+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nobreak para meu servidor

    BOM DIA A TODOS! TENHO UM SERVIDOR COM DUAS MAQUINAS PENTIUN 4 , UMA FIREWALL, UM SUIWTCH, UM MONITOR LCD OAC 21" E UMA CENTRAL TELEFONICA CORP 800, ESTOU COMPRANDO UM NOBREAK DE 1.8 KVA COM SAIDA PARA BATERIAS EXTERNAS DE CARRO, PERGUNTO! SERA QUE VOU TER PELO MENOS 3 HORAS DE AUTONOMIA ?

    COMO FAÇO PARA CAUCULAR O CONSUMO DESSE APARELHOS EM HORSA DE DE POTRENCIA?

  2. #2

    Padrão Re: NOBREAK PARA MEU SERVIDOR

    amigo voce deve fazer o seguinte calculo:
    1.pega a potencia de um aparelho eletrico( esse numero e um valor em watts, ta la no aparelho ou no manual).
    2.dividir essa potencia (P)e divide por 1000.
    3.multipla o tempo que o aparelho vai ficar ligado (T)
    4.multipla pelo do Kwh de sua concessionaria de energia eletrica da sua regiao.
    resumindo a conta e a sseguinte

    (P)potencia / 1000 multiplaca pelo tempo(T) que o aparelho vai ficar ligado, o resultado e multiplicado pelo valor da sua energia Kwh...

    eepero ter ajudado...

  3. #3

    Padrão Re: NOBREAK PARA MEU SERVIDOR

    Citação Postado originalmente por roof45 Ver Post
    (P)potencia / 1000 multiplaca pelo tempo(T) que o aparelho vai ficar ligado, o resultado e multiplicado pelo valor da sua energia Kwh...

    eepero ter ajudado...
    Ola amigo vlw pela explicaçao, mas por exemplo onde entra o valor do NO-Break?? na operadora de energia??? tipo... um consumo de 200W, (total de 2 PC e 1 monitor) dividido por 1000, resultado vezeso o valor de energia liberado pelo nobreak???

  4. #4

    Padrão Re: NOBREAK PARA MEU SERVIDOR

    ha entende, voce quer saber o tempo que o nobreak passaria ligado com esses equipamentos ligados....caramba, ai voce me pegou, pensei que voce queria saber quanto iria ser seu cosumno mensal, em R$.....desculpas nao poder ajudar nessa, abracos...

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NOBREAK PARA MEU SERVIDOR

    1.8k é a potencia de saida que ele aguenta,
    no caso o que vai mandar é o tanto de bateria e Amp que você vai ter,
    no caso recomendo aqueles nobreaks senoidais c/ pelo menos 4 baterias de 75ah.

  6. #6

    Padrão Re: NOBREAK PARA MEU SERVIDOR

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    1.8k é a potencia de saida que ele aguenta,
    no caso o que vai mandar é o tanto de bateria e Amp que você vai ter,
    no caso recomendo aqueles nobreaks senoidais c/ pelo menos 4 baterias de 75ah.
    Ok amigo, obrigado, mas em questao duma formula pra gente calcular, qto tempo gastaria ligado, um nobreak pra atende um determinado equipamento???

  7. #7

    Padrão Re: Nobreak para meu servidor

    Inversores usados em nobreaks rendem cerca de 70 a 75%.
    Digamos que na saída AC do nobreak (Digamos que só tenha 1 PC) o consumo seja 90W, o Kill-a-watt ajuda na hora de saber o consumo, ou um alicate amperimetro.
    Um consumo de 90W em 115VAC, mas com o inversor rendendo só 70% significa um consumo de uns 128W (128*0,7e) em 12VDC. 128W são 10,6A consumidos de uma bateria de 12V (128/12). Se for bateria de 12V 7A, comum em nobreaks de 300 a 1400VA, significará uma autonomia de uns 30 minutos

    Ok, a conta seria: 7A / 10,6A = 0,66, ou 0,66% de uma hora. POREM, as baterias tem capacidade de acordo com a corrente consumido. Ela tem 7A "pra dar" se o consumo for de 700mA por 10 horas. Se o consumo for de 1A ela não forncerá isso por 7 horas, e sim por umas 6:40H, pode dar uma olhada na ficha técnica das baterias automotivas ou de gel que verá esse detalhe. Na melhor das hipóteses fornecerá 5A em 30 minutos (10A por hora).

