+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Link com Nano MIMO lento

    Bom dia pessoal.

    Fiz um ponto a ponto com 2 nanos mimo numa distancia de 200 metros um do outro.
    Um deles esta configurado como AP WDS e o outro com o Station WDS.
    Os dois estão em bridge, sem roteamento algum.
    No teste de velocidade realizado dentro do próprio nano, ele mostra uma banda de 112 mb para RX e 90 mb para TX. O sinal está muito bom, e potência dos rádios está em 16 dbi. Ambos configurado para usar AirMax. A visada é perfeita.

    O que chama a atenção é que, apesar deste troughput mostrado no rádio, a transmissão de dados de um lado para outro está lenta. Por exemplo: eu tinha um ponto a ponto neste lugar com 2 bridges proxym terabean que, teoricamente, não passa dos 54 mb e gastava 8 minutos para copiar o arquivo de backup de um lado pro outro. Agora, com os nanos que me dão uma largura de banda muito maior, estou gastando 18 minutos.

    Alguém poderia me dar uma luz? Tem alguma configuração específica para os Nanos funcionarem melhor em ponto a ponto?

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    amigo poste as suas configurações para que possamos ajudar.

    voce esta trabalhando com 2.4 ou 5.8GHz?

    verifique o alinhamento das antenas, as nano MIMO tem que estar muito bem alinhadas pois sao muito sensiveis, qualquer inclinação a mais pode prejudicar e muito o sinal.

    teste todos os canais possiveis, não sei por qual motivo acontece esse problema de em alguns canais chega a nem se comunicar, mesmo não tendo interferencia nem em canais em sobreposição.

  3. #3

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Agora estou sem acesso aos Nanos, por isso não estou postando a configuração aqui. Amanha vou lá mexer no link novamente e mando as conf.
    Estou trabalhando em 5.8. Vou fazer o teste dos canais também e posto o resultado.

    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Carlos.

    Você está usando bomba nuclear pra matar mosca...

    Nessa distância baixa a potência para o mínimo. Excesso de sinal é o seu maior inimigo neste cenário.

    Att,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Carlos.

    Você está usando bomba nuclear pra matar mosca...

    Nessa distância baixa a potência para o mínimo. Excesso de sinal é o seu maior inimigo neste cenário.

    Att,

    ZéAlves

    concordo com o que o colega falou acima, possuo um ptp sem visada direta 2 km entre um airgrid 23 dbi airmax mimo e um nanoM5, passa 40 mb tx e 38 mb Rx, perfeito, e sem visada, a potencia setei ela em 15 db.

  6. #6

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    amigo de uma olhada neste post e ve se ajuda.

    https://under-linux.org/f105/sucesso...ion-m5-138706/

  7. #7

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estacao2.JPG
Visualizações:	167
Tamanho: 	33,0 KB
ID:      	13943Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap1.JPG
Visualizações:	126
Tamanho: 	40,4 KB
ID:      	13942Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap3.JPG
Visualizações:	147
Tamanho: 	15,6 KB
ID:      	13941Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estacao1.JPG
Visualizações:	141
Tamanho: 	32,8 KB
ID:      	13940Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estacao3.JPG
Visualizações:	128
Tamanho: 	13,9 KB
ID:      	13939

    Galera, tive uns problemas e andei ausente. Me desculpem não ter dado um retorno mais rápido.

    Vou postar Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap0.JPG
Visualizações:	163
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	13938as conf aqui. O sinal ta ótimo, o link mostra valores excelentes, mas na hora de transferir arquivos grandes, ele é um pouco lento. Para a Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap2.JPG
Visualizações:	137
Tamanho: 	33,6 KB
ID:      	13937navegação cotidiana está realmente muito bom. A questão é: ele realmente aguenta peso (tráfego de arquivos grandes, acima de gb)?

    Abraços
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estacao0.JPG
Visualizações:	203
Tamanho: 	37,8 KB
ID:      	13936

  8. #8

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    bom amigo te aconselho e desativar o airmax , quando eu desativo ele aki aumenta muito o throughput .

  9. #9

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    amigo tive um problema parecido com o seu relatado aqui no forum, o meu problema era cabos de rede de pecima qualidade, esses equipamentos M da Ubiquit são senciveis a interferencias pelo cabo, por minha experiencia o que mostra no troughput é bem proximo do real mas voce tem que verificar o resto cabo switch etc, agora segue a dica do pessoal testa a potencia baixa tambem, pois em 200mtrs 13dbi é mais que suficiente.

