+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador para provedor

    Ola pessoal, tenho uma antena aquario de 12dbi e um ap aquario apr-2426 com 10 clientes wireless. Gostaria de saber qual o ap mais indicado ou placa para que suporte de 15 a 20 clientes simultaneos, pois o aquario esta me dando problemas.
    Pois tem o wr-254, gts telecom, krazer. Qual o mais indicado para isso?
    Obs: Meu link é de 4mega e faço controle de banda e de acesso
    tenho 10 clientes a 256kbps

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    Amigo tente o seguinte : coloque um bullet2 em bridge para enviar o sinal e o aquario em baixo somente roteando os clientes com a wireless desativada.Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    Melhor pra vc seria uma routerboard vai te custar uns 300 reais uma 433, ou 500 reais uma 433ah, um cartao o melhor seria o r52h, vai te custar uns 160 reais ja com o pigtail incluso, se vc puder trocar a antena omni que vc usa tambem seria uma boa, mais e se puder, vc pode esperar crescer mais, uma setorial seria uns 400 reais, como vc nao entende seria bom pagar alguem pra configurar, ai eu nao sei quanto vc acha... pra configurar so a rb pra rotear seu link e fornecer a internet eu cobraria uns 500 reais!

  4. #4

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    Pra gastar pouco com essa quantidade de clientes pode usar o Krazer, OIW Tech ou Edimax, qualquer AP com o firmware aprouter. O software do aprouter tem muitas funções e dá pra controlar bem a distribuição aos clientes.

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    Citação Postado originalmente por walkerpel Ver Post
    Ola pessoal, tenho uma antena aquario de 12dbi e um ap aquario apr-2426 com 10 clientes wireless. Gostaria de saber qual o ap mais indicado ou placa para que suporte de 15 a 20 clientes simultaneos, pois o aquario esta me dando problemas.
    Pois tem o wr-254, gts telecom, krazer. Qual o mais indicado para isso?
    Obs: Meu link é de 4mega e faço controle de banda e de acesso
    tenho 10 clientes a 256kbps

    Obrigado!
    faz como o amigo ai falou usa um RB 433 comum ou RB433UAH que é bem melhor com um ou 2 cartão mini pci, lembrando que não vai ficar somente com este seus 15 a 20 clientes, ficando bom, vai aparecer mais e mais, quanto as configurações não precisa de ficar com medo, aqui no forum tem muito material pra te ajudar.

  6. #6

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    O cara quer uma estrutura pra atender 15 a 20 clientes com seu gatonet, provavelmente não quer ou não pode gastar mil reais ou mais. Não sei porque o pessoal insiste em recomendar equipamentos que na verdade são para um provedor maior.
    Se ele crescer, aumentar a quantidade de clientes, então vai poder aos poucos ir melhorando a estrutura, colocar setoriais, RB, contratar um link dedicado, etc. etc.
    Nem todo mundo que distribui net para os vizinhos tem planos de virar grande provedor, ou mesmo que tenha, muitas vezes tem que começar pequeno mesmo. Acho que a gente deve responder o que ele pediu, simplesmente.
    É claro que a melhor estrutura é RB433AH + R52H (ou XR2) + setoriais Hyperlink, mas nem todo mundo pode bancar isso no início, muito menos para atender 20 clientes.
    Última edição por katraka; 16-09-2010 às 14:28.

  7. #7

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    boa noite caro amigo ... se fosse vc iria de ap tp-link o WR741ND muito bom e tem chipset atheros para uma estrutura de 20 clientes estaria ótimo vc vai ter uma ótima transmissão com ele e um bom alcaçe pois como ja falei ele possui chipset Atheros que é o que é de melhor ... espero ter ajudado

  8. #8

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    Eu concordo com o amigo Katraka, claro que uma estrutura com rb+xr5+paineis seria o melhor, mas não é o que ele precisa no momento.
    Se precisa de um AP, vai de Krazer, que tem o melhor custo-beneficio, e aceita configurações de pppoe, wds, etc. Você pode configurar a banda por IP. Ou, como o amigo citou, tbm aceita ApRouter.
    Última edição por Thais; 21-09-2010 às 14:24.

  9. #9

    Padrão Re: ROTEADOR PARA PROVEDOR

    bom acho q RB+cartões para uma estrutura profissional seria ótimo mas não é o caso de nosso amigo ja que ele pretende ter poucos clientes então o ideal seria focar em equipamentos com chipset Atheros pois são mais eficais que equipamentos com chipset realtek o ideal serio um firmware aprouter q funcionasse em equipamentos com chipset Atheros pois há uma certa carencia nesta area pois a maioria dos aps com chipset Atheros tem firmware deficiente mas sua sensibilidade não tem igual igual mesmo só cartões minipci então use qualquer ap q tenha um chipset bem sensivel para nao ter problema de sinal

  10. #10

    Padrão Re:

    Amigo, já tentou analisar como tá a alimentação desse teu AP? 200% dos problemas desses radinhos são causados por fontes de baixa potência, uma vez que elas são projetadas para 'segurar' modo cliente, com baixo consumo de recursos e, consequentemente, energia.

    Sobre as RBs, são ótimas indicações, mas com omni? Humm... Já passei pela dor de cabeça de ter que baixar RB pra trocar cartão enfraquecido depois de chuva. Quem já teve esse problema sabe como é complicado.

    Depois que conheci Ubiquiti me apaixonei, quase casei com a marca. Fiz o processo inverso como o Carlos, vulgo 1929: troquei a RB por um Bullet 2, setei em 15dbm e corri pro abraço. Nunca mais tive problemas. O 'carinha' tá lá até agora, em bridge, segurando 30 (sim, trinta) simultâneos à 320k.

    Ok, ok, ano que vem troco a omni por dois painéis... E a RB? Desceu na vida (e da torre), virou servidor, rsss.

    Conselho: RB 450 (ou a G) + Bullet 2 em bridge + fonte de 20v 5A.

    Nunca mais...