Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AirMAX - não é apenas Rocket M

    Pessoal.

    A gente precisa lembrar que AirMAX não se traduz em Rocket M. Existe toda uma gama de produtos AirMAX para aplicações específicas.


    Vou apontar os erros mais comuns que tenho visto aqui no Under:
    1) Ponto-a-ponto com NanoStation M. É um erro porque a antena de 60 graus do Nano vai espalhar sinal e não vai focar todo o potencial no rádio oposto.

    EQUIPAMENTO MAIS INDICADO para PTP:
    a) NanoBRIDGE M
    b) BulletM + antena convencional



    2) Enlaces médios (abaixo de 10 KM) com Rocket M5 + RocketDISH 30 dBi. É um erro porque a antena e o rádio são muito eficientes e na maioria dos casos perde-se performance por excesso de potência em curta distância. Para o enlace ser eficiente, tem que diminuir a potência para o mínimo, tornando desnecessário o investimento em antena tão potente.

    EQUIPAMENTO MAIS INDICADO para PTP médio:
    a) NanoBRIDGE M
    b) PowerBRIDGE M
    c) Bullet M + antena convencional


    CONCLUSÃO:
    É bom os provedores se empolgarem e substituirem seus rádios mais antigos por AirMAX. O erro está em optar pelo Rocket M para tudo porque custa alguns Reais a mais que as outras soluções.

    O Bullet M opera em MIMO 1x1 e é compatível com MIMO 2x2. O Bullet M é um coringão que economiza uma fortuna para os provedores inteligentes, veja só:

    Se a aplicação é um PTP curtinho, as DISH tornam-se "overkill". É mais apropriado um Bullet M com a antena convencional. Esta configuração permitirá o uso do AirMAX com 50% a menos de investimento em hardware e sem perda de "truput".

    Se a aplicação é um PTMP onde os clientes trafegam pouca banda (128 kbps a 500 kbps cada cliente) o BulletM se acopla às antenas setoriais antigas, evitando o descarte de antenas de ótima qualidade.
    Quanto custou a sua antena setorial?
    Vai pegar quanto por ela no Mercado Livre?
    Realmente compensa vende-la?
    Claro que não, Bullet M nela !!!


    LEMBRE-SE:
    Tem um rádio AirMAX para cada aplicação. Aproveitem os recursos que a ubiquiti oferece e compre com inteligência.


    Se precisar de dicas específicas para o cenário do seu provedor, entre em contato comigo.


    Att,

    ZéAlves

  2. #2

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    parabens amigo pelas dicas.

    no maximo em ate 1 mes... vou precisar fechar um enlace de 12km, sendo que preciso de 10mb full.
    vou fechar com bulletM+antena hyperlink.
    pelo que me disseram, consigo essa banda desejada e mais um pouco.... mas sabe como é... é ver para crer.

  3. #3

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Mascaraajp,

    Se você ainda vai comprar a Hyperlink, opte pela Dimensiontech que tem a maioria da linha homologada ANATEL.

    Para 12 KM com BulletM5 + Dimensiontech grade 27dBi vai superar 80 megas agregado

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    e o valor das Dimensiontech? sabe algum valor aproximado?
    80mb agregado... hum... entao creio que facilmente terei os 10mb full...

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Mascaraajp,

    Se você ainda vai comprar a Hyperlink, opte pela Dimensiontech que tem a maioria da linha homologada ANATEL.

    Para 12 KM com BulletM5 + Dimensiontech grade 27dBi vai superar 80 megas agregado

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Aproximadamente R$ 170 para a de 27 dBi (homologada).

    Dimension Tecnologies

  6. #6

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    preço bacana tbm
    acho que vou seguir essa sua dica... vamos ver no que vai dar...
    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Aproximadamente R$ 170 para a de 27 dBi (homologada).

    Dimension Tecnologies

  7. #7

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Num enlace de 2km com visada, o que me sugeres? Pois, estou colocando duas Nano 5 com 2 discos 30 dbi (anatel).

  8. #8

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    nessa distancia vc nem precisa de antena externa.... use a interna do nano mesmo que fechara tranquilo.
    Citação Postado originalmente por Valdecke Ver Post
    Num enlace de 2km com visada, o que me sugeres? Pois, estou colocando duas Nano 5 com 2 discos 30 dbi (anatel).

