Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Pessoal, nao sei se to criando o post no lugar certo, caso esteja no lugar errado, favor mover ele....

    seguinte...

    Tenho um provedor de internet e possuo um link Dedicado de 100Mb com a Embratel, vendi 20 megas para um provedor de uma cidade vizinha e 12 megas para outro provedor...vou ficar com 68 Megas, oque eu preciso saber é como vou fazer essa divisao no Mk, possuo uma RB 1100 na empresa para fazer isso...lembrando que eu preciso limitar essa banda para os provedores que compraram o link comigo, entregar 16 Ips Válidos pra cada uma deles pois possuo 128 Ips Válidos e isolar as redes dos Provedores e do meu tb....desde já agradeço a atenção e colaboração de todos.

    Abraços!!!

  2. #2

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por edsaboia Ver Post
    Pessoal, nao sei se to criando o post no lugar certo, caso esteja no lugar errado, favor mover ele....

    seguinte...

    Tenho um provedor de internet e possuo um link Dedicado de 100Mb com a Embratel, vendi 20 megas para um provedor de uma cidade vizinha e 12 megas para outro provedor...vou ficar com 68 Megas, oque eu preciso saber é como vou fazer essa divisao no Mk, possuo uma RB 1100 na empresa para fazer isso...lembrando que eu preciso limitar essa banda para os provedores que compraram o link comigo, entregar 16 Ips Válidos pra cada uma deles pois possuo 128 Ips Válidos e isolar as redes dos Provedores e do meu tb....desde já agradeço a atenção e colaboração de todos.

    Abraços!!!
    Vixii....
    Não sei se tu vai conseguir redirecionar um IP externo diretamente para seus clientes, o que seria mais aconselhavel seria tu fazer um redirecionamento de portas para os ips dos seus clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Ajudem o Edsaboia pessoal pois este também é o meu problema, vou acompanhar o fórum, desde de já obrigado aqueles que contribuirem.

  4. #4

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    No seu caso eu faria assim:

    Segmentaria seu range /25, ficando assim:

    0.0.0.0/28 pool para provedor1
    0.0.0.0/28 pool para provedor2

    0.0.0.0/27 subrede1 para seuprovedor
    0.0.0.0/26 subrede2 para seuprovedor

    Entregaria 1 ip da subrede1 para cada um dos provedores e faria rotas estaticas direcionando o pool de cada provedor para o ip recebido.

    O isolamento, pode ser feito na camada 3 e se vc usa bridge, cuide de usar filtros na bridge para ter sucesso no isolamento. (estou presumindo que sua rede está isolada fisicamente).

    O controle de banda pode ser feito diretamente no simple queue de acordo com o ip atribuido aos provedores.


    Espero ter ajudado de alguma forma.

    Vlw


    Citação Postado originalmente por edsaboia Ver Post
    Pessoal, nao sei se to criando o post no lugar certo, caso esteja no lugar errado, favor mover ele....

    seguinte...

    Tenho um provedor de internet e possuo um link Dedicado de 100Mb com a Embratel, vendi 20 megas para um provedor de uma cidade vizinha e 12 megas para outro provedor...vou ficar com 68 Megas, oque eu preciso saber é como vou fazer essa divisao no Mk, possuo uma RB 1100 na empresa para fazer isso...lembrando que eu preciso limitar essa banda para os provedores que compraram o link comigo, entregar 16 Ips Válidos pra cada uma deles pois possuo 128 Ips Válidos e isolar as redes dos Provedores e do meu tb....desde já agradeço a atenção e colaboração de todos.

    Abraços!!!
    Última edição por standart; 23-08-2010 às 08:59.

  5. #5

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Cara use proxy-arp e uma regra passtroug que vai redondinho

  6. #6

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Obrigado pela ajuda galéra...vou testar todas as maneiras colocadas aqui por vcs....e posto o resultado de qual se encaixou melhor na minha topologia de rede aqui....obrigado a todos pela antenção.

    Abraço!!!

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    No seu caso eu faria assim:

    Segmentaria seu range /25, ficando assim:

    0.0.0.0/28 pool para provedor1
    0.0.0.0/28 pool para provedor2

    0.0.0.0/27 subrede1 para seuprovedor
    0.0.0.0/26 subrede2 para seuprovedor

    Entregaria 1 ip da subrede1 para cada um dos provedores e faria rotas estaticas direcionando o pool de cada provedor para o ip recebido.

