+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Ola! Venho aqui pedir a ajuda do pessoal mais experiente.

    Quero uma opinião para saber que rádio usar em backbones. Eu já usei MP11a e Terabeam da Proxim, Airaya e Nanostation.

    Mas os negócios vão crescendo e precisamos melhorar a qualidade e capacidade.

    Já ouvi falar muito bem dos Radwin 1000 e 2000, mas se houvesse um com melhor custo x beneficio era melhor, pois esses não são baratos e tenho por volta de 10 backbones para refazer.

    Minha rede tem as características:
    - Ambiente extremamente poluído (cidade grande)
    - Enlaces que não ultrapassam 10 km (no geral entre 5 e 6 km)
    - Throughput entre 10Mb e 15Mb em cada POP, mas preciso ter espaço pra expansão

    O que você me recomendam?

    Muito obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    olha em ptp aqui usamos mikrotik e passa muita banda, para náo passar 15 mb tem que tar super poluido mesmo, ai jah recomento usar radio profissionar de 7~8 Ghz

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Usa laser, da uma lida neste post https://under-linux.org/f105/fso-pre...comuns-141355/

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Muito obrigado pelas respostas.

    Bom, quanto a radios de frequencia licenciada, já possuo alguns. Mas para esses pontos especificamente eu estava procurando algo mais simples, em frequência livre e com custo mais baixo.

    O mesmo acontece quanto ao FSO, pra ter um enlace de qualidade vou ter que gastar muito. Fora que aqui na região neblina é um problema dependendo da época.

    O mikrotik é uma alternativa, mas eu dou preferência para alguma solução que facilite a vida do instalador (e consequentemente a minha). De preferência algum equipamento com antena integrada e de fácil instalação.

    Agradeço o tempo dispensado para me ajudar!

    Alguem conhece algum rádio com bom custo x beneficio nessas condições?

    - Ambiente extremamente poluído (cidade grande)
    - Enlaces que não ultrapassam 10 km (no geral entre 5 e 6 km)
    - Throughput entre 10Mb e 15Mb em cada POP, mas preciso ter espaço pra expansão
    - Equipamento para facilitar a vida do instalador (antena integrada, configuração relativamente simples)
    - Frequência livre

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Apenas um comentário sobre o assunto....

    Não Acredito em ambiente poluído, pois em 90% dos casos o problema está com a instalação.
    Veja se o comprimento de onda do radio está compatível com o cabo e antena utilizado.
    Fique atento ao SNR, ACK e CCQ.

    Não adianta jogar grandes potência de radio e menos ainda antenas de muito ganho, tente colocar apenas o necessário.

    Falando em Ponto a Ponto, tente utilizar antenas boas como Hyperlink, OIW, cartões R52H, e RB 411 já seria suficiente, poste aqui a distância entre os pontos.

    E se o caso for ponto multi ponto, a idéia é a mesma.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Apenas um comentário sobre o assunto....

    Não Acredito em ambiente poluído, pois em 90% dos casos o problema está com a instalação.
    Veja se o comprimento de onda do radio está compatível com o cabo e antena utilizado.
    Fique atento ao SNR, ACK e CCQ.

    Não adianta jogar grandes potência de radio e menos ainda antenas de muito ganho, tente colocar apenas o necessário.

    Falando em Ponto a Ponto, tente utilizar antenas boas como Hyperlink, OIW, cartões R52H, e RB 411 já seria suficiente, poste aqui a distância entre os pontos.

    E se o caso for ponto multi ponto, a idéia é a mesma.
    Se você vier um dia aqui no ABC vai descobrir o que é um ambiente poluído, rs. Tem pontos que quando eu analizo o espectro 5.8Ghz, não encontro nenhum canal que não esteja sendo utilizado, acabo tendo que usar o menos poluído. E de mês em mês, com instalações de concorrentes, particulares, etc, os canais utilizados sempre tem variação... é um saco!

    5 anos atrás, quando eu usava 2.4Ghz (que hoje nem funciona mais aqui na região), eu me preocupava com a relação do comprimento da onda com o cabo, conexões, antenas, etc. Hoje 95% dos equipamentos que utilizo possuem antena integrada e não tenho esse problema. E nos pontos mais poluidos é dificil conseguir um CCQ alto, mesmo que o SNR esteja razoável... e a Ubiquiti me ensinou bastante sobre ACK, então isso também não é problema.

    Obrigado pela resposta! Continuo a procura de uma solução!

