+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com projeto em fibra

    Estou com problemas para dimensionar um projeto para minha rede.
    Devido a poluição atual em 2.4 e futura em 5.8 , estou procurando informações sobre fibra otica. Atuo em área rural de uma cidade do interior, onde pequenos povoados estão distantes de 500m a 2 Km entre si. Já possuo algumas repetidoras instaladas, mas o relevo é péssimo e a área de cobertura fica prejudicada com várias áreas de sombra. Minha idéia é levar fibra nestas repetidoras e pelo caminho distribuir via UTP onde há maior aglomeração de residencias. Minha idéia é a seguinte:

    CM = conversor de midia
    FO = fibra otica
    S = switch

    Server->S->CM->500m FO->CM->S->clientes UTP
    ...............................................\->CM->500m FO->CM->S->clientes UTP
    ..................................................................................\->CM->1Km FO->CM->repetidora

    E assim sucessivamente.

    Isto é possível ou há jeito melhor de fazer?
    Já consegui valores dos conversores, mas estou tendo dificuldade de achar o valor da fibra ótica.
    Vale a pena trabalhar com fibra multimodo, pelas pequenas distâncias?
    A conectorização , em vez da fusão, é muito prejudicial a rede?

    Seria uma rede mista , fibra + UTP + WI-FI, e aos poucos interligaria minhas repetidoras e ao mesmo tempo distribuiria via UPT e WI-FI.
    A performance da rede seria satisfatória?

    Desde já agradeço a atenção

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Creio que vc não teria maiores problemas com o projeto que pretende desnvolver eu mesmo ja uso assim para levar meu sinal até minha torre e em uma árrea rural foi usado fibra + ou - assim, e depois repetido com wireless 5ghz ! Existem empresas no mercado que ja vendem a fibra pronta com os conectores, na metragem que vc quer, eu atualmente estou usando conversores de mídia da TP-Link ! até agora 2 anos sem problemas ! Além de acabar com o problema queda de raios !

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Bom dia,

    o valor do cabo de fibra varia de R$ 2,00 a R$ 20,00 o METRO. Depende da quantidade de fibra por cabo, qualidade/fabricante, se é monomodo, multimodo, índice, etc.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Bem,
    uma coisa que eu estou para fazer aqui é utilizar a infraestrutura de adsl com dslam.
    eu pensei até em HPNA ( e ainda estou vendo pois o hpna que usa par metálico é muito lento)
    mas se vc utilizar um pequeno DSLAM vc pode levar até cada viLa por exemplo um par telefônico e lá nessa vila vc converte o meio de transmissão através de um modem.
    bem como vc falou de distâncias de 2km acho que não vai ter problema, poderia até almentar a distância utilizando essa tecnologia.
    eu estou para fechar um projeto aqui assim.
    tenho clientes em algumas vilas e ruas sem saída por aqui. então linha do DSLAM eu vou utilizar para servir de tronco para cada área. de lá eu converto para Ethernet via Modem adsl e distribuio melhor, já que o Ethernet só uso até 100 metros. dessa forma eu não preciso ficar utilizando Switchs no meio da rua como os manos do Gato Net.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    HPNA3 seria uma otima solução
    mas os precos do equipamentos ainda são proibitivos

    atenção que falo de hpna3 usando cabo coaxial, faz 128mbps ate 2km

    deem uma olhada no site da CIANET
    http://www.cianet.ind.br/pt/cts3502.php

    ta chegando o hpna 3.1 vai fazer 350mbps
    Última edição por quissanet; 04-09-2010 às 10:57.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Se nao me engrano o transmissor do HPNA por cabo coaxial está em média de uns mil reais.
    mas também para chegar até 2KM o cabo coaxial tem que ser o RG6 e também para ambiente externo. senão não terá ganho o sufuciente para alcançar essa distância.
    também uma única linha de transmissão não dá fexibilidade.
    mas também é mais barato que o metro da fibra óptica, os transmissores e a mão de obra especializada (mesmo se comprar com os conectores prontos vai vir esse preço embutido).
    e no caso do HPNA3 vc vai precisar de outra repetidora para os 2KM
    pelo que alguns amigos me falaram o Dslam de 16 portas tá ficando na média de 2500.
    bem o interessante é que lhe sobra portas para manobras e ampliações futuras.
    e outro.tenta achar um DSLAM de 8 portas (eu já vi) que fica mais barato ainda.
    pelo jeito para infraestrutura baseada em troncos a melhor custo benefício em questão de velocidade está sendo o DSLAM mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Estou com problemas para dimensionar um projeto para minha rede.
    Devido a poluição atual em 2.4 e futura em 5.8 , estou procurando informações sobre fibra otica. Atuo em área rural de uma cidade do interior, onde pequenos povoados estão distantes de 500m a 2 Km entre si. Já possuo algumas repetidoras instaladas, mas o relevo é péssimo e a área de cobertura fica prejudicada com várias áreas de sombra. Minha idéia é levar fibra nestas repetidoras e pelo caminho distribuir via UTP onde há maior aglomeração de residencias. Minha idéia é a seguinte:

    CM = conversor de midia
    FO = fibra otica
    S = switch

    Server->S->CM->500m FO->CM->S->clientes UTP
    ...............................................\->CM->500m FO->CM->S->clientes UTP
    ..................................................................................\->CM->1Km FO->CM->repetidora

    E assim sucessivamente.

