+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    só um aconferencia
    os rádios estão caindo de preço.
    sei que quem costuma a fazer mais merda são os gatos nets em que o cara não sabe bulhufas nenhuma.
    mas com eu disse os preços estão caindo..

    alguem ai que utiliza provedor em 5.8 já está encontrando problemas?
    se sim em qual regigão / lugar

    valew

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    to usando aki sem problemas

    unico problema que encontrei foi onni não homologada a que esta em processo de homologação da OIW de 12 dbi sinal muito fraco apos 800 metros da torre

  3. #3

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Eu ja tenho problemas de poluicao leve, em minas a topologia nao ajuda muito, isso acaba fazendo vc usar em um lugar diversos ptp, quando tem mais de um provedor ai o trem fica ruim mesmo, tem muita gente que sai da legalidade usando frequencias maiores ou menores que o permitido, com estes radios ubiquiti e com o superchanel da mikrotik nao tendo que pagar mais, eu nao faço isso... eu to no interior, aqui tem dois provedores, mais os dois provedores que mandao link pra ca, um pra cada provedor, o que eu trabalho tem 5 ptp, o concorrente tambem, mais o pessoal que entrega vai pra 12 canais em uso, ja fica perto do limete do 5,8, e quando usa 40mhz que acaba mesmo, na minha cidade natal, Governador Valadares, o 5,8 la ta pior que 2,4 em sao paulo, hehehe tem um morro alto la que da visada pra toda a redondeza, assim tem uns 6 provedores vendendo link pra um monte de provedor vizinho, ja ta ruim demais la!!!

  4. #4

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    inclusive em valadares os dois provedores maiores estao usando 7,5 ja!!!

  5. #5

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Em nossa torre principal estamos partindo para frequencia licenciada pois de 5.8 não está dando mais , tem canal que chega a ter mais de 10 radios ,

    Campinas / Valinhos

  6. #6

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Por aqui no Sul do Paraná já estamos tendo problemas. Em dois anos entraram em operação 2 provedores, e mais uns 4 piratinhas. As taxas do CCQ tem caído e já vejo em alguns canais problemas já conhecidos da época dos 2.4GHz.

  7. #7

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Aqui jah podemos encontrar muito equipamento operando no mesmo canal, pra quem tem UBNT uma coisa bacana eh habilitar o channel shifting e usar frequencias menos poluidas

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Citação Postado originalmente por walterti Ver Post
    Aqui jah podemos encontrar muito equipamento operando no mesmo canal, pra quem tem UBNT uma coisa bacana eh habilitar o channel shifting e usar frequencias menos poluidas
    sim o MK tb tem uma função parecida com a da UBNT porem isto depende da sua licença

  9. #9

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    eu vou esperimentar agora
    pois eu tenho uma bridge para uma setorial que fica sobre o topo de um morro e depois desse morro vem uma depressão, ou seja, o sinal da minha torre principal não chega lá nem a paulada.

    mas logo ao lado (menos de 300 metros) tem uma torre de um gato net lixudo.
    e detalhe. da minha torre principal até esse repetidora é 650 metros. com visada perfeita.
    só tenho 5 pessoas penduradas. é tanta poluião que em determinados momentos o ping vai para 5000
    então vou fazer uma bridge. só não sei o que esperar.
    eu to com um nanostation 5.8. vou colocar em um tubo e subir para ver quantas redes ele pega em 5.8

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    inclusive em valadares os dois provedores maiores estao usando 7,5 ja!!!
    7,5 que radio usa esta frequencia?, onde comprar.

  11. #11

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Agora pensem que em várias cidades o pessoal já está usando 5.8 nos clientes distribuindo com setoriais e omnis. Já estou imaginando a caca que vai dar.
    Já tive problema com um PTP que simplesmente parou pq um camarada colocou no mesmo canal. Troquei o canal e resolveu, mas até quando isso vai ser possível?

  12. #12

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Bem sabemos a realidade
    A Anatel está CAGANDO PARA AGENTE.

    eles não liberação outra frequência para uso livre, então meus companheiros, se isso não mudar nossa atividade terá uma época impossível de se trabalhar

  13. #13

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Realmente.
    Uso Cannopy Morotola 5.7 a 4 anos e vivia feliz, porém com a vasta quantidade de equipamentos operando no espectro de 5Ghz ultimamente alguns sintomas na rede aparecem.
    Mesmo o Canopy sendo uma plataforma proprietária, sofre com "ruidos", mas para espacar e voltar a tranquilidade, optei por Canopy 5.4.
    Não são muitos os equipamentos que operam em 5.4 usando 802.11a, isso lhe garante alguns Mhz para trabalhar
    []'s

  14. #14

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Benatto, nao precisa mais comprar licensa pra usar o superchannel do mikrotik, e so abilitar, vale lembrar que isso e invencao do mikrotik, so que eles cobravao pra isso, a ubnt copiou e nao cobrava, entao a mikrotik passou a nao cobrar tambem,

    Genis, esta frequencia (7,5)e licensiada, os radios sao caros, mais ja forao muito mais(200 mil o par), hoje vc encontra alguns kits, por 30mil o par, e tem que pagar pra anatel o registro, eles vao te dar um canal que se vc pode usar, se alguem tiver usando vc liga pra anatel e manda o cara tirar, isso te da uma tranquilidade pra usar o canal sem interferencia, mais ela tambem tem o limite de canal, so que e controlado!!! quando acabar ninguem mais vai poder usar! mais pelas normas se isso acontecer vai ser obrigado a compartilhar hoje ja e obrigado por exemplo compartilhar o site(lugar onde fica as antenas) se nao tiver como montar outro no local!!!

    a corversa ja ta indo pra outro lado, hehehe vai dar o que falar!!!!

