Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Avaliem estrutura para novo Provedor

    Quero começar este post, agradecendo a todos que contribuem disseminando seus conhecimentos sobre essa poderosa ferramenta que é o mikrotik!!

    Minha breve história:
    Trabalhei algum tempo em um provedor, começei a ouvir sobre o MK a uns 4 anos atrás, mas muito superficialmente, pois não era o meu setor, cuidava da parte operacional, montagem de equipamentos, instalação de clientes e etc.
    A 3 anos montei minha empresa e começei a prestar estes serviços também a outro provedor da cidade, foi aí então que iniciei meus estudos no Mk e percebi que ele pode oferecer inúmeras possibilidades!!
    Hj, estou montando meu provedor e colocarei abaixo minha estrutura inicial para os amigos avaliarem.

    Como os provedores aqui ja estão usando equipamentos como RBs, P.Setoriais e etc.. Quero começar pelo menos na mesma proporção.

    Iniciarei com 2 torres principais e 2 auxiliares

    Configuração dos POPs: 2.4GHZ (torres principais 15mt, em cima de prédios de 3 andares cada)
    RB433AH
    3 P.Setoriais 90º (qual a melhor opção entre Oiwtech ou hyperlink? tem algum outro compatível)
    3 Cartões R52H (terei um bom desempenho?)

    Configuração dos POPs: 2.4GHZ (torres auxiliares 7,5mt e 10,5 em cima de large de 3mt cada)
    RB433AH
    2 P.Setoriais 90º (qual a melhor opção entre Oiwtech ou hyperlink? tem algum outro compatível)
    2 Cartões R52H (terei um bom desempenho?)

    Com essa estrutura consigo atender 500 clientes?

    Quantos cliente simultâneos consigo nesta configuração de hardware ??

    Para enlace entre torres, com distâncias de 2km a 4km, quero usar NanoStation5.8 (é uma boa opção?)

    Iniciarei com link full de 2Mb.Receberei o link de uma torre a 6km, qual o equipamento mais indicado, estou pensando em escalabilidade, ja que minha meta, é
    aumentar o link p/ 4 a 5Mb, no período de 3 a 6 meses)

    Meus planos: (de acordo com o cenário da região)
    64k
    128k
    192k
    256k
    Pretendo usar uma proporção de 8/1 nestes planos.

    Quero fazer um plano de 300k diferenciado, com uma proporção menor, p/ clientes corporativos.

    Desde já agradeço a quem puder comentar minhas observações.

    Rogério Almeida.
    Última edição por rasonline; 03-09-2010 às 01:39.

  2. #2

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    amigo, uma curiosidade, na sua região vc n precisa cobrir 360ª?

  3. #3

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Para os teus enlaces recomendo as NanoBridgeM
    são bom e barato e a implementação é mamão com açucar

    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    quantos habitantes tem a sua cidade? Quantos concorrentes vc tem?
    vc disse que ja trabalhou em 2 provedores dai, vc sabe +- quantos clientes tem cada um?
    fica esperto as vezes nao compensa vc abrir um provedor na sua cidade! e
    dependendo vale apena vc comecar 5.8ghz!

  5. #5

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    amigo sua estrutura é boa a respeito das torre aa ltura não importa
    isso é vc quem v a dimenção do terreno da sua cidade
    os equipamentos postados são de otima qualidade
    as antenas OIW são a segunda linha da hyperlink pra quem não sabe
    então comprar hyperlink que é primeira linha e as vezes até mais barato
    q sua segunda linha, rsrsrsrs não entendo isso deles...

    a respeito de vc atender 500 cliente acho q não da pelo seguinte
    cada cartão r52h mantem 40 clientes conectados simultaneamente
    outra coisa como nosso amigo ai postou vc não vai cobrir 360º em trono da torre
    pela as antenas de 90º tudo bem a os 360 blz

    é que as rb433ah só tem entrada para 3 slot
    então ou vc pega mais uma rb411 de apenas um cartão
    ou pega setoriais hyperlink de 120º.

    blz qualque duvida posta ai.