    Isto é possível ou há jeito melhor de fazer?
    Já consegui valores dos conversores, mas estou tendo dificuldade de achar o valor da fibra ótica.
    Vale a pena trabalhar com fibra multimodo, pelas pequenas distâncias?
    A conectorização , em vez da fusão, é muito prejudicial a rede?

    Seria uma rede mista , fibra + UTP + WI-FI, e aos poucos interligaria minhas repetidoras e ao mesmo tempo distribuiria via UPT e WI-FI.
    A performance da rede seria satisfatória?

    Desde já agradeço a atenção
    Minha opinião no lugar de conversor de mídia compra switch com porta mini gbic se for usar como esta pensando aqui tenho alguns conversores de mídia sempre da problema, estou trocando eles por mini cartão gbic vc coloca um cartão deste no switch ( a 3com tem a linha base line que tem este suporte custa em media 2 mil reais, cada cartão custa de 400 a 2 mil depende o fabricante, tme uns da 3tech bom e não é tão caro) assim vc liga a Fibra em um Dio e depois direto nele eliminando um ponto de falha.

    Se for mesmo executar o projeto como mencionou.

    Edgecore ET4201-SX
    Módulo Mini Gbic SFP MM 850 nm, 3.3V 500m (SX)
    (R$ 459,00)

    Switch Baseline 2848 SFP Plus - 48x 10/100/1000 Mbps (RJ45) + 4x mini-GBIC
    (R$ 1.800,00 mil)

    =)

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Primeiro venho agradecer todas as respostas, são todas muito valiosas e me ajudaram a discernir minha pesquisa por mais alternativas.

    Entro agora com a dúvida sobre equipamentos homologados, tem muita coisa sem homologação ainda. Tem a questão do tripleplay, já pensando no futuro. Minha intenção era deixar uma espinha dorsal em gigabit com redundância em WI-FI, mas a alternativa da DSLAN também é viável, localmente, mas esbarramos na questão da homologação.

    Aqui tem muitos problemas com roubo de cabos, por isso tenho receio do sistema em HPNA, roubam até dos gatonets com SKY, o RJ tá barra pesada, mesmo aqui no interior, heheh.

    Vou pesquisar mais com os dados que me repassaram e estudar as alternativas propostas. Se tiverem mais a comentar , agradecerei muito.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Este lugar é simplesmente uma font de conhecimento muito rica, o legal que todos que postam aqui para ajudar não ajuda apenas uma pessoa mas ensina muito mais ainda...
    Obrigado a todos!

  10. #10
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    A fibra será lançada aérea ou subterrânea?
    Para cada ocasião, é usado um tipo de cabo óptico diferente, entenda que são valores diferentes também.
    Recomendo cabo óptico monomodo, pois se precisar em algum momento lançar algum cabo na metragem maior que 2km você vai ter que ir de Monomodo, virando uma bagunça a mistura.
    Em relação à diferença da fusão e conectorização, é recomendável a fusão pois a atenuação será mínima (até 0.05Db).

    Se você for usar Mini-Gbic's terá que usar switches gerenciáveis com porta para SFP (mini-gbic). Ao invés disso você pode usar mesmo os conversors de mídia, recomendo da Planet.

    Se tiver mais dúvidas, posta aqui que respondo pra você.
    Pode me add no msn também que terei o prazer em ajudar.
    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    HPNA 3 por 220 ?
    meu Deus, então me deram uma volta ou quase me deram.
    mas tem certeza que é o transmissor, o tal do MASTER.
    vou consultar a CIANET.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    de que cidade do Rio vc é.
    eu sou da Zona Oeste do Rio, bairro de Senador Camará. é lembrar do jornal, devez em quando (sempre) tá na jornal policial,.... plutz

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    interessante....

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com projeto em fibra

    Num tópico mais antigo , tinha visto e me interessei em conhecer a tecnologia, é muito interessante o sistema. Gostei dos tópicos que voce postou hoje , muito elucidativos, pena não termos, pelo menos, importadores que se interessem em investir no sistema.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post