  9. #9

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Bom dia o que vc recomenda para ptp de 15 km quero passar 100 megas de donw e 20 de up OBS: hoje eu tenho um ptp com rb 411 ah e xr5 nas duas ponta e antena de 29 dbi da pluton com sinal de - 50 e passa 40 megas so que estou comprando 100 megas e tenho que passar os 100 megas em um so enlace
    o que vc recomenda

  10. #10

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    nessa distancia vc nem precisa de antena externa.... use a interna do nano mesmo que fechara tranquilo.
    Mas esse é o problema! Fechar, fecha, sem dúvida. Mas a antena do nano é setorial (60° do nano5 e parece que 43° do nano m5) e espalha muito o sinal, causando (e captando) mais interferência do que o necessário.
    Eu tenho 2 links de 1km com nano loco 5, funcionam beleza mesmo, mas como tá aumentando muito o uso de 5.8 por aqui, já vou substituir por nano bridge que tem um ângulo de abertura muito menor.

    Zé Alves, nesse caso que não tenho antena externa, acho que o NanoBridge M5 é a melhor opção para a substituição, não é?
    Aliás parabéns pelo post, é uma questão que precisa ser colocada.
    Última edição por katraka; 23-08-2010 às 14:00. Razão: dar parabéns pelo post

  11. #11

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Parabéns pelos esclarecimentos.
    Como tenho intenção de migrar minha tecnologia aqui, estou de olho na linha AirMax.

  12. #12

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Que legal, o tópico fez sucesso !
    Vou responder com a maior clareza possível, ok?

    Valdecke, pra 2 KM vai de AirGRID (é USB) ou vai de NanoBRIDGE. Só que pra essa distância deixa a potência próximo do mínimo.
    Esses discos que você falou até funcionam, mas tem solução mais eficiente. Os incas já usavam essa teoria para se comunicar em longa distância. Evite usar esse tipo de solução em wireless.

    Enlacenet, com 15 KM e com a banda que você almeja, começa a ficar interessante o conjunto RocketM + RocketDISH. Semana que vem vou testar em campo umas atenas novas com o Bullet e pode ser que tenha maiores novidades quanto a distância e banda.

    Katraka, se você fizer questão de substituir os Nanos loco 5 por NanoBRIDGE M5, sem problemas. Você realmente precisa substituí-los?

    Aos amigos que parabenizaram pelo post, meu muito obrigado. É uma satisfação poder ajudar.

    Legal vocês de se preocuparem em usar antenas mais eficientes para focar o sinal no rádio oposto. A maioria da turma liga A com B e detona meio mundo...
    Já que vocês estão seguindo essa linha, lembrem-se que potencia baixa (na medida ideal) também ajuda a melhorar a performance do enlace.


    ZéAlves

  13. #13

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Caro irmão Granlabor.
    já que vc está mais por dentro vc sabe qual revenda já tem o Rocket M5 e as Basestation Homologadas?

  14. #14

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    Caro irmão Granlabor.
    já que vc está mais por dentro vc sabe qual revenda já tem o Rocket M5 e as Basestation Homologadas?
    A homologações está demorando tanto, que eu preferi ignorar este assunto. Confesso que nunca mais pesquisei quais produtos estão homologados.

    Até onde eu sei, quem vai homologar toda a série M da Ubiquiti é a WDC (www.wdcnet.com.br). Pesquise na SGCH da ANATEL como livetech.
    ATUALIZAÇÃO: Saiu a prévia de homologação do RocketM5, NanoM5 e Bullet M5 da WDC, deve publicar em 20 dias.

    Até o momento, a American Satélite homologou mais produtos da série M (www.americansatelite.com.br). Pesquise na SGCH da ANATEL como ubiquiti.


    Este é o link para a SGCH:
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/C...gacao/tela.asp


    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 25-08-2010 às 10:40. Razão: Atualização da prévia WDC

  15. #15

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    ...
    Se a aplicação é um PTMP onde os clientes trafegam pouca banda (128 kbps a 500 kbps cada cliente) o BulletM se acopla às antenas setoriais antigas, evitando o descarte de antenas de ótima qualidade.
    ...
    Agora tocou num ponto que me interessa.
    No começo achei que bullet ou bullet 2 serviria bem pra esse uso (Substituir as RB's no alto da torre), mas tanta gente falou mal desse uso que quase desisti. Peguei só 1 exemplar do bullet 2 e realmente não pareceu robusto o suficiente pra muitos acessos simultaneos.