  6. #6

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por ronaldo16ro Ver Post
    ...as antenas OIW são a segunda linha da hyperlink pra quem não sabe então comprar hyperlink que é primeira linha e as vezes até mais barato q sua segunda linha, rsrsrsrs não entendo isso deles...
    Oi Ronaldo. Confirma essa informação porque não parece ser verídica.

    Hyperlink é ótima, mas falta homologação para vários produtos aqui no Brasil.

    OIW é uma empresa independente que possui produtos similares à Hyperlink.

    Complementando seu post:
    Tem a Dimensiontech, uma terceira empresa independente que também disponibiliza produtos similares à Hyperlink. O Legal da Dimensiontech é que sua ampla linha de produtos está homologada ou em fase de homologação no Brasil.

    Att,

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por quissanet Ver Post
    Para os teus enlaces recomendo as NanoBridgeM
    são bom e barato e a implementação é mamão com açucar

    Abraços
    Amigo, vou pesquisar sobre as NanobridgeM e posto aqui. Obrigado!!
    Última edição por rasonline; 05-09-2010 às 18:54. Razão: erros

  8. #8

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por fllaviocorreia Ver Post
    amigo, uma curiosidade, na sua região vc n precisa cobrir 360ª?
    Incialmente, não cobrirei 100% da minha cidade, mas os ponto mais potenciais. Meu projeto esta dividido em duas parte esta que coloquei aqui e depois colocarei mais 3 torres para fechar a cidade.


    Bom nosso amigo Ronaldo falou sobre colocar uma RB411 de 1 cartão, p/ fechar os 360º, inicialmente não acho necessário, alinhando bem as setoriais, ficará 30º entre as mesmas fora de raio, o que as outras torres cobrirão.
    Última edição por rasonline; 05-09-2010 às 16:15.

  9. #9

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    quantos habitantes tem a sua cidade? Quantos concorrentes vc tem?
    vc disse que ja trabalhou em 2 provedores dai, vc sabe +- quantos clientes tem cada um?
    fica esperto as vezes nao compensa vc abrir um provedor na sua cidade! e
    dependendo vale apena vc comecar 5.8ghz!
    Amigo são aproximadamente 90 mil habitantes. Bom, comcorrentes mesmo de peso são dois, o principal, aonde trabalhei, surgiu uma especulação de ter uns 3.000 clientes, o segundo, apenas prestei serviço, tem uns 500 a 700 clientes, tem um outro mas e considerado mini-provedor, não deve ter nem 100 clientes. Os dois primeiros fizeram recentemente um up-grade de suas estruturas, mas não melhoraram o atendimento, super saturam os links e o cliente apersar de esta insatisfeito apenas pula de um pra outro e vice-versa.

    Esses provedores deixam muita a desejar em questão de atendimento, serviços. Tentei por várias vezes tentar implantar medidas p/ amenizar isso e ninguém ouviu, então pretendo montar um provedor e tranalhar justamente em cima desses pontos fracos. 50% dos problema de suporte aos cliente, são problemas referentes aos kits clientes, que são antigos (ja estão oxidados, mal contatos, cabo com água e etc.)
    Colocam pessoal sem treinamento p/ atendimento de cliente.

    O complicado aqui em começar com 5.8ghz, e que todos os outros trabalham com 2.4ghz e a troca dos kits de clientes dos outros provedores se tornaria onerosa, pretendo trabalhar e 2.4ghz com polarizaçao diferente da maioria.
    Última edição por rasonline; 05-09-2010 às 16:04. Razão: erro de protuguês

  10. #10

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    fala meu colega http://static1.under-linux.net/custo...tar58397_2.gif
    granlabor



    pois é cara hyperlink só se compara com pluton, as OIWteck
    são otimas mais, aconselho vc ir e hyper,
    procura uma omologada q vc este precisando

    vlw

  11. #11

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    UHUAHAUAHAU !!!
    Ô Ronaldo, você está assistindo muito o horário político?
    Deu uma rodopiada e saiu na tangente...