  15. #15

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Bom Dia,

    Vou so colocar uma parte aqui a posição da Krazer me radios licenciados.

    Dentro de no maximo 60 dias, estaremos lançando varios radios licenciados de 6GHz a 18GHz, com preço a partir de R$ 28000 o par para até 50Km/100Km em 155MBps, e R$ 39000 para 350MBps.

    Os interessados poderão ligar diretamente e falar comigo, para futuras compras e projetos de longrange para links dedicados de extrema performance. Para esse links utilizamos tecnologia TDMA e SDH STM-1.

    abraços

    Erick MacDonald Filzek
    International Business Manager - CEO SSI
    All Earth Comercio de Eletronicos LTDA & USAImport Importacao e Exportacao LTDA
    Brazil Brunch Office
    Skype: FILZEK
    MSN: [email protected]
    Email: [email protected]; [email protected]
    Pabx: (19) 3256-5557
    Cell: (19) 7804-6741
    Radio ID Nextel: 55*7*77635
    WiMacMax – Making the Path – Wireless Leader Technology
    Krazer – Why Make it Simple if We Can Make It Power Full – Think Smart Play Crazy with Krazer!

  16. #16

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Benatto que licença precisa para habilitar esta função no MK

    Gilson

  17. #17

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    ggilsontelecom, nao precisa mais a licensa, antes precisava, o nome e superchannel.

  18. #18

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    conehco varios provedores aqui com 5.8ghz para todos os clientes, preocupante...

  19. #19

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Aqui no interior do RS, onde eu estou, tem somente um provedor, e tem uns 10 ptp, e a cidade tem 40mil habitantes!
    Eles estao migrando para 5.8 e eu estou entrando em 2.4
    Acho q vai fica bom, pois eu nunca encomodei ninguem em 2.4 hehehe.... Nada de amplificadores!
    Estou sem licença, mas no fim desse ano ja vou da um geito de entrar com o predido da minha SCM!!!
    Estou trabalhando apenas com radios-APs mas em breve vou coloca mikrotik, ja fiz uns testes e eu gostei muito!!!

  20. #20

    Padrão Re: Alguem já está com o spectro de 5.8GHZ poluído na sua região?

    Pessoal,

    Ja é hora de irem para 2500mhz, estamos finalizando alguns equipamentos, para aqueles que não tem mais onde ir pelos links ptp minando os 5.8GHz e os 2.4GHz lotados, a Anatel criou ja a solução e autorizou o uso, não quero fazer hijack de post, mas, é diretamente ligado ao assunto:

    Topico:
    https://under-linux.org/f197/2500mhz...-o-uso-141966/

    Integra do Post:
    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Bom Dia a todos os workawireless do brasil! Boas Novas vos trago.

    já saiu até a publicação no Diário Oficial, as faixas novas de frequências JÁ foram liberadas.

    Esse é o projeto:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...ath=230445.pdf

    Essa é a publicação autorizando no diário Oficial da uniao de 16 de agosto de 2010 nº 156, pagina 69.

    Ja esta publicado e autorizado desde essa data!
    http://www.in.gov.br/imprensa/visual...ata=16/08/2010
    http://www.anatel.gov.br/Portal/docu...37s-Res544.pdf

    O que não entendo é o "silencio dos inocentes" quanto a essa faixa, porque até agora não tem os comentários mais avidos para isso?

    Para aqueles que não tem mais o que fazer quanto a poluição, a solução esta dada!

    Estamos homologando radios ja nessa faixa, e fazendo os testes em cartões no superchannel nessa faixa, para certifica-los, estamos pensando em usar ou o XR2 ou o R52hn, e gostaria de saber o que voces preferem? Custo x Beneficio, ou Alto Custo com Excelente Resultado? Ou os dois?

    O Equipamento cliente esta pronto e na Anatel certificando, é esse aqui: http://www.usaimport.com.br/datashee...%20e%20CPE.pdf custo de mais ou menos R$ 249.00, porém, vejam que é um equipamento parrudo de extrema performance, primeiro da série LongRange Atheros de nossa empresa.

    Eu publiquei o artigo quando fui informado da autorização de uso de faixa, mas, sumiu do under-linux!
    Abraços a Todos,

    Atenciosamente


    Erick MacDonald Filzek
    International Business Manager - CEO SSI
    All Earth Comercio de Eletronicos LTDA & USAImport Importacao e Exportacao LTDA
    Brazil Brunch Office
    Skype: FILZEK
    MSN: [email protected]
    Email: [email protected]; [email protected]
    Pabx: (19) 3256-5557
    Cell: (19) 7804-6741
    Radio ID Nextel: 55*7*77635
    WiMacMax – Making the Path – Wireless Leader Technology
    Krazer – Why Make it Simple if We Can Make It Power Full – Think Smart Play Crazy with Krazer!