    Já o Bullet M/M2 está mudado, os cabelos e a voz, aí vem aquela velha pergunta, "quantos simultaneos de 512KB você acha que ele aguenta?" (Imagine algo comum em provedores, sinais entre -70 e -30dB, ack entre 30 e 110uS, ruído presente mas nem tanto). Ou de 256KB... ou se é mais robusto que algum em8602 ou r52h da vida, só pra gente ter alguma referencia dele nesse uso.

    Outra coisa, não há alguma perda de desempenho na junção MK <> Airos V? Fiquei com a impressão que em bridge com MK o Bullet se saiu muito mal, enquanto que pra ptp direto do link (Sem balance ou algo assim, sem nada de mk no caminho) ficou muito bom, fiquei com uma pulga atras do orelha com essa relação (Mk como router com airos em bridge).

    PNBL ta aí pra link de 512KB, o preço do Bullet M está me atraindo pra sair dos r52 da vida aqui...

  16. #16

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Que legal, o tópico fez sucesso !
    Vou responder com a maior clareza possível, ok?


    Katraka, se você fizer questão de substituir os Nanos loco 5 por NanoBRIDGE M5, sem problemas. Você realmente precisa substituí-los?


    ZéAlves
    Olá Zé,

    eu ia substituir porque estava com problemas para acessar o MK lá na ponta, e estava tendo uma diferença muito grande entre o tx e rx no speed test. Mas mudei o canal do PTP e agora está beleza, passando 14MB nas 2 direções. Acho que vou deixar como está e vou usar o nanobridge em outro PTP.

    Abraço!

  17. #17

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Talvêz vocês tenham observado a propaganda da Air Live.
    Cita lá modelos Air Live AirMax. Mas creio que é só nomenclatura e não que seja compatível com Ubiquiti AirMax, pois o AirMax é um protocolo proprietário.
    É isso mesmo Zé?

  18. #18

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Olá Zé,

    eu ia substituir porque estava com problemas para acessar o MK lá na ponta, e estava tendo uma diferença muito grande entre o tx e rx no speed test. Mas mudei o canal do PTP e agora está beleza, passando 14MB nas 2 direções. Acho que vou deixar como está e vou usar o nanobridge em outro PTP.

    Abraço!
    Parabéns pelo enlace... e dá-lhe ubiquiti

    Normalmente assimetria entre TX e RX é falta de alinhamento. Caprichou no alinhamento?



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Talvêz vocês tenham observado a propaganda da Air Live.
    Cita lá modelos Air Live AirMax. Mas creio que é só nomenclatura e não que seja compatível com Ubiquiti AirMax, pois o AirMax é um protocolo proprietário.
    É isso mesmo Zé?
    Até onde sei é protocolo proprietário deles, talvez seja até marca registrada...

    Uma coisa é certa: se um fabricante usa a nomenclatura de outro, é porque o negócio está vendendo barbaridade... quem sabe rola uma caroninha, né?

    Tem como me passar o link via mensagem particular ou uma cópia da mensagem pro meu e-mail?

    Abraço a todos,

    ZéAlves

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Se não me engano a Ovislink usa AirLive Air Max (separado) e já tem tempo. Acho que usam este nome desde a época que o Ubnt fazia apenas cartõezinhos miniPCI.

  20. #20

    Padrão Re: AirMAX - não é apenas Rocket M

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Se não me engano a Ovislink usa AirLive Air Max (separado) e já tem tempo. Acho que usam este nome desde a época que o Ubnt fazia apenas cartõezinhos miniPCI.
    Oi Sergio.

    Você está no mercado há mais tempo que eu e já viu muita coisa. É possível que você esteja certo.

    Se for isso mesmo, vai dar um baile interessante no INPI dos gringos (ou ninguém se mexe hehehehehe).
    Mesmo nome, só uma letra e um espaço de diferença, mesma pronúncia... Um já usa ha mais tempo, outro rachou de fazer sucesso, xiiiiii, vai longe se quiserem brigar !


    Abraço,

    ZéAlves