    Como eu disse antes, vou de Dimensontech. São muito boas e num preço justo.
    Concordo contigo, Pluton também são boas.

    Abraço,

    ZéAlves

  12. #12

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    vlw, não usei destas ainda,
    dessa eu não posso falar mas, a proxima compra delas só
    para ver como são,


    vlw

  13. #13

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por rasonline Ver Post
    Amigo são aproximadamente 90 mil habitantes. Bom, comcorrentes mesmo de peso são dois, o principal, aonde trabalhei, surgiu uma especulação de ter uns 3.000 clientes, o segundo, apenas prestei serviço, tem uns 500 a 700 clientes, tem um outro mas e considerado mini-provedor, não deve ter nem 100 clientes. Os dois primeiros fizeram recentemente um up-grade de suas estruturas, mas não melhoraram o atendimento, super saturam os links e o cliente apersar de esta insatisfeito apenas pula de um pra outro e vice-versa.

    Esses provedores deixam muita a desejar em questão de atendimento, serviços. Tentei por várias vezes tentar implantar medidas p/ amenizar isso e ninguém ouviu, então pretendo montar um provedor e tranalhar justamente em cima desses pontos fracos. 50% dos problema de suporte aos cliente, são problemas referentes aos kits clientes, que são antigos (ja estão oxidados, mal contatos, cabo com água e etc.)
    Colocam pessoal sem treinamento p/ atendimento de cliente.

    O complicado aqui em começar com 5.8ghz, e que todos os outros trabalham com 2.4ghz e a troca dos kits de clientes dos outros provedores se tornaria onerosa, pretendo trabalhar e 2.4ghz com polarizaçao diferente da maioria.
    vc ta certo, eu te entendo, e utilizar uma polarizacao diferente ajuda muito contra interferencia, porem vc nao pode esquecer a questao troughput!! se vc tem intensao de fornecer 1mb para seus usuarios, com 2.4ghz se vc tiver pico de 20 usuarios por cartao, ou ate mais, vc nao vai conseguir nunca.... e em uma cidade de 90 mil habitantes, suponho q tenha tecnologia DSL, com precos baratos, e agora com a Telebras, temos uma esperanca de fornecermos link de 1mb ou ate mais para o usuario final com um preco bom, porem lembramos q rede eh dividida em duas seguimentacoes: 1 meio fisico; 2 meio logico, onde o meio fisico eh a infra estrutura, nao adianta vc ter na boca do seu server 20mb mais se a sua infra soh entrega 200kbps em horario de pico a 2.4ghz....... pense em tudo, ja q vc vai comecar do 0 e ja tem uma experiencia!!!

    abracos.... e sucesso

  14. #14

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    vc ta certo, eu te entendo, e utilizar uma polarizacao diferente ajuda muito contra interferencia, porem vc nao pode esquecer a questao troughput!! se vc tem intensao de fornecer 1mb para seus usuarios, com 2.4ghz se vc tiver pico de 20 usuarios por cartao, ou ate mais, vc nao vai conseguir nunca.... e em uma cidade de 90 mil habitantes, suponho q tenha tecnologia DSL, com precos baratos, e agora com a Telebras, temos uma esperanca de fornecermos link de 1mb ou ate mais para o usuario final com um preco bom, porem lembramos q rede eh dividida em duas seguimentacoes: 1 meio fisico; 2 meio logico, onde o meio fisico eh a infra estrutura, nao adianta vc ter na boca do seu server 20mb mais se a sua infra soh entrega 200kbps em horario de pico a 2.4ghz....... pense em tudo, ja q vc vai comecar do 0 e ja tem uma experiencia!!!

    abracos.... e sucesso
    Amigo 'NKS', não desmereçendo minha região, mas estou no Pará. A infra de telecomunicação aqui é muito precária, a oferta de banda só foi melhorar agora no começo deste anos.

