+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não aconselho separar sub-redes para os provedores, pois vai desperdiçar ips...

algumas perguntas :
    1 - quantos ips voce REALMENTE tem que passar para cada provedor ?
    2 - Você tem um servidor de DHCP ?

Se você só passar UM ip para cada provedor, isso simplifica bastante as coisas...

Outra coisa, não recomendo RB para esse tipo de serviço, muito menos mikrotik
    JorgeAldo, tenho que passar um /28 para cada e de la eles se viram em fazer o resto, nao estou usando rb e sim um pc com mk instalado, alguma ideia ???.

Vou dividir pra um nao enxergar o outro oks
    NAo ligo de perder alguns ips

Abraços

2. Caro Edcomrocha o pessoal do fórum estão perdendo o foco da coisa com essa competição de egos, e andam esquencendo a finalidade dele que é ajudar aqueles que estão com dificuldades e não competir para ver quem é mais ou menos, pois ninguém é obrigado a saber tdo e cada um utiliza-se das ferramentas que tem e que lhe sejam mais fácil se elas estão suprindo suas necessidades ótimo.
    Bom mas vamos lá, estava com um problema semelhante ao seu tenho uma faixa de IPs /25 ou seja 128 IPs, e precisava atender dois outros provedores menores com link e com alguns endereços IPs, atualmente recebo meu link em uma outra cidade e faço um ptp para a minha cidade, para solucionar meu problema segui este tutorial e consegui resolve-lo, espero q ele tbém possa lhe ajudar ou pelo menos lher dar uma direção de como resolver o seu problema Mikrotik Facil.com: IP Válido no MikroTik e Repasse, boa sorte.

3. Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Caro Edcomrocha o pessoal do fórum estão perdendo o foco da coisa com essa competição de egos, e andam esquencendo a finalidade dele que é ajudar aqueles que estão com dificuldades e não competir para ver quem é mais ou menos, pois ninguém é obrigado a saber tdo e cada um utiliza-se das ferramentas que tem e que lhe sejam mais fácil se elas estão suprindo suas necessidades ótimo.
    Bom mas vamos lá, estava com um problema semelhante ao seu tenho uma faixa de IPs /25 ou seja 128 IPs, e precisava atender dois outros provedores menores com link e com alguns endereços IPs, atualmente recebo meu link em uma outra cidade e faço um ptp para a minha cidade, para solucionar meu problema segui este tutorial e consegui resolve-lo, espero q ele tbém possa lhe ajudar ou pelo menos lher dar uma direção de como resolver o seu problema Mikrotik Facil.com: IP Válido no MikroTik e Repasse, boa sorte.
    Entao, Elielton eu ja tinha visto o blog do Osni, mais nao queria usar proxy-arp, a dica é boa, so que uma vez tentei usar proxy-arp e bagunçou a rede (Não sei o porque).

Mesmo assim obrigado pela dica, vou continuar tentando aqui pra ver se consigo ou se é possivel mesmo

Abraços e boa sorte ai tambem.

4. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Agora eu me liguei numa coisa.

Na placa LAN, que vai para os clientes, tu tens que setar UM ip de cada um dos blocos que estas vendendo.

Ou seja, o Mikrotik tem que ser DONO de um IP em cada bloco que sai pros clientes.

Com isso ele se torna o gateway desse bloco, e passa a participar dele, e inclui-lo na sua tabela de roteamento.

Assim :

WAN do mikrotik x.x.x.x/26

LAN do mikrotik x.x.x.17/28
    Alias 1 x.x.x.33/28
    Alias 2 x.x.x.49/28

Tendeu ?

Não se faz rota para redes que estão ligadas diretamentes à um roteador, pois o roteador automaticamente adiciona rotas para as subredes locais.
    Então JorgeAldo aqui fiz assim:

Ip da ether onde recebo o link da operadora: 201.20.51.2/26 O gateway de todos ips é 201.20.51.1, que por acaso é algum equipamento la na operadora ok.

A ether que sai para os clientes eu fiz assim:
    201.20.51.17/28 Provedor1
    201.20.51.33/28 Provedor2
    201.20.51.49/28 Provedor3

Entao vou em um pc e seto o ip 201.20.51.34 com a mascara /28 e gateway 201.20.51.33
    só que esse pc nao navega nao pinga pra internet e nem da internet consigo pingar ele nem o ip gateway dele, por isso pensei que teria que haver alguma rota apointando pra interface que estao esses ip, você conseguiu entender minha duvida ???

Abraços e obrigado pela ajuda.

5. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    o gateway é por sub-rede.

o gateway dos provedores é O SEU PC, não o gateway da operadora de telecom...

o gateway DO SEU PC (que esta funcionando como roteador) ai sim, é o gateway que a operadora te deu...

Logo, O SEU PC deve ser DONO do IP que você dá aos provedores como sendo o gateway.

No mikrotik você não pode dar mais de um ip para uma placa de rede ?

A placa de rede do SEU PC, que é o gateway dos provedores, deve POSSUIR o IP que vc especificou para eles como sendo gateway.

Não consigo explicar melhor que isso. Além disso só pessoalmente mesmo.
    Pois é JorgeAldo, mais assim que esta se você olha no post anterior, o gateway que a operadora me deu esta indo na placa de rede que recebe o link, os gateways que estou colocando nos clientes é o que esta setado ta naplaca de rede que vai para os clientes, foi bem assim que eu fiz, so que nao navega nem a pau, por isso achei que tinha que ser feito algo em ip route.

Vou continuar tentando por aqui.

Se você pudesse ou quiser, se nao for te incomodar poderia me add no msn ?

edcomrocha@hotmail.com

Abraços e valew pelas dicas.

Tópicos Similares

1. Respostas: 27
    Último Post: 07-07-2014, 19:00
  2. Como Passar IP Válido no MK
    Por megaworks no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 08-11-2007, 18:08
  3. Prox-arp como habilitar? IP válido
    Por fsoaress76 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2