+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal

    Bom dia Amigos, estou com algumas dúvidas em alguns acontecimentos, gastaria de saber se alguém já passou por isso.

    Possuo 2 setoriais da Oiw de 15 dbi Verticais, a região onde atuo é uma região de muitos altos e baixos e meu sinal não esta forte o bastante, no cliente uso uma antena da zirok de 24 dbi e um radio da oiw, o sistema e ppoe,
    em torno de 500 m o máximo que consigo deixar no cliente e -68 até -75 dbi, estou para montar outra torre pois estou deixando de atender muito cliente pelo fato do sinal não estar chegando gostaria de saber se alguém atua em uma região de morros e tem alguma dica, desde já agradeço.
    Última edição por trdream; 21-09-2010 às 18:04.

  2. #2

    Padrão Re: Sinal

    Bom dia, são N fatores que pode estar deixando o sinal baixo, visada, cabo, conector, cartão ou radio, fonte de alimentação, exesso de potência, interferência, configurações do equipamento, etc. e sem falar do lado do cliente. a melhor solução para esse caso e sempre quando fazer algo fazer bem feito. poste o modelo do equipamento que vou tentar ajudar melhor..

  3. #3

    Padrão Re: Sinal

    Bom dia Amigo, vamos lá no torre principal uso.

    2 Antena 2,4ghz Setorial 14dbi 90ºVertical Oiw-2414p090h
    1 ROUTERBOARD RB493AH
    2 CARTÃO R52H
    2 PIGTAIL UFL
    1 FONTE POE 24V 3 A
    CABO LMR400/M
    CONECTOR LMR400 N MACHO

    CLIENTE:

    1 Placa PCBA 2.4 GHz 200mWatts 2421APG
    1 FONTE+POE
    1 Caixa
    1 Antena Grade Zirok 24 dbi, com Cabo de 1 Metro
    Última edição por trdream; 21-09-2010 às 18:05.

  4. #4

    Padrão Re: Sinal

    vamos por parte, vou tentar te ajudar e me desculpa se não conseguir.

    * aterre todo equipamento - isso vai fazer com que o equipamento pegue menos interferência.
    * cartão r52h tem que trabalhar fixado em 18dbm, não sei o que acontece mais em default ele vira uma porcaria.
    * verifique os canais, faça uma varredura de canais e escolha sempre canal alto.
    * verifique o ack, ccq, mude o data rates 1 e 11M.
    * em ultimo caso procure usar cartão xr2 da ubiquit, isso levando em conta que o resto esta 100%.

  5. #5

    Padrão Re: Sinal

    o Amigo eu agradeço, vou fazer estes testes pois é muito estranho pois creio que o equipamento é d primeira qualidade...

    Obs: a Região onde atuo é muito poluída...

  6. #6

    Padrão Re: Sinal

    Voce ta usando a antena do cliente na posiçao correta? Lembrando que, como voce distrubui na horizontal, a antena no cliente muda a posiçao do dipolo,

    boa sorte

  7. #7

    Padrão Re: Sinal

    Uso a antena vertical, o dipolo fica horizontal e a suporte preto fica vertical.

    Grato
    Última edição por trdream; 21-09-2010 às 11:32.

  8. #8

    Padrão Re: Sinal

    Galera mil desculpas minhas antenas são Vertical em pé e não deitadas...
    Grato

  9. #9

    Padrão Re: Sinal

    Não há necessidade de trocar o cartão, o R52H é excelente e para clientes até 3km funciona tão bem quanto o XR2. Utilizo ele setado em diversas potências sem problema algum.
    Você disse que o terreno é muito irregular, mas vc tem visada limpa para os clientes? Já testou outros canais, já que a área é muito poluida?

  10. #10

    Padrão Re: Sinal

    bOA tARDE, Ja fiz isso sim e não adiantou muita coisa não, para vc ter uma idéia acabei de ir em um cliente que fica a uns 1.600 M da torre ele não fica em baixo fica praticamente na mesma altura da torre e do outro lado do morro, e o nível cehgou em 8 % no rádio do cliente...

    Não está facil....

  11. #11

    Padrão Re: Sinal

    Bom dia,

    provavelmente você tem alguns vizinhos usando amplificadores. O ideal seria testar painéis que transmitem na polarização horizontal.

