+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Samba + AD como conectar quando o AD estiver fora do ar?

    Pessoal,

    Tenho um servidor samba numa ponta(B) integrado com o Ad funcionando 100% mas o meu ad fica na outra ponta(A) 60km numa rede wireless por motivos de segurança de energia deixamos só o linux samba nessa ponta(B) e na outra(A) todos os outros servidores.O motivo do linux esta nessa ponta é que os usuários da ponta B precisam de performace e a banda da rede só tem 5mb então ficaria muito lento para acessar os arquivos.

    Problema:

    Exemplo ontem deu problema na rede wireless e os usuários da ponta B precisavam entrar nas pastas do servidor samba e não conseguiam então queria saber como proceder nesse caso?Pois em último caso eu colocaria uma máquina simples só para replicar o windows 2003 que tenho na outra ponta para poder autenticar os usuários mas se houvesse outra opção eu deixaria somente o samba nessa ponta sem uma outra máquina windows para fazer isso entende?

    Aguardo a ajuda de vcs.

  2. #2

    Padrão Re: Samba + AD como conectar quando o AD estiver fora do ar?

    Olá,

    Vejo muitas pessoas que por nao saberem deixam apenas um servidor windows 2000/2003 como domain controler, sendo que vc pode ter mais de um para caso de falha sem problemas. Meu conselho seria vc colocar um servidor windows na sua Ponta B e promove-lo para Domain Controler também, assim vc acaba com esse seu problema.
    Bom, agora se vc perguntar se poderia fazer isso com seu servidor linux nao saberia lhe dizer no momento.

  3. #3

    Padrão Re: Samba + AD como conectar quando o AD estiver fora do ar?

    Então a única forma de continuar autenticando seria mesmo colocando outro windows replicando o Ad na ponta B? blz então vai ser o jeito ter uma máquina replicando agora a pergunta final:

    Hoje meu samba(10.0.1.36) se integra ao AD do servidor da ponta A(10.0.1.2) então o Ad que vai replicar o AD da ponta A vai ter IP 10.0.1.1.

    Como meu samba tem as configurações puxando do servidor Ad 10.0.1.2 quando ele cair e o servidor 10.0.1.1 AD da ponta B assumir a autenticação vou conseguir entrar na rede normal ou tenho que tirar a integração do 10.0.1.2 e passar o samba a integrar com o server 10.0.1.1?

    Na prática era para continuar funcionando mas não tenho certeza se o samba(10.0.1.36) vai pegar as autenticações do server 10.0.1.1.

    O que me diz?

  4. #4

    Padrão Re: Samba + AD como conectar quando o AD estiver fora do ar?

    Não meto a mão em samba faz muito tempo, a ultima versao que usei mesmo foi a 2 alguma coisa, vc podera alterar o seu linux para autenticar no servidor windows local, mas acredito que vc consiga informar nas configurações quantos DC vc tem na rede.