fechei ptp de 65km com dois da linha M5, e antenas genge, de 33db ta passando de 24 a 32mb, otimo equipamento, mas realmente não consegui fazer ele conectar num xr5 que tava la do outro lado, somente bulet com bullt, não tem muita coisa para mexer, e so por como vem, claro habilitar para usar o airmax e tabem para não usar ack em ptp.antes eu tava com xr5 e tava meio inestavel, ficou ocilando ainda de -61 a -72, mas ta otimo, recomendo, antes eu ja tinha usado um bullt 2 como ap e travava direto, agora neste ptp não tive problemas, super estavel a mais de 20 dias.
    recomendo bullet ao imves de xr5, ficou muito melhor com bullet que com mikrotik.
    ese e meu depoimento, se alguem quer ver os print´s eu mando otimo, estavem, e custa pouco, alem disso agora homologado pela americansatelite...
    to numa duvida, tenho clientes na zona rural, agora nçao seis e coloco bullet m5 ou m2 pra atender eles, to pesquisando, preciso atender 30km.
    não se asustem sim, 30km, visada limpa eu ja atendo ate um´s 19km, mas to achando que uma setorial de 17 e bullet m2 e clientes com grades e bullt m2 30km vai tranquilo, se alguem ja tem algum teste feito, ficaria grato...
    Última edição por alexsuarezferreira; 05-09-2010 às 20:56.

  5. #5

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    luizbe, voce ta usando o Bullet M2 como ap? Se tas usando conta como ficou o desempenho dele como ap
    abs

  6. #6
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Post Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, instalei o primeiro BulletM2 para distribuir, pois não aguentei mais esperar por um RocketM.
    Tudo configurado e funcionando, deixei o AirMax desativado para ter compatibilidade com os kits clientes.
    Em princípio gostei de mais alguns recursos como na página principal , as informações sobre as estações conectadas, são mais completas.

    Mas em wireless, a opção b/g/n não permite troca pois não fica habilitada. Queria selecionar só B/G
    Alguma coisa na configuração não está permitindo isso.
    Gostaria de saber com quem já configurou , como fazer isso.
    Caro amigo viemos mais uma ves nos encontar em uma questão.
    Realmente os BULLET M2 são somente b/g/n
    Já os BULLET 2 ou BULETT 2 HP esses sim são b/g
    Mas Geralmente funcionam muito bem em b/g/n
    Quando possível poste suas impressões sobre o uso de b/g/n em clinets que são só b/g.
    Grande Abraço!

  7. #7

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro amigo viemos mais uma ves nos encontar em uma questão.
    Realmente os BULLET M2 são somente b/g/n
    Já os BULLET 2 ou BULETT 2 HP esses sim são b/g
    Mas Geralmente funcionam muito bem em b/g/n
    Quando possível poste suas impressões sobre o uso de b/g/n em clinets que são só b/g.
    Grande Abraço!
    Então vamos lá com as primeiras impressões. Eu retirei um Nano2 com antena integrada e coloquei este bulletM2 com um painel TSM pol horizontal 60º.
    Em principio eu espera melhora em todos os clientes. Mas não foi o que aconteceu. Mas não é culpa da nova instalação. É que o Nano2 abre bem mais que os 60º que o fabricante diz.
    Pelo visto , a antena da TSM dá os 60º mesmo porque os clientes que estavam na borda do angulo de irradiação quando era Nano2, não ficaram com sinal bom. Mas mesmo assim estão navegando incrivelmente com -80, -85.
    Mesmo nos clientes que estavam b/g apesar de sinal bom, o ccq ficou em torno de 30%. Daí passei eles para B e o CCQ foi para 100% Por isso que eu queria ver uma maneira de habilitar as opções de protocolo no BulletM.
    Vou ter que colocar mais um bulletM2 com outra TSM para cobrir bem o setor. Por outro lado, os que estão dentro dos 60º, o sinal cresceu muito.
    Outra coisa interessante é que na pagina principal, no monitor no fim da página as informações das conexões é muito mais completa nos M.
    Então as primeiras impressões foram positivas.