    O isolamento, pode ser feito na camada 3 e se vc usa bridge, cuide de usar filtros na bridge para ter sucesso no isolamento. (estou presumindo que sua rede está isolada fisicamente).

    O controle de banda pode ser feito diretamente no simple queue de acordo com o ip atribuido aos provedores.


    Espero ter ajudado de alguma forma.

    Vlw
    Standart, você poderia dar uma dica de como fazer o roteamento quando se divide essas faixa no mk?

    Exemplo: tenho uma faixa /26, recebo o link por camada 2 se nao me engano, onde so tenho a ponta do rj45 ou seja nao tenho roteador aqui, o roteador esta na operadora e de la trgo por radio

    Ai no caso fiz assim: Wan do mk onde recebo o link 200.200.200.2/26. Sendo que 200.200.200.1/26 é o gateway que me passaram la na operadora.

    Interface local 200.200.200.17/28 + 200.200.200.33/28 + 200.200.200.49/28
    Onde cada faixa /28 será pra um cliente diferente.

    O que preciso é saber como fazer as rotas para as faixas 28 sairem para internet, tentei mais nao consegui, eu acho que estou errando nas rotas.

    Se puder dar um exemplo eu agradeço muito


    Abraços a todos

  8. #8

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Olá edcomrocha, achei estranho como esta sendo entregue o pool ip para você.

    O que aconteece normalmente?

    A Tele te entrega 1 faixa pra conexão wan e um pool para uso interno na sua rede, sendo:

    WAN = 200.201.201.2/30
    GW = 200.201.201.1
    REDE = 200.201.201.0/30

    POOL

    200.202.202.0/25, ou seja os 128 ips que vc falou que tinha.

    ROTEAMENTO QUE ACONTECE NA TELE:

    SRC DST GW
    0.0.0.0 200.202.202.0/25 200.201.201.2

    Com isso ela tem em sua tabela que essa classe /25 quem vai responder por ela é seu servidor (roteador) que recebe o ip da wan.

    No seu caso:

    Como vc precisa repassar blocos de ips tb para outras pessoas, faria assim.

    BLOCOS SEGMENTADOS APARTIR DO BLOCO /25:

    200.202.202.0/26 para uso na rede de clientes do seu provedor.
    200.202.202.64/27 para uso na rede de clientes do seu provedor.
    200.202.202.96/28 para entregar ao provedor1
    200.202.202.112/28 para entregar ao provedor2


    Você pode escolher o bloco menor para começar a usar os ips, nesse caso seria:


    IP DA LAN DO MK.

    200.202.202.65 255.255.255.224

    200.202.202.66 255.255.255.224 PROVEDOR1
    200.202.202.67 255.255.255.224 PROVEDOR2


    Em rotas voce faria assim:


    SRC DST GW
    0.0.0.0 200.202.202.96/28 200.202.202.66
    0.0.0.0 200.202.202.112/28 200.202.202.67


    Pronto, está entregue os dois pools /28 para seus dois clientes.



    Engraçado na prova do MTCNA tinha uma questão que desmonstrava um cenario muito parecido com esse..kkkk


    Vlw
    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Standart, você poderia dar uma dica de como fazer o roteamento quando se divide essas faixa no mk?

    Exemplo: tenho uma faixa /26, recebo o link por camada 2 se nao me engano, onde so tenho a ponta do rj45 ou seja nao tenho roteador aqui, o roteador esta na operadora e de la trgo por radio

    Ai no caso fiz assim: Wan do mk onde recebo o link 200.200.200.2/26. Sendo que 200.200.200.1/26 é o gateway que me passaram la na operadora.

    Interface local 200.200.200.17/28 + 200.200.200.33/28 + 200.200.200.49/28
    Onde cada faixa /28 será pra um cliente diferente.

    O que preciso é saber como fazer as rotas para as faixas 28 sairem para internet, tentei mais nao consegui, eu acho que estou errando nas rotas.

    Se puder dar um exemplo eu agradeço muito


    Abraços a todos

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Oks entendi mais ou menos sua dica.

    Vou ser mais especifico pra ver se você consegue me entender.

    REDE = 201.12.130.0
    MASCARA = /26
    Vou Quebrar em 4x /28 no MK.

