+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MTK perdendo rota

    boa tarde a todos,

    A varios meses pesquiso este problema mas não encontramos solução adquada ao mesmo...
    Usamos MTK nas pontas RB433ah padrão. Em um servidor de internet usamos o x.x.x.1/30 indo como briedge até a RB que recebe o outro x.x.x.2 /30 chegando na RB que atende os clientes colocamos as rotas nos cartores geralmente cartão A-10.1.2.x/26 cartão B-10.1.1.x/26 liberando 64 Ips para clientes.
    A sua navegação é normal por dias até meses sem nenhum problema. Porem no meio do caminho dentro da parte Briege quando um p-to-p cai ou trava a rota se perde e não navegam mais, somente quando vamos no cartão e reiniciamos o mesmo com um Disable e logo após Enable.
    Sempre que um ponto cai Exemplo:

    Servidor--- Briedge---Briedge---MTK Clientes

  2. #2

    Padrão Re: MTK perdendo rota

    Não faça bridge entre as duas terminação de sua rede configura ele em WDS e te aconselho não ativar o nstreme no wds pois existe uma vantagem e uma desvantagem testada na pratica.
    vantagem que a largura de banda e a qualidade ficam excelentes
    desvantagem que fica desconectando algumas vezes durante o dia (pouca coisa, questão de 1ms, mas pra acesso ao servidor isso faz uma diferença). Já e fosse pra atender um pop na outra ponta eu aconselharia usar o nstreme.

  3. #3

    Padrão Re: MTK perdendo rota

    Você está falando em montar em WDS roteado?
    Nosso padrão e parecido com grandes operadoras. Servidores em blocos ---- Briedge --- Clientes.
    Já montamos em WDS com MTK com e sem nstreme ambos são bons funcionam porem apresentam o mesmo problema. Mas temos briegde em UBNT, AP2000 entre outros radios.
    Mesmo assim o problema persiste. Mesmo atualizando as versões dos MTKs não resolveu.
    Acredito que possa ser um problema no proprio MTK mesmo em seu codigo. Ou alguma opção que devemos marcar para restartar o serviço ao algo parecido.

  4. #4

    Padrão Re: MTK perdendo rota

    O seu wds e dinamico ou static se for static tenta fazer static porque não pode cair não vc ta usando 2,4 ou 5,8 se for 2,4 pode ser interferencia mais se vc ta usando 5,8 so se na sua cidade tiver muitos provedor para dar interferencia porque se vc tiver um ptp com bom sinal um overall txCCQ acima de 80% seu PTP so tem que cair faltar energia ou se tiver interferencia

  5. #5

    Padrão Re: MTK perdendo rota

    Citação Postado originalmente por dbenedito Ver Post
    O seu wds e dinamico ou static se for static tenta fazer static porque não pode cair não vc ta usando 2,4 ou 5,8 se for 2,4 pode ser interferencia mais se vc ta usando 5,8 so se na sua cidade tiver muitos provedor para dar interferencia porque se vc tiver um ptp com bom sinal um overall txCCQ acima de 80% seu PTP so tem que cair faltar energia ou se tiver interferencia
    Pq não pode cair? Sempre cai! Pode ser por falta de Luz, interferencia, reinicio manual de algum p-to-p como voce mesmo disse por varios motivos. É impossivel resolver fazendo que os p-to-p nunca parem. O problema acontece indepedente do que façamos p-to-p reiniciam, são equipamentos e qualquer coisa faz eles darem problema ou até mesmo prescisamos dar uma manutenção. Mas eu quero saber é pq quando isso acontece tenho que reiniciar os meus cartões de atendimento ao cliente final? se não tem uma configuração para deixar isso automatico, saber que o sistema perdeu a rota de reinicia-la sozinha?