+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Aos Camaradas Feras que curtem o fórum.

    eu tenho uma certa necessidade.
    tenho um pop no topo de um prédio no bairro vizinho, onde de lá eu posso pedir um link de melhor qualidade. mas eu teria que ter um Ptp para receber o link de internet de lá e enviar para mim e daqui outro Ptp para enviar para a torre e retransmitir.
    como eu posso fazer isso no mesmo PTP.
    eu pensei de usar para um dos tráfegos Vpn com saída redirecionada para uma VLAN.

    daí o rádio aqui que possui a porta Lan A e a porta Lan B eu poderia utilizar uma Vlan para direcionar o tráfego que passa para a porta a para ir direto para a VPN e o da Lan B ir normal.

    bem, posso estar falando algo errado, mas tem como fazer algo parecido. Qual equipamento eu precisaria. Alguém já fez isso.

    obs: a distância do PTP é curta e 15mb de banda full para mim tá mais que bom. então eu acho que para banda não terei muitas dificuldades.
    o problema para mim é como utilizar dois tráfegos diferentes separando as redes de forma virtual e redirecinando fisicamente a saída delas.
    ???????????

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Eu pensei que vc poderia colocar uma RB no ponto do link, ai nesta RB vc pode controlar os clientes do predio por uma interface Ethernet de rede e por outra interface Ethernet de rede receber o link e enviar por Wifi para a sua central.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    detalhe
    eu não terei clientes no prédio. o prédio é somente um ponto de transmissão (na falta de uma torre vai ele mesmo)

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Não entendi o por que da separação dos links, na verdade não entendi a situação. Você vai comprar um link no prédio e enviar para sua central, certo?? não ver clientes neste predio?? por que separar os links?? Ta confuso isso faz um desenho e posta ai, fica melhor para analisarmos..

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    no caso o prédio será um ponto de transmissão. ou seja. meu cliente se conectará na minha rede pela antena do prédio mas teria que ir até ao meu servidor e voltar para o topo do prédio onde eu receberia o link

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Para fazer a coisa certa, você deveria usar dois links, faz o teu ptp com uma RB 433 com dois cartões e quatro antenas, um vai e outro vez dai tu separa pelas portas lan ou usar dois switchs gerenciáveis um em cada ponta com vlans tagged. Seria o certo, é um pouco mais custoso mas não vai te encomodar.
    Como você vai passar o link principal te aconselho a usar Rocket M5 e dois switchs com as vlans tagged, fica um transporte profissional.

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    ou seja 2 rocket m5?
    bem sobre antena eu acho que não preciso de muito pois a distância não chega direito a 3km

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Falei sobre o Rocket M5 por ter dupla polaridade e conseguir transportar o link full e é claro para usar o Rocket a pleno vai ter que colocar duas antenas com dupla polaridade.

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Crie Vlans.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    mais o rocket não tem 2 saídas, uma para cada polaridade da antena, então eu precisaria de dois rockets.
    correto?
    o comprometimento inicial de banda será algo muito pequeno, como eu lhe disse 15 megas full já está muito bom.
    também pensei em duas antenas de início, por ser muiiito mais fácil, mas eu quero evitar isso por que comprometeria a descição mesmo com antenas pequenas.

    eu fico pensando como essas operadoras de rádios links como a Unotelco (que uma vez eu vi um orçamento) faz para operar vários links de comunicação no mesmo enlace de rádio.
    uma vez eu fui pedir um orçamento e perguntei se seria disponibilizado um rádio enlace exclusivo e o consultor me respondeu que seria utilizado um backbone de rádio link do ponto A até o ponto B, e que esse link é um link de serviço, onde operaria o meu link dentro dele. imaginei que também operariam outros link dentro do mesmo enlace.

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Um ponto-a-ponto com rocket, você ira usar dois Rockts e duas antenas com dupla polaridade.
    Em relação a estas operadoras grandes, eles transportam um link grande 100Mb ou mais para um pop bom e dali eles distribuem, 10Mb para um 20Mb para outro, não tem mistério..

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Jesus Cristo.
    não sei para em que eu utilizaria 100mb de link.
    mas essas operadoras que eu sitei foi só um exemplo de utilização do mesmo link para diversos tráfegos diferentes "sem misturar as coisas". bem é isso que eu estou querendo. só que agora ainda não consegui achar como

  13. #13
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Ponto a ponto compartilhando tráfego de dados em duas direções sem se misturar. como fazer?

    Coloque os Roquet com a função de tratar apenas do enlace Ptp.
    Na Saída de ambos coloque equipamentos como Router Cisco, O.S. Mikrotik, Swichts Gerenciáveis que lhe permitiram criar túneis de dados. Estes ainda poderão ser encapsulados com criptografia. Assim os dados apesar de estarem passando pelo mesmo meio estarão isolados.
    Lembre se que o Roquet possui baixa Memória e Baixo Processamento. Com isso, cuidar do Estado do Link já é o suficiente para esse equipamento.