+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlance com predio atrapalhando visada

    Estou pensando em montar um link ponto a ponto porém tem um predio que atrapalha a passagem da onda (de acordo com google earth ele está distante do predio entre 2,5 a 3 m). A localização atual desse ponto está no limite não tendo como mudar a posição da antena nesse ponto. Gostaria de saber se é possivel fechar esse link sem que o predio interferisse na passagem da onda pois desejo ter um grande throughtput e queria saber quais equipamentos (antenas etc..) devo usar para fechar o link.
    Detalhe dos pontos:
    Ponto 1
    lat: -15.609294º
    lon: -56,084627º

    Ponto 2
    lat: -15.646695º
    lon: -56.055767º

    Desde já muito obrigado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img1.jpg
Visualizações:	283
Tamanho: 	108,1 KB
ID:      	14109Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         perfeleva�ao.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	35,4 KB
ID:      	14110
    Última edição por caiobr; 12-09-2010 às 21:14.

  2. #2

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    So aumentar a autura das torres para passar por cima...

  3. #3

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Se não pode passar por cima como o amigo falou, tente usar antenas com a menor abertura possível..
    Calcule o fresnel para ver o quanto atingido vc vai ser..
    Ou então faça o mais trivial, vai la levanta os equipamentos e testa.. se não funcionar paciencia..

    Fechar fecha.. so tem que ver a questão de banda..

  4. #4

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Se você busca qualidade, pingue o sinal em uma repetidora localizada noutro imóvel para desviar do prédio.

    Se não conseguir o imóvel de um conhecido, vc vai ter que encarar um aluguelzinho básico entre R$ 150 e R$ 500 mensais

    Att,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    É brabo... Granlabor.. que bom que você apareceu por aqui...
    Tenho uma pergunta pra te fazer que tem tudo a ver com o tópico do amigo..

    Vi uma palestra, onde estavam apresentando o MIMO, nesta palestra o palestrante falou, que o mimo utiliza a reflexão e o multicaminho para chegar do ponto A ao B, e que por utilizar esses fatores, ele pode trabalhar em locais com muitos predios por exemplo, com uma boa largura de banda...

    Então no caso do amigo, o sinal iria refletir e ir ate o ponto B tranquilamente com boa largura de banda..

    Gostaria que você com sua experiencia comentasse isso..

    Abração...

  6. #6

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    So aumentar a autura das torres para passar por cima...
    Teria que ser uma antena muito alta e isso geraria muito custo pra mim

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Se não pode passar por cima como o amigo falou, tente usar antenas com a menor abertura possível..
    Calcule o fresnel para ver o quanto atingido vc vai ser..
    Ou então faça o mais trivial, vai la levanta os equipamentos e testa.. se não funcionar paciencia..

    Fechar fecha.. so tem que ver a questão de banda..
    Você poderia me recomendar alguma antena 5,8 assim?
    Como que eu calculo o fresnel?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Se você busca qualidade, pingue o sinal em uma repetidora localizada noutro imóvel para desviar do prédio.

    Se não conseguir o imóvel de um conhecido, vc vai ter que encarar um aluguelzinho básico entre R$ 150 e R$ 500 mensais

    Att,

    ZéAlves
    É isso que eu estava vendo caso não fique bom. Tava pensando em usar cartões R52n com duas antenas de cada lado com antenas com abertura minima. Alguém poderia me recomendar um modelo?

    Obrigado!

  7. #7

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Cara.. bullet M5 + antena aquario mm25.. fecha com sinal -35 e passa 100mb!

  8. #8

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Ahh.. isso em situações normais.. na tua ai só testando!

  9. #9

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Qual antena usar?

  10. #10

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    usa antena aquario mm25..
    Fácil de alinhar e barata!

  11. #11

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    É brabo... Granlabor.. que bom que você apareceu por aqui...
    Tenho uma pergunta pra te fazer que tem tudo a ver com o tópico do amigo..

    Vi uma palestra, onde estavam apresentando o MIMO, nesta palestra o palestrante falou, que o mimo utiliza a reflexão e o multicaminho para chegar do ponto A ao B, e que por utilizar esses fatores, ele pode trabalhar em locais com muitos predios por exemplo, com uma boa largura de banda...