    No caso nas interfaces do meu MK eu iria colocar assim??
    ether1 LINK 201.12.130.2/26, mascara 255.255.255.192 gateway 201.12.130.1 (Esse ip que eles me passaram pra ser gateway)

    ether2 201.12.130.17/28, mascara 255.255.255.240
    ether2 201.12.130.33/28, mascara 255.255.255.240
    ether2 201.12.130.49/28, mascara 255.255.255.240

    E nos servidores dos clientes:

    cliente1 201.12.130.18/28 até .30/28, mascara 255.255.255.240 e gateway 201.12.130.17
    cliente2 201.12.130.34/28 até .46/28, mascara 255.255.255.240 e gateway 201.12.130.33
    cliente3 201.12.130.50/28 até .62/28, mascara 255.255.255.240 e gateway 201.12.130.49

    Creio que a divisão de ips esta certa.

    O que nao consigo fazer e rotear essas faixa pra sairem pra net

    se faço assim dst=201.12.130.48/28 gateway 201.12.130.2 a regra fica azul no mk pq ele ja cria uma dinamica com a mesma faixa e pref source 201.12.130.49.


    NAo sei como fazer as rotas no mikrotik é isso, to apanhando que nem cachorro hauhauhaua.

    Abraços e obrigado


    Obs: ips ficticios so pra ser mais claro, nao sao meus imaginei e coloquei pra ficar mais parecido com os que tenho aqui.
    Última edição por edcomrocha; 24-08-2010 às 21:26. Razão: Corrigir texto

  10. #10

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Olá Standart, estou com o mesmo problema para quebrar meus IPs e entregar para dois provedores, entendi mais ou menos a sua dica, mas teria como vc fazer um tuto com grafico e postar para nós se puder será de grande ajuda e desde já agradeço sua atenção.

  11. #11

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Me informa só uma coisa? Esquece essa faixa de ip, esquece cliente, qual o ip que esta na seu servidor na interface internet dele?

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Entao 201.20.51.2/26 na wan onde esta ligado o link o gateway dele é o ip .1 que esta na operadora

  13. #13

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    201.12.130.0/26 esta é a faixa que eles disponibizaram pra você?


    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Entao 201.20.51.2/26 na wan onde esta ligado o link o gateway dele é o ip .1 que esta na operadora

  14. #14
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    201.12.130.0/26 esta é a faixa que eles disponibizaram pra você?
    Nao nao coloquei so pra ter uma base de como seria, na realidade é 201.20.51.0/26, essa é a faixa de ips que me passaram oks.

    NAo acho muito seguro por ips em forum, mais agora ja foi hehehe

  15. #15

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não aconselho separar sub-redes para os provedores, pois vai desperdiçar ips...

    algumas perguntas :
    1 - quantos ips voce REALMENTE tem que passar para cada provedor ?
    2 - Você tem um servidor de DHCP ?

    Se você só passar UM ip para cada provedor, isso simplifica bastante as coisas...

    Outra coisa, não recomendo RB para esse tipo de serviço, muito menos mikrotik
    Me permita discordar do seu ultimo paragrafo, uso só não uso mikrotik pra fazer café, é a ferramenta mais fantastica que conheci até hoje que me permitiu dispensar todo arsenal de ferramentas fragmentadas que eu usava. Uso mikrotik uma prefeitura com 1200 terminais, e 16 WAN (escolas e postos de saúde) em PPPOE e nunca tive problemas.
    Última edição por int21; 25-08-2010 às 08:35.

  16. #16
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não aconselho separar sub-redes para os provedores, pois vai desperdiçar ips...

    algumas perguntas :
    1 - quantos ips voce REALMENTE tem que passar para cada provedor ?
    2 - Você tem um servidor de DHCP ?

    Se você só passar UM ip para cada provedor, isso simplifica bastante as coisas...

    Outra coisa, não recomendo RB para esse tipo de serviço, muito menos mikrotik
    JorgeAldo, tenho que passar um /28 para cada e de la eles se viram em fazer o resto, nao estou usando rb e sim um pc com mk instalado, alguma ideia ???.

    Vou dividir pra um nao enxergar o outro oks
    NAo ligo de perder alguns ips

    Abraços

  17. #17

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Caro Edcomrocha o pessoal do fórum estão perdendo o foco da coisa com essa competição de egos, e andam esquencendo a finalidade dele que é ajudar aqueles que estão com dificuldades e não competir para ver quem é mais ou menos, pois ninguém é obrigado a saber tdo e cada um utiliza-se das ferramentas que tem e que lhe sejam mais fácil se elas estão suprindo suas necessidades ótimo.
    Bom mas vamos lá, estava com um problema semelhante ao seu tenho uma faixa de IPs /25 ou seja 128 IPs, e precisava atender dois outros provedores menores com link e com alguns endereços IPs, atualmente recebo meu link em uma outra cidade e faço um ptp para a minha cidade, para solucionar meu problema segui este tutorial e consegui resolve-lo, espero q ele tbém possa lhe ajudar ou pelo menos lher dar uma direção de como resolver o seu problema Mikrotik Facil.com: IP Válido no MikroTik e Repasse, boa sorte.