    Minha cidade fica a 450km de Belém(capital), ate lá existem bairros que a Velox só cobre até 50%.

    Já tivemos 1Mb full custando aqui R$ 12.000,00, hj pagamos a média de R$ 3.000,00, isso pq a Eletronorte aqui (Eletrobras), "liberou" a sua infra de fibraóptica para outras empresas de Telecom operarem aqui tb; pois até então o monopólio era apenas da Embratel e Telemar(Oi), aonde toda a comunicação da cidade era feita através de Satélite (essas tb migraram para a fibra agora).

    Aqui a princípio vou trabalhar com as seguintes velocidades:

    64k
    128k
    192k
    256k qual a proporção vc me indica para esses planos?

    Obs: Os planos de maior saída seram 64k e 128k.

    Estou querendo fazer um plano diferenciado com 300k, com uma taxa de proporção menor. o que vc me indica??

    Atenciosamente, Rogério Almeida.

  15. #15

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    huummm,,, cara vc tem sorte em ambas partes, e azar em outras, aqui eu pago barato no link, por fibra, porem eu tenho muita concorrencia perante ao tamanho da cidade, 35 mil habitantes, com DSL telefonica, 2 provedores de radio e Prefeitura de graca! kkk....

    mas voltando ao assunto, olha eu nao sou um expert, porem trabalho com wireless 2.4 a 4 anos, e se vc nao quer gastar muito, mas utilizar um equipamento bom, cartoes r52h, cm9, engenius.... vc tem q calcular o seu meio fisico assim +- assim:

    cada cartao trafega bem, com ping baixo, logico levando consideracao a instalacao boa e td mais, mais trafega bem uns 2mb de acordo com o sistema de medida do mikrotik q eh em kbps.
    entao um cartao eh como se fosse um hub, soh q 2/2MB msm indicando 11mb la, mais isso eh ilusorio!!
    entao vc pega 2000kbps e dividi por 128kbps que da 15, ou seja, teoricamente, com instalacao boa, vc teria 15 usuarios simultaneo usando os seus 128kbps de direito, soh q nunca todos usuarios usam banda maxima toda hora, entao vc pode pendurar uns 20 usuarios simultaneo, isso calculando 128kbps velocidade final.

    agora 2.4ghz fica ruim quando vc comeca a fornecer 400kbps ou ate msm 256kbps para muitos usuarios pq ai o numero de usuario simultaneo cae pela metade, ai quando da pico na rede, fica td uma merda!!! heheheee

    td isso, eh um calculo superficial, pois se vc utiliza placas pci o calculo jah nao eh bem assim, dentre outras coisas!! lembrando q essa conversa eh apenas falando da infra etrutura, troughput do cartao.

    ai por ai vc vai analizando, cada caso eh um caso...

  16. #16

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    huummm,,, cara vc tem sorte em ambas partes, e azar em outras, aqui eu pago barato no link, por fibra, porem eu tenho muita concorrencia perante ao tamanho da cidade, 35 mil habitantes, com DSL telefonica, 2 provedores de radio e Prefeitura de graca! kkk....

    mas voltando ao assunto, olha eu nao sou um expert, porem trabalho com wireless 2.4 a 4 anos, e se vc nao quer gastar muito, mas utilizar um equipamento bom, cartoes r52h, cm9, engenius.... vc tem q calcular o seu meio fisico assim +- assim:

    cada cartao trafega bem, com ping baixo, logico levando consideracao a instalacao boa e td mais, mais trafega bem uns 2mb de acordo com o sistema de medida do mikrotik q eh em kbps.
    entao um cartao eh como se fosse um hub, soh q 2/2MB msm indicando 11mb la, mais isso eh ilusorio!!
    entao vc pega 2000kbps e dividi por 128kbps que da 15, ou seja, teoricamente, com instalacao boa, vc teria 15 usuarios simultaneo usando os seus 128kbps de direito, soh q nunca todos usuarios usam banda maxima toda hora, entao vc pode pendurar uns 20 usuarios simultaneo, isso calculando 128kbps velocidade final.

