Pessoal.

Estou com hotpost funcionando em casa so pra uso da familia então eu queria fazer um um controle meio que QoS....temos 1mb de adsl e temos 10 usuário aqui o problema no final de semana temos os 10 online e sempre em um engraçado que fica baixando videos e usa todo o link.


Queria fazer o seguinte não quero limitar a navegação por exemplo cada um tem 300/128Kpbs mas sim ao começar o consumo do link em downloads(baixando a arquivos) e outro usuário entre no hotpost ele não fique sem banda...a banda do download começa a diminuir e dividir o link em partes iguais e se conforme a quantidade de clientes for diminuindo a banda vai aumentando para os outros entenderam?


exemplo"
1 usuario conectado: usando todo o link 1mb
2 usuarios: o primeiro esta baixando um arquivo a full e o segundo conecta e precisa usar a internet, então ficaria 512kpbs para cada...se o segundo fica ocioso e o primeiro precisa de banda a banda vai toda para ele e assim por diante...um QoS mesmo para liberar para quem precisa e se todos precisarem dividir por igual/

como faço esse tipo de QoS no mk? no linux eu fazer com htb+tc deixando uma regra como default 1mb se ninguém tivesse usando e conforme fosse usando o link iria sendo dividido por igual.

Aguardo ajuda pois o problema está no download nos finais de semana pois é quando preciso do bloqueio durante a semana só tem 2 usuários usando então não tenho problema.