    Então no caso do amigo, o sinal iria refletir e ir ate o ponto B tranquilamente com boa largura de banda..

    Gostaria que você com sua experiencia comentasse isso..

    Abração...

    Pois é, Melo... de multipath pra NLOS é um salto muito grande.


    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 13-09-2010 às 19:12.

  12. #12

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    hehehe...
    Nlos sempre é complicado... mas como disse pro amigo.. as vezes os links espiritas aparecem.,..ehehe

    Tem nego que fecha cada coisa.. porque ele com fresnel obstruido não iria fechar!"??

    Vamos torcer que tudo de certo pra ele la..

  13. #13

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Obrigado por todo o apoio pessoal!
    Tava pensando em usar:
    5,8ghz
    RB 433 ou 411
    Cartões X52N
    Antena ???

    tmelooliveira, a antena que você está falando é esta? Aquário - Repetidores e Adaptadores para celular, Comunicação Wireless, Radiocomunicação, Tv Digital e todos os tipos de antenas para o seu dia a dia. que diz ser somente 802.11a.
    vi um modelo da Pluton (PTX26-58) de 26 db e com abertura de 4 graus na vertical e horizontal que acho que se enquadra bem no meu caso. Porém o preço dela achei meio caroooo e também não sei se ela é compativel com wiereless N.
    Essa aqui também .:: OIWTECH Telecom Products :: Produtos Wireless de alto desempenho ::. tem uma abertura bem baixa, não sei se é compativel com wireless n (no site diz que é compativel com 802.11a somente) e também achei muito caro ela.
    Não entendo muito do assunto gente por isso peço ajuda de vocês.

  14. #14

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    hehehe...
    Nlos sempre é complicado... mas como disse pro amigo.. as vezes os links espiritas aparecem.,..ehehe

    Tem nego que fecha cada coisa.. porque ele com fresnel obstruido não iria fechar!"??

    Vamos torcer que tudo de certo pra ele la..

    Cara, não escreve esse tipo de coisa.
    Alguém vai ler isso, derrepente investir seu escasso dinheiro e se frustrar ao final.

    Se a pessoa dona do link espírita tiver muita sorte o link fecha marginalmente e fica caindo. Pra tentar corrigir isso, a pessoa jogará a potencia no máximo e prejudicará todos que estão em volta... Mas o link continuará caindo. Todos que estão em volta do link espírita também sobem sua potência e o tiozinho com marcapasso que nem tem internet em casa morre porque os rádios interferiram no marca-passo... Isso deve dar algum tipo de carma negativo.

    Abraço,

    ZéAlves

  15. #15

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    Hahahahahahahaha.... Você ta certo..
    Mas vai dizer que com você nunca aconteceu de direcionar uma antena para o pop e o sinal ficar muiiito ruim.. dai ao tentar alinhar pega um sinal bom deste mesmo pop so que muiiiito fora de alinhamento..

    Como disse links espíritas acontecem...ehehe
    Mas no caso do colega acho que fecha tranquilo.. tem visada com fresnel obstruido.. por isso perguntei sobre multicaminho, pois o fresnel vai bater ali, gerar uma reflexão e ai é complicado dizer se esta reflexão vai ajudar no sinal do amigo ou interferir nele mesmo...

    Como disse anteriormente... o ideal no meu ponto de vista seria o amigo calcular o fresnel, ver se este predio (a distancia que ele se encontra) vai obstruir realmente (contando com o lobulo horizontal da antena que deve ser bem baixo)...

    Se não der amigo..

    Então solução é gastar uma grana fazer um repetidor (quem sabe dois nano loco 5 nesse predio mesmo)..
    (fechando assim a solução com 4 loco 5..)..
    Ou aumentando as torres...

    Um abraço..

  16. #16

    Padrão Re: Enlance com predio atrapalhando visada

    bomm procurando na internet achei algumas formulas
    http://professores.unisanta.br/santa...%20Antenas.pdf
    http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/te1...Propagacao.pdf

    e na primeira deu 1,8 m e na segunda 1,89m. Achei estranho dessas formulas nao levar em consideração a abertura da antena.