    agora 2.4ghz fica ruim quando vc comeca a fornecer 400kbps ou ate msm 256kbps para muitos usuarios pq ai o numero de usuario simultaneo cae pela metade, ai quando da pico na rede, fica td uma merda!!! heheheee

    td isso, eh um calculo superficial, pois se vc utiliza placas pci o calculo jah nao eh bem assim, dentre outras coisas!! lembrando q essa conversa eh apenas falando da infra etrutura, troughput do cartao.

    ai por ai vc vai analizando, cada caso eh um caso...
    Qual sua opnião?

    Ja tinha observado isso, estou pensando em colocar clientes de 256k para cima, em 5.8 ?? Clientes com essa velocidade ou maior vão ser praticamante todos corporativos, aonde vão ter mais recursos para investir em bons equipamento em relação da necessidade da qualidade no link).

  17. #17

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por rasonline Ver Post
    Qual sua opnião?

    Ja tinha observado isso, estou pensando em colocar clientes de 256k para cima, em 5.8 ?? Clientes com essa velocidade ou maior vão ser praticamante todos corporativos, aonde vão ter mais recursos para investir em bons equipamento em relação da necessidade da qualidade no link).
    entao..... sobre 5.8ghz eu sou um pouco suspeito a falar pois a unica tecnologia 5.8 q utlizo sao nos meus P2P para as torres!!
    to querendo agora montar na msm pop equipamento 5.8, porem ainda estou em faze de estudos!!! kk

    em relacao ao 2.4 eh isso q te falei, ele trafega 2mb acho q ate 128kbps eh uma velocidade legal de se trabalhar, acima seria interessante 5.8, vc pode ate trabalhar com 256kbps ai em 2.4 tbm porem ai o numero de usuario simultaneo ja cai mais, e quando fica acima disso "sobrecarrega" e o ping fica alto!!

    mais vc tem a sorte de comecar do 0, entao pesquise certinho!! vc ja tem scm?
    me manda um email [email protected] agente pode conversar melhor.... falow abraco

  18. #18

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Caro rasonline de qual cidade do Pará vc é?pela distancia da Capital parece ser de ATM?

  19. #19

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    Citação Postado originalmente por sombra Ver Post
    Caro rasonline de qual cidade do Pará vc é?pela distancia da Capital parece ser de ATM?

    ATM = Altamita ???. Bom de qualquer jeito, não ! Sou te Tucuruí. Vc é tb do Pará???

  20. #20

    Padrão Re: Avaliem estrutura para novo Provedor

    É amigo moro aqui em Altamira uma cidade com problemas como a sua.
    Pessimo atendimento nos provedores, mesmo com a terceirizazão da fibra os links estão quase saturados,
    tipo atualmente tenho um cyber pego um link de 512kbps mas em orarios de pico não da nem 400kbps.
    Penso tb futuramente colocar um mini provedor pra iniciar, apesar de terem hoje em ATM 4 provedores de grande porte e outros2 mini provedores acho que sempre tem lugar pra + um concorrente, apesar de terem um link bom não basta só isso, tem que ter um bom atendimento tb.
    Tipo fui trocar a um tempo atraz de provedor só pra fazer um teste fiz o cadastro certim isso na terça e o cara ainda teve a corage de me dizer que só podia ir ativar a net na sexta, e porque eu era um cliente de 512 imagina se fosse de 64 como a maioria..
    Rasonline já que vc ta mais por dentro do assunta da fibra, sabe me informa como fasso pra consegui um link desse, ou se eles so vendem pra quem tem SCM.