    Se usar digamos uma bateria externa de 36A, a menor automotiva que conheço, com consumo de 10,6A, o tempo de uso (Com consumo de 90W em 115VAC) será de pouco mais de 3 horas (36/10,6, levando em conta só uns 85% do valor obtivo (Bateria forneceRIA 36A se o consumo FOSSE 3,6A por 10 horas, como o consumo é maior o montante fornecido cai, não existe conta exata pra calcular o quanto cai, existe é uma tabela consumo versus capacidade no site do fabricante (Ou dos bons fabricantes)).

    Quanto ao consumo dos P4, eles são extremamente ruins em rendimento, desde o P4 Willamete até os P4 socket 775 o consumo varia 500%, e mesmo que você saiba o consumo hipotético do processador terá o consumo do conjunto mb+proc+hd+rendimento.da.fonte que varia conforme o hardware usado e conforme o tipo de uso do hardware (Se fica em idle ou em full a maior parte do tempo, se tem fontes ridículas tipo Sattelite ou RSlink de rendimento pífio, etc), recomendo procurar em lojas do ramo (Ou no Mercado Livre) o Kill-a-watt, ele te dará certeza do consumo. Outra opção mais barata é o alicate amperimento. O problema dele é exibir o consumo aparente, então terá que multiplicar pelo fator de potencia da fonte chaveada (Que em fontes comuns é um mistério, mas geralmente fica em 0,5, ou seja, se medir 1A de consumo no amperimetro (Em digamos 115V AC), o consumo efetivo será de 230VA (115*2, ou 230*0,5).
    Monitor tem consumo mais simples de calcular, o FP (fator de potencia) é sempre alto, algo como no mínimo 0,9, o mesmo que boas fontes com PFC ativo (Recomendo elas), e o mesmo que fontes de bons equipamentos de rede (3Com, Cisco, Linksys, etc). Central telefonica depende do modelo, essa citada desconheço mas tem modelos com trafo (Rendimento ruim, consumo medio de 15-25W em AC) e tem modelos mais recentes com fontes chaveadas.

    Alicate amperimetro custa uns R$ 40 os mais simples, que já resolvem, com ele fica fácil medir o consumo medio. Com o consumo medio em mãos fica fácil determinar quantas baterias você precisa (Ou qual o tamanho da bateria) pra ter 3 horas de autonomia.

    Só um exemplo: P4 3GHz (Ridículo, uma porcaria em desempenho energético), MB normal, somente HD, talvez 1 CD: 70W em iddle, 150W em full. 2 maquinas vamos colocar media de 180W pros 2. Monitor 21" LCD, uns 40W de consumo, chegamos a 220W. Central telefonica pequena, fonte chaveada, 15W de consumo (Parado é um, em ligação é outro, tiro a media). são uns 235W de consumo hipotético. Se usar nobreak de rendimento de 75% (De 1,8KVA deve ser) isso dá um consumo de uns 310W. Em 12V são 25A. Se quer 3 horas de autonomia então precisará de baterias que somem no mínimo uns 75A, sugeriria o modelo de 90A que varios fabricantes tem.