  8. #8

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    cara nunca mexi com esse ainda
    mais tirando do M5 eu nao consequia alterar algumas funções dele usando o google chorme somente usando o explorer nao sei c eh esse seu caso

    abraço
    Testei com vários navegadores e é a mesma coisa.

  9. #9

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    cara nunca mexi com esse ainda
    mais tirando do M5 eu nao consequia alterar algumas funções dele usando o google chorme somente usando o explorer nao sei c eh esse seu caso

    abraço
    Fui confirmar no forum da Ubiquiti. Esta configuração b/g/n mixed é padrão e não pode ser mudada.

    Nanostation M2 how to switch to 802.11g only (withnout operating at 802.11n speeds) - Ubiquiti Networks Forum

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Junnin,
    eu tinha uma RB em um painel hyperlink 17º Horizontal,
    no qual não conseguia intender porque não funcionava, sendo que pigtail, cartao , cabo , conector, praticamente tudo eu conferi e troquei, resolvi entao apelar pro bullet M2HP, a principio não tinha funcionado como eu queria, mas depois fiz alteração no canal , no ack (setando em 70) , desativando algumas opções que me recomendaram no forum UBNT.

    e pimba, meus clientes voltaram a navegar feliz da vida, alguns em G e outros em B, porém all CCQ100% ,
    percebi que a taxa CCQ é ajustada de acordo com a velocidade do cliente, por exemplo se o cliente ta com algum mal contato ele fica a 1/1mbps ou 11/1mbps aí o ccq vai la embaixo, mas se vocÊ setar o cliente pra ficar só em 11mb , o ccq sobe pra 100%.

    no mais fiquei satisfeito com o equipamento o qual tem 400mhz (mais do que minha rb tinha), e tem o detalhe de não ter cabo/conectores/pigtail para conectar em um Painel setorial.

    Pretendo agora migrar 100% da minha rede de backhaul para UBNT e fazer um centro de gerencia com o AirControl e o Dude, por enquanto ta no papel, se as coisas continuarem a dar certo, Pode ser que saia.


  11. #11

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Bom dia, luizbe, nos seus clientes que tipo de equipamento esta usando? Tenho 2 M2 e atualizei o fimware. Porem 1 radio 2.4b conectava e não havia conectividade IP e meu notebook com cartao N funcionava muito bem. Se puder nos dar mais dicas ficariamos agradecidos. Quero coloca-lo no lugar de alguns mikrotik que temos aqui ou montar um novo POP com esses equipamento.

  12. #12

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    valeu Luiz
    Tenho uma estrutura semelhante a sua: painel hor.rb e cartao... vou fazer testes baseados na sua experiencia.
    Agora é saber quais opçoes voce desativou e a quantidade de clientes simultaneos o bicho suporta sem abrir o bico.
    abs
    Última edição por Juniin; 06-09-2010 às 12:29.

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Quanto a configuração,
    eu deixei em 20 MHZ (é o que funciona pro B/G) conectar,
    desativei a opção "ENABLE EXTRA REPORTING" aba advanced.
    desmarquei aquela opção OFF do RTS e Fragmentation Thrg
    Marquei a Cliente Isolation.
    ACK 62 e desmarquei o Auto Adjust
    TX RATE eu deixei AUTOMATICO mesmo.

    nessas configurações aí, deu certo aqui pra min,
    antigamente com cartão +RB, quando o cartão fazia 500kbps de trafego o cartao ja abria o bico (não sabemos ainda o porque)
    com esse bullet , com 1,3mbps ele ta guentando sussegado. (30 clientes simultaneos)

  14. #14

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    seguindo as configurações do LUIZBE fui bem sucedido em clientes com b/g, realmente estou satisfeito o que não testei, mas ouvi dizer que não fica bom,colocar clientes N. Agora toh pensando em coloca-lo somente em N e ativar esse air max.