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    sim o cabo pode influenciar na perda de qualidade do sinal e throughput...
    porque o modo airmax exige uma boa alimentaçao se os cabos forem muito longos ou com baixa qualidade há uma perca sim....

  11. #11

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    bom amigo te aconselho e desativar o airmax , quando eu desativo ele aki aumenta muito o throughput .
    Ok. Vou desativar e testar pra ver o que consigo. Por hora, obrigado pela ajuda.

  12. #12

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Obrigado pela dica dos cabos.
    O cabos que tem instalados são de ótima qualidade, mas já estao instalados há alguns anos, o que pode ter causado alguma perda de qualidade, principalmente na parte que sai da tubulação e sobe pelo mastro onde os rádios estão instalados, pois esta parte do cabo fica exposta às intempéries.

    Eu desativei o Airmax e fiz alguns testes de imediato, depois ativei de novo. Vou desativar e deixar um tempo maior, para o pessoal usar durante o todo dia e ver no que dá.

    Obrigado a todos pela ajuda.

  13. #13

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Obrigado pela dica dos cabos.
    O cabos que tem instalados são de ótima qualidade, mas já estao instalados há alguns anos, o que pode ter causado alguma perda de qualidade, principalmente na parte que sai da tubulação e sobe pelo mastro onde os rádios estão instalados, pois esta parte do cabo fica exposta às intempéries.

    Eu desativei o Airmax e fiz alguns testes de imediato, depois ativei de novo. Vou desativar e deixar um tempo maior, para o pessoal usar durante o todo dia e ver no que dá.

    Obrigado a todos pela ajuda.
    Deu certo amigo? algum resultado?

  14. #14

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Deu certo amigo? algum resultado?
    Cara, desculpe a demora. Estava viajando.

    Olha, ainda não encontrei uma solução boa para o problema não. Trocamos os cabos de rede, refizemos conectores e tudo mais. Vale ressaltar que o link funciona perfeitamente bem. O único problema mesmo é tempo de transmissão de um arquivo grande para outro lado. No nosso caso, um arquivo de backup de servidor de grande porte.
    Para o pessoal utilizar o link no dia-a-dia para as conexões de sistema e de internet, ficou muito bom.

    Uma das possibilidaes que estou imaginando é que, como o rádio está funcionando em modo Bridge, e a rede da empresa é muito grande, estou pensando que pode ser algo com a tabela ARP dos rádios, uma vez que precisa gerenciar muitos endereços ARP. Li em algum post aqui no fórum (me desculpe o proprietário do post, mas não me lembro quem é) que o Nano não tem um bom gerenciamento da tabela ARP. No entanto, no momento não posso fazer testes e mudar isso para roteamento, por conta do final do ano e não posso parar a rede neste momento para testes. Mas em breve irei fazê-los.

  15. #15

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Isso e facil resolver, faz roteamento deles usando 2 rbs.

  16. #16

    Padrão Re: Link com Nano MIMO lento

    Você só vai ter problema de tabela ARP se colocar a rede em loop (interface LAN + WLS juntas).

    Seu problema é interno, não são os rádios.

    Abraço,

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Cara, desculpe a demora. Estava viajando.

    Olha, ainda não encontrei uma solução boa para o problema não. Trocamos os cabos de rede, refizemos conectores e tudo mais. Vale ressaltar que o link funciona perfeitamente bem. O único problema mesmo é tempo de transmissão de um arquivo grande para outro lado. No nosso caso, um arquivo de backup de servidor de grande porte.
    Para o pessoal utilizar o link no dia-a-dia para as conexões de sistema e de internet, ficou muito bom.

    Uma das possibilidaes que estou imaginando é que, como o rádio está funcionando em modo Bridge, e a rede da empresa é muito grande, estou pensando que pode ser algo com a tabela ARP dos rádios, uma vez que precisa gerenciar muitos endereços ARP. Li em algum post aqui no fórum (me desculpe o proprietário do post, mas não me lembro quem é) que o Nano não tem um bom gerenciamento da tabela ARP. No entanto, no momento não posso fazer testes e mudar isso para roteamento, por conta do final do ano e não posso parar a rede neste momento para testes. Mas em breve irei fazê-los.