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Bom pra economizar nao tem melhor, ubiquiti rocket m5 pra ponto a ponto, ponto multiponto seria powerbridge mais rocket, pra 10 megas vai...

    tem um provedor que ta me vendendo um link de 30 megas, ele usa dois rocket pra entregar, ta funcionando bem

    Aqui em minas a topologia nao ajuda, entao acaba tendo uns morros com bastante equipamento que gera uma certa interferencia.

    Ele ta em um destes ponto onde tem antenas de todo mundo hehehe, sao 4 provedores grandes mais as teles, e ta chegando os 30 megas legal.

    segundo ele quando e um lugar limpo ele consegue fazer 75/75mbps, aqui eu to usando 30/5mbps muito bem!

    Eu nunca utilizei, mais ta funcionando bem, outra opçao que parece muito e o mikrotik com cartao r52hn ou sr-71a, que sao radios mimo 2x2, igual o rocket m5!

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Bom pra economizar nao tem melhor, ubiquiti rocket m5 pra ponto a ponto, ponto multiponto seria powerbridge mais rocket, pra 10 megas vai...

    tem um provedor que ta me vendendo um link de 30 megas, ele usa dois rocket pra entregar, ta funcionando bem

    Aqui em minas a topologia nao ajuda, entao acaba tendo uns morros com bastante equipamento que gera uma certa interferencia.

    Ele ta em um destes ponto onde tem antenas de todo mundo hehehe, sao 4 provedores grandes mais as teles, e ta chegando os 30 megas legal.

    segundo ele quando e um lugar limpo ele consegue fazer 75/75mbps, aqui eu to usando 30/5mbps muito bem!

    Eu nunca utilizei, mais ta funcionando bem, outra opçao que parece muito e o mikrotik com cartao r52hn ou sr-71a, que sao radios mimo 2x2, igual o rocket m5!
    Hmmm esses Rocket M5 parecem muito interessantes, o problema que encontrei neles é a falta da homologação. Está em processo de homologação, mas vai saber quando fica pronto...

    Esses rockets que estão te atendendo, você sabe se estão com as antenas Rocket Dish da própria Ubiquiti?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Na verdade eles estao homologados se vc comprar no lugar certo, se nao me engano e livetech na bahia, mais eles homologarao como um produto deles, eu acho este processo de homologacao (existe esta palavra) muito obscuro, estas homologaçoes pra empresas sao estranhas eu eu nao sei como funciona legal, alguem poderia explicar isso ai, assim acalma meu coração, heheheh

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Na verdade eles estao homologados se vc comprar no lugar certo, se nao me engano e livetech na bahia, mais eles homologarao como um produto deles, eu acho este processo de homologacao (existe esta palavra) muito obscuro, estas homologaçoes pra empresas sao estranhas eu eu nao sei como funciona legal, alguem poderia explicar isso ai, assim acalma meu coração, heheheh
    Bom, isso eu sei como funciona rs. A empresa que faz o pedido da homologação é a única que pode vender o produto com o selo da homologação. Se uma outra empresa vender o mesmo equipamento, não pode usar o selo, tem que entrar com um pedido de homologação na Anatel para o mesmo equipamento... é pura burocracia.

    Enfim, a Livetech é meu fornecedor, e o Rocket M5 ainda não está homologado, está em processdo de homologação, mas isso pode levar meses... =/

    Por exemplo o Nanostation M5, que eu comprei deve fazer mais de 1 ano, era pra ter saído a homologação até agosto... pois está em processo de homologação fazem muitos meses... mas até agora nada.
    Última edição por rafaelgrecco; 09-09-2010 às 14:14.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda! Radios para Backbone em ambiente poluido!

    bom pessoal vo deixar aqui a experiencia que tive com rocket m5 se vc pegar ele fazer todos as configuraçoes correta, que foi o nosso caso pois tivemos varias pessoa nos auciliando nisto....
    em bancada ele so deu 50mb full e na pratica onde tem muito poluiçao e nao vem me falar que isto nao atrapalha que atrapalha sim nao passou nem 25mb full , vo relatar para vcs como estao este pontos:

    ponto a --->b 3km rocket + rocket disk 30 cabo de rede blidado fonte orginal ubnt com energia com filtro para se ter uma boa energia
    02 rocket c/ antenas 30 dbi rocket disque muito bem niveladas
    02 rbs 450

    lado a com 18mts visada 100% para o lado b torre de 50mts
    sinal -44/45
    hora que coloca muito tratico em cima dele varias sessoes nele ele vai la em baixo cai para 10full