    Veja que CD/DVD consomem mesmo sem uso, alguns HD's tipo Samsung ou Seagate-antigos consomem mais que outros, placa de vídeo consome mesmo sem uso, etc, sempre é possível otimizar o consumo. Na hora que for fazer upgrade leve em conta mais o rendimento energético o menos o desempenho de algum processador nos benchmarks. Temos hoje os Athlon II X3 que em tese custam menos que Core2Duo e tem desempenho similar, mas com TDP de 90W nos X3, contra 65W nos C2D, de cara vemos que tem algo a se levar em conta. Se vemos um review detalhando o consumo em idle versus em full, aí sim vemos a vantagem do Core2Duo (Só nesse caso citado, não quer dizer que C2D "seja melhor", até porque "o melhor" não existe, o que existe é numa situação X se sair melhor que Y, mudando a situação quem se sai melhor pode ser outro).

    Outra coisa: Bateria precisa carga lenta, uma bateria de 90W precisaria de um carregador de 10A por 10 horas pra ser carregada pra ter o melhor rendimento (Carga rápida armazena menos, é um veneno pra tudo, desde pilhas até baterias de chumbo-acído, excessão é lithium). Se tiver um segundo blackout num intervalo menos que 10 horas então a autonomia claro que será menor. E baterias não armazenam 100% do que prometem, conte com apenas 90% da capacidade prometida (Mesmo usando o recomendado, ou seja, só 10% da capacidade nominal). No caso de uma bateria de 90A tendo consumo de 25A, ela provavelmente renderia uns 82A, tem que olhar a ficha da bateria pra confirmar isso (A Moura, só pra citar 1 exemplo, tem datasheet com esse dado no site. Devido ao preço não sei se recomendo Moura, cada região tem fabricantes locais e o preço as vezes compensa muito. Só não sugiro ignorar as baterias com agua, sinto muito mais segurança fazendo a manutenção periódica com agua do que em baterias seladas, nas seladas, ou nas com gel, sempre somos supreendidos por problema sem prévio aviso, mas depende de cada um se irá querer adotar esse objeto de estimação que requer cuidado todo mes (E tem que saber o que fazer senão não durará nada a mais) ou se quer bateria estacionária com gel e garantia de 6 ou 8 anos (Custam 300% mais).
    Última edição por rubem; 04-10-2010 às 02:17.

  8. #8

    Padrão Re: Nobreak para meu servidor

    Ola
    não sei se ta muito certinho mais fiz uma planilha de excel e ta quebrando um galho.
    Ela fica assim
    em B3 digite a tenção de cada bateria em V (ex. 12)
    em B4 digite a corrente em Amper (ex.: 47)
    em B5 digite a quantidade de baterias (ex.: 2)
    em B6 digite o rendimento do inversor (tem que ter o manual) (ex.: 0,85)
    em b7 digitei um valor mult com a nota "calculo par amin" desculpe mas não faço isso a tempos e na ocasião devo ter escrito esta bosta de nota achando que era bem obvio mas acabou não sendo. o valor esta 60
    em b8 digite o valor em wats do sistema que quer proteger ex: 300
    e a fórmula. =(B3*B4*B5*B6*B7)/B8

    por favor caros colegas se tiver erro e possiveis melhorias postem.
    Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Nobreak para meu servidor

    O qur faltou nessa conta foi o "Fator de Potência", logo, B7 deve ser ele. Coincidentemente a maioria dos nobreaks normais tem FP de 0,6, ou 60%.

    Eu nem insisto que se use essa formula porque o rendimento em cada faixa de consumo nos nobreaks varia (Até 10% entre uma carga tipo 20 e 70% da capacidade nominal), o fator de potencia idem, mas o que mais vejo errar é o consumo das RB's, fontes e PC's, aqueles sites que fazem calculo da fonte ideal é as vezes entendido como calculo do consumo típico de um PC, aí já viu a bagunça.