    O que falta realmente é um fimwrare e gerenciamento igual ao MIKROTIK.

  15. #15
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks Ver Post
    seguindo as configurações do LUIZBE fui bem sucedido em clientes com b/g, realmente estou satisfeito o que não testei, mas ouvi dizer que não fica bom,colocar clientes N. Agora toh pensando em coloca-lo somente em N e ativar esse air max.

    O que falta realmente é um fimwrare e gerenciamento igual ao MIKROTIK.
    Realmente a família UBIQUITI tem dado muita satisfação a todos os seus usuários, mas sistema de gerenciamento em radios é uma coisa que está COMPLETAMENTE fora dos planos da empresa.
    Isso é trabalho de servidor e não de radio transmissor, essa é a filosofia.
    Mas a Ubiquiti ja possui a algum tempo suas prórias Router Board's RouterStation Pro | Ubiquiti Networks, Inc.

    Grande Abraço!

  16. #16

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Meu bulletM2 está mandando ver, mas não estou satisfeito com o que vejo.
    ACK lá em cima se deixar em auto.
    Se fixar em 70, o CCQ cai para 10%
    Se fixar em 100 o ccq vai para 30% . Este foi o melhor ccq que consegui.
    Potencia tive que deixar no máximo, pois se baixar o ccq cai e o ack vai lá em cima também.
    Tentei fixar em data rates, mas daí não aparece a leitura do ccq. Deixei data rates em automático
    Antena TSM 14 dbi pol horizontal.
    No máximo 10 clientes. Mas não faz diferença se são 10 ou um só. Os índices são os mesmos.

  17. #17
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    1929, o CCQ medido pelo bullet é um valor medio comparando a cada cliente, confere na lista de pessoas conectadas e você verá alguem com ccq super baixo, alí tá o problema, tive que passar em dois clientes com ccq baixo mas por erro meu que fixei o data-rate do radinho do cliente em 2mbps.

    mas concerteza você não pode deixar a potencia do bul no maximo, a propia ubnt não aconselha.

  18. #18

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    1929, o CCQ medido pelo bullet é um valor medio comparando a cada cliente, confere na lista de pessoas conectadas e você verá alguem com ccq super baixo, alí tá o problema, tive que passar em dois clientes com ccq baixo mas por erro meu que fixei o data-rate do radinho do cliente em 2mbps.

    mas concerteza você não pode deixar a potencia do bul no maximo, a propia ubnt não aconselha.
    Agora de madrugada sem ninguém conectado o ACK continua igual, lá em cima e o CCQ continua igual, lá em baixo.
    Tentei fixar o data rates mas daí não entro mais no rádio. Ainda bem que tem aquela opção de test antes de aplicar em definitivo.
    Este BulletM2 faz um wds com outro bullet2 , não M.
    Dai que no bulletM vou em station para ver como está a conexão e aparece um ccq de 3% e TX/RX de 2/54. Ou seja, ele está recebendo tudo que tem direito, mas não está saindo como deveria. Mas a repetidora operou normalmente durante todo o dia. Já estou achando que é um erro de leitura falsa dos parâmetros.

  19. #19
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    iae amigo alguma novidade sob o teste do bullet m2 com setorial?

  20. #20
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Meu 1º BulletM2 - B/G/N desativado

    Realmente os BULLET M2 são somente b/n ou g/n
    Já os BULLET 2 ou BULETT 2 HP esses sim são b/g
    Para quem quer migrar para a família BULLET e não ter muitos problemas
    O ideal é usar os BULLET 2 HP pois são, muito robustos segurando de 30-40 clientes simultâneos
    Já para quem está começando os BULLET M2 HP não teria muitos problemas pois os clientes podem ser instalados utilizando adaptadores que se adecuem a essa tecnologis como por exemplo
    Os KOZUMI K-300MWUN de 300mw ou os KOZUMI K-500MWUN de 500mw.
    dentre outros no mercado é claro!