+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Velocidade da rede local com hotspot

    Olá pessoal

    Tenho a seguinte situação e gostaria de saber se alguem pode me ajudar.

    Estou implementando um hotspot + radius em uma universidade. tudo está funcionando perfeitamente exceto por alguns detalhes.
    Existem aplicações na rede interna da universidade que precisam ser acessados sem autenticação, para isso posso utilizar os proprios recursos do mikrotik, funciona, no entando o acesso a determinada aplicação vai da maquina do cliente para o mikrotik, para depois retornar para a aplicação. isso gera tráfego e deixa a rede lenta.
    outra situação é o netbios, tem algumas maquinas na rede que respondem por nomes e isso teria que permanecer.
    para contornar estas situações pensei em fazer o seguinte:

    fazer somente a navegação passar pelo hotspot. Ou seja, o cliente somente tem que autenticar quando ele vai abrir uma pagina na internet, (somente a porta 80), como se fosse um proxy com autenticação.

    oque voces acham?
    espero ter conseguido repassar minha dificuldade
    obrigado e abraços

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Velocidade da rede local com hotspot

    Para ajudar preciso do FIREWALL completo.

  3. #3

    Padrão Re: Velocidade da rede local com hotspot

    Bom, se aplicação gera trafego excessivo mikrotik não vai resolver isso.
    Vejo isso com bons olhos um caminho de uma possivel solução, e acredito estar esbarrando no walled-garden, colocando a faixa da sua rede toda ou os ips que devem fazer parte disso e liberando as portas. Paralelo a isso na velocidade deve-se marcar as conexões e pacotes pra dar prioridade em um pseudo QOS em suas aplicações.
    O cenario pode não ser o mesmo que penso mas a solução é quase sempre a mesma. Eu uso geralmente um knock port pra abrir e fechar aplicações em redes, isso me da segurança pra trafegar dados abrindo e fechando as portas dinamicamente e é simples de implementar usando o MK.

    Boa sorte amigo.