+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Olá, foristas

    Tenho um ADSL de 4M com 80 clientes cadastrados e media de 35 on-line em horário de pico. A duas semanas estou com navegação lenta com apenas 5 ou 7 on-line porém downloads normais, ping ok. Os clientes estão a 40k/160k com burst de 80k/400k por 10 segundos.

    Para solucionar puz uma Queue Tree sepando DNS, Navegação, Download e outros; apesar da folga no link não mudou muito. O que parece ter amenizado foi outra Queue Tree para os uploads; o problema mesmo parece ter sido o modem; mas não está 100% ainda.

    Gostaria que os colegas com base em sua experência me orientem pois quero mudar a estrutura para resolver o problema e logo, logo melhorar a qualidade. Segue imagens:

    Atual:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede1.gif
Visualizações:	787
Tamanho: 	13,9 KB
ID:      	14466

    Pretendida:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede2.jpg
Visualizações:	883
Tamanho: 	52,6 KB
ID:      	14465
    http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png
    Última edição por bjaraujo; 23-09-2010 às 00:17.

  2. #2

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Cara com esta configuração era pra ta um avião nesse numero de clientes, aqui com 2 megas seguro 120 e ai e pelo cenario é simples de resolver.
    Me da mais detalhes que vamos turbinar a bagaça ai!

  3. #3

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Desative o burst e seu Qos, talvez pode estar atrapalhando ao invez de ajudar, e outra ADSL tem limite de sessões, talvez seja isso o problema tbm, vc ja tentou mudar os dns pra ver se melhora...
    No seu outro senario, vc deve colocaro balance em outra maquina, pois não ira funcionar na mesma maquina onde controla os clientes, deixe a melhora maquina so pra cache e coloque mais 1 hd nela, na mais fraca vc coloca os outros serviços...

  4. #4

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Cara com esta configuração era pra ta um avião nesse numero de clientes, aqui com 2 megas seguro 120 e ai e pelo cenario é simples de resolver.
    Me da mais detalhes que vamos turbinar a bagaça ai!
    Não sei se é suficiente mas só me lembrei da conf do squid transparente que anexei; a RB faz o redirecionamento.


    Você poderia passar um pouco de como é aí? Qual velocidade você oferece?
    squid conf.txt

  5. #5

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Desative o burst e seu Qos, talvez pode estar atrapalhando ao invez de ajudar, e outra ADSL tem limite de sessões, talvez seja isso o problema tbm, vc ja tentou mudar os dns pra ver se melhora...
    No seu outro senario, vc deve colocaro balance em outra maquina, pois não ira funcionar na mesma maquina onde controla os clientes, deixe a melhora maquina so pra cache e coloque mais 1 hd nela, na mais fraca vc coloca os outros serviços...
    Desativei o burst, pois pensei que o mk estava atrasando por conta do cálculo mas não mudou muito; mexi no quantidade de pacotes e no tipo de fila; o sfq tanto na simple queue quanto da interface (pppoe do cliente) melhorou, mas nada muito significativo.

    Uso DNS (bind9) próprio junto ao debian na RB fica desativado.

    Uma RB daria contra do balance e de QoS nas saidas WAN (indualmente) e para rede (que seria o pc que conecta os clientes)?

  6. #6

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Cara como o colega falou acima, pode ser o número de sessões simultâneas.
    Dá uma olhada nisso.

  7. #7

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Citação Postado originalmente por agrinfo Ver Post
    Cara como o colega falou acima, pode ser o número de sessões simultâneas.
    Dá uma olhada nisso.
    Não desacredito o colega. Já limitei a 28 sessões tcp; mas que me deixa intrigado é que isso só passou a ocorrer a aproximadamente 15 dias.
    Já desliguei o log do squid/lusca apaguei e recriei os diretórios; mexi na mtu e mru. Estou quase bloqueando as propagandas para ver no que dá.
    Estou preparando também um servidor com mk para servir pppoe e deixar a RB 450G apenas com QoS e balanceamento, talvéz firewall.

  8. #8

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Aqui usamos a RB450G apenas para balanceamento.

  9. #9

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Apenas acompanhando. Boa sorte amigo. Espero que resolva seu problema. Só uma pergunta: este seu adsl é full?

  10. #10

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Bom dia... Cheguei meio atrasado no fórum já que os posts são de setembro... Mas tbm vou colocar meu problema com Queue.. E desde já agradeço a ajuda dos amigos... Estou notando que minha Queue não está limitando a banda a contento.. Eu a tinha da seguinte forma:

    Target Upload e Download

    Max limit: 200k
    Burst limit:300k
    Burst Threshold:200k
    Burst time: 8s

    e notava que os clientes passavam a maioria do tempo com a banda perto ou acima dos 300k.. então resolvi mudar e deixei assim:


    Target Upload e Download

    Max limit: 200k
    Burst limit:200k
    Burst Threshold:200k
    Burst time: 8s

    e mesmo assim os clientes passam dos 200k.. hj tinha um com esta configuração usando 326k..

    O que pode estar acontecendo?

  11. #11

    Padrão Re: QoS, Queue Tree, Simple queue e alguns problemas.

    Se você usa cachefull é natural que isso ocorra.
    Citação Postado originalmente por Vander Ver Post
    [...]
    Target Upload e Download

    Max limit: 200k
    Burst limit:300k
    Burst Threshold:200k
    Burst time: 8s
    [...]
    Experimente por 150k em Burst Threshold e 16s em Burst time mantendo o Burst limit em 300k.
    Dê uma olhada aqui: https://under-linux.org/f226/calculando-burst-135485/
    Última edição por bjaraujo; 05-12-2010 às 22:57.