    A sua estação está a quantos metros de outras estações? Qual o comprimento desses dois cabos LMR400?

  12. #12

    Padrão Re: Sinal

    Bom dia Amigo, pelo fato de estar em uma região alta, tenho visinhos com antenas de diversar funções... e muito grande
    as estações estão mais ou menos uns 1.00 m 1.50m de distancia da outra, os cabos tem no máximo 1.50.

    Grato.

    ontem fizemos uns testes com a antena do cliente, estavamos usando a grade na vertical o dipolo na horizontal e a tela preta vertical por indicação de uma outra pessoa, em um cliente em baixo da torre 250 m estava no radio 18% e no winbox -80, trocamos a antena como um amigo aqui no fórum citou, colocamos a antena na horizontal o o dipolo vertical e a ponta preta horizontal, o sinal ficou -61 e no rádio do cliente ficou o sinal de 68%...

    Grato

  13. #13

    Padrão Re: Sinal

    Humm....

    Acho que vocês estão montando essas antenas incorretamente. Estão fazendo confusões com as polarizações horizontal e vertical.

    Apesar da antena de grade cliente ficar na posição "deitada" (aparência de horizontal) o seu dipolo deve ficar "em pé" (aparência de vertical). Essa é a forma correta de montar a antena. O dipolo é que define a polarização e não a grade. Ou seja, quando o dipolo estiver "em pé" polarização vertical. Quando o dipolo estiver "deitado" polarização horizontal. A grade fica em posição contrária.

  14. #14

    Padrão Re: Sinal

    Então amigo, ontem fiz o teste até postei aqui, em um cliente que tem ma distancia de 1600 m e o sinal chegou 8% ja com a antena da forma correta... infelizmente aprendemos na primeira vez a montar as antenas da o forma errada, más graças aos amigos aqui do fórum, o problema das antenas foi resolvido...

    Más minha duvida é, o equipamento que tenho todos dizem que atende de 2 a 3 km e este cliente não chegou... Obs a visada é perfeita não tem nada na frente....

    Grato

  15. #15

    Padrão Re: Sinal

    Citação Postado originalmente por trdream Ver Post
    Bom dia Amigo, pelo fato de estar em uma região alta, tenho visinhos com antenas de diversar funções... e muito grande
    as estações estão mais ou menos uns 1.00 m 1.50m de distancia da outra, os cabos tem no máximo 1.50.

    Grato.
    ontem fizemos uns testes com a antena do cliente, estavamos usando a grade na vertical o dipolo na horizontal e a tela preta vertical por indicação de uma outra pessoa, em um cliente em baixo da torre 250 m estava no radio 18% e no winbox -80, trocamos a antena como um amigo aqui no fórum citou, colocamos a antena na horizontal o o dipolo vertical e a ponta preta horizontal, o sinal ficou -61 e no rádio do cliente ficou o sinal de 68%...

    Grato
    Acompanhando seu tópico, fiquei intrigado com suas informações, o erro foi esse mesmo, você "imaginou" estar usando uma antena de polarização vertical pela sua aparência "em pé" na torre, mas quando passou o modelo dela pude confirmar que se trata de antena de polarização HORIZONTAL, veja: .:: OIWTECH Telecom Products :: Produtos Wireless de alto desempenho ::.
    Por isso vc estava montando as antenas dos clientes de forma errada...

    Abç,

  16. #16

    Padrão Re: Sinal

    O Amigo, estou tão confuso.... está acontecendo tantas coisas que ja me perdi... agora mesmo os clientes estão caindo na rede... vai e volta...

    Se for isso mesmo, estou vendo com o fornecedor e assim que chegar na torre vou confirmar..

    Grato

  17. #17

    Padrão Re: Sinal

    gALERA bOA tARDE....

    Quero agradecer a todos por ter me ajudado em todos tópicos que lancei aqui no fórum, meu problema era que imaginei ter comprado as setorias verticais e o fornecedor me mandou horizontal, trocamos a posição da antena do cliente e tudo resolveu....


    Tenho outras dúvidas e logo estarei postando aqui...

    Obrigado a todos