  18. #18
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Caro Edcomrocha o pessoal do fórum estão perdendo o foco da coisa com essa competição de egos, e andam esquencendo a finalidade dele que é ajudar aqueles que estão com dificuldades e não competir para ver quem é mais ou menos, pois ninguém é obrigado a saber tdo e cada um utiliza-se das ferramentas que tem e que lhe sejam mais fácil se elas estão suprindo suas necessidades ótimo.
    Bom mas vamos lá, estava com um problema semelhante ao seu tenho uma faixa de IPs /25 ou seja 128 IPs, e precisava atender dois outros provedores menores com link e com alguns endereços IPs, atualmente recebo meu link em uma outra cidade e faço um ptp para a minha cidade, para solucionar meu problema segui este tutorial e consegui resolve-lo, espero q ele tbém possa lhe ajudar ou pelo menos lher dar uma direção de como resolver o seu problema Mikrotik Facil.com: IP Válido no MikroTik e Repasse, boa sorte.
    Entao, Elielton eu ja tinha visto o blog do Osni, mais nao queria usar proxy-arp, a dica é boa, so que uma vez tentei usar proxy-arp e bagunçou a rede (Não sei o porque).

    Mesmo assim obrigado pela dica, vou continuar tentando aqui pra ver se consigo ou se é possivel mesmo


    Abraços e boa sorte ai tambem.

  19. #19
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Agora eu me liguei numa coisa.

    Na placa LAN, que vai para os clientes, tu tens que setar UM ip de cada um dos blocos que estas vendendo.

    Ou seja, o Mikrotik tem que ser DONO de um IP em cada bloco que sai pros clientes.

    Com isso ele se torna o gateway desse bloco, e passa a participar dele, e inclui-lo na sua tabela de roteamento.

    Assim :

    WAN do mikrotik x.x.x.x/26

    LAN do mikrotik x.x.x.17/28
    Alias 1 x.x.x.33/28
    Alias 2 x.x.x.49/28

    Tendeu ?

    Não se faz rota para redes que estão ligadas diretamentes à um roteador, pois o roteador automaticamente adiciona rotas para as subredes locais.
    Então JorgeAldo aqui fiz assim:

    Ip da ether onde recebo o link da operadora: 201.20.51.2/26 O gateway de todos ips é 201.20.51.1, que por acaso é algum equipamento la na operadora ok.

    A ether que sai para os clientes eu fiz assim:
    201.20.51.17/28 Provedor1
    201.20.51.33/28 Provedor2
    201.20.51.49/28 Provedor3

    Entao vou em um pc e seto o ip 201.20.51.34 com a mascara /28 e gateway 201.20.51.33
    só que esse pc nao navega nao pinga pra internet e nem da internet consigo pingar ele nem o ip gateway dele, por isso pensei que teria que haver alguma rota apointando pra interface que estao esses ip, você conseguiu entender minha duvida ???

    Abraços e obrigado pela ajuda.

  20. #20
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como Entregar Ip Valido Dividindo banda entre Provedores.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    o gateway é por sub-rede.

    o gateway dos provedores é O SEU PC, não o gateway da operadora de telecom...

    o gateway DO SEU PC (que esta funcionando como roteador) ai sim, é o gateway que a operadora te deu...

    Logo, O SEU PC deve ser DONO do IP que você dá aos provedores como sendo o gateway.

    No mikrotik você não pode dar mais de um ip para uma placa de rede ?

    A placa de rede do SEU PC, que é o gateway dos provedores, deve POSSUIR o IP que vc especificou para eles como sendo gateway.

    Não consigo explicar melhor que isso. Além disso só pessoalmente mesmo.
    Pois é JorgeAldo, mais assim que esta se você olha no post anterior, o gateway que a operadora me deu esta indo na placa de rede que recebe o link, os gateways que estou colocando nos clientes é o que esta setado ta naplaca de rede que vai para os clientes, foi bem assim que eu fiz, so que nao navega nem a pau, por isso achei que tinha que ser feito algo em ip route.

    Vou continuar tentando por aqui.

    Se você pudesse ou quiser, se nao for te incomodar poderia me add no msn ?

    [email protected]


    Abraços e valew pelas dicas.