    As fontes chaveadas de RB's ou de PC's tem fator de potencia e rendimento a se levar em conta, então saber o consumo em CC (DC) de uma RB ou placa-mãe ATX não é tudo.
    Se uma RB800 com 4 R52HN consome 23W na média, aplique 70% de rendimento da fonte chaveada 24V 2A dele (2300/70=32W) e aplique um FP de 0,8 (3200/80=40VA), e pronto, esse conjunto consome uma media de 40VA. Se usarmos um nobreak típico, 600VA com bateria 12V 7A, temos então: 12*7=84W armazenados, subtraimos as perdas pelo rendimento da inversão CC>CA, 84*0,85 (85% é o rendimento de muitos nobreaks comerciais) que dá 71,4W, e pelo fator de potencia de 0,6, que dá 71,4*0,6=42,84VA. Como essa bateria é feita para C30, ou seja, entrega 7A somente se a descarga for feita em 30 horas, e em 1 hora de descarga ela na verdade terá a entregar apenas uns 5,8A, a autonomia nesse nobreak e RB hipotéticos será de menos de uma hora.
    (E realmente tenho uma RB600+4 EMP8602, no mesmo nobreak que uma RB433AH + 2 EMP 8602, num nobreak comum com bateria dessa, a autonomia é de 35-40 minutos (O consumo varia conforme o trafego de dados, logo o tempo de autonomia também).

    O fator de potenicia não pode ser desprezado assim como a capacidade de fornecimento de uma determinada corrente (Amperagem é a %&#$@) de uma bateria de pequeno porte não pode ser desprezada. Nenhuma bateria de chumbo-acido fornece em 1 hora o que está descrito como capacidade, é bom ter isso em mente, recomendamos bateria externa de 36 ou 40Ah devido a isso: Não danificar alguma das 6 celulas da bateria de chumbo por descarrega-la como corrente alta demais. Nas baterias pequenas de gel há um dado na lateral: "Corrente inicial", pra otimizar a vida da bateria (E elas não pifam de vez e sim danificam uma ou 2 celulas, reduzindo a autonomia em até 50%) é bom respeitar a corrente maxima de descarga (Nenhuma bateria automotiva ou de gel pequena durará muito tempo se for descarregada em 1 hora, pra isso seria necessario as estacionárias, mas também pelo preço delas é possivel comprar automotivas de capacidade maior, que demorariam 4 horas pra serem descarregadas e portanto também durariam mais tempo.

  10. #10

    Padrão Re: NOBREAK PARA MEU SERVIDOR

    Vixi, pra calcula entao a autonomia de um no-break, pra q a gente adquira uma soluçao boa. é dificil.... pq cada vez o calculo muda, e cada vez o consumo do equipamento varia, conforme o uso dos mesmos... entao resumindo nao ha uma soluçao de 100% de certeza, e sim uma opçao de soluçao q atenda a necessidade... mas cara a explicaçao ate agora do calculo ta show... obrigado a todos q vem ajudando ai nas duvidas.

  11. #11

    Padrão Re: Nobreak para meu servidor

    O que se pode fazer é tirar a média.
    Por exemplo os 23W que citei duma RB800 com 4 R52HN, isso vai variar conforme o numero de transmissões que o cartão fará, conforme a potencia dele (Isso muda pouco, uns 4% do consumo total botar o cartão em 63 ou em 350mW), conforme o processamento de dados que o processador da RB vai fazer, um PTP em bridge consome muuuuuito menos que um PTMP com a RB roteando, tem aquela questão da criptografia aumentar um pouco o uso do processador, tem os clientes com ack-time ruins fazendo a RB reenviar muito pacote, enfim, o consumo momentaneo vai sempre variar muito, o jeito é pegar um periodo de tempo X, tipo 2 horas de maior movimento, e ver por um equipamento tipo o Kill-a-watt, quando a RB consumiu nesse periodo, se quer um nobreak para 2 horas terá que levar em conta o consumo em horario de pico, e não o consumo em 2 horas durante a madrugada onde há pouquissimo uso.

    Eu na verdade defendo que se coloque 2 baterias 12V 40Ah em serie e se ligue as RB's nelas, se tiver desktop liga um nobreak 600VA em cada uma dessas baterias e tudo se resolve, a autonomia aumenta bastante e não há muita preocupação com a descarga dessas baterias ou recarga delas na corrente ideal. Tem nobreak SMS de 600VA abaixo dos R$ 200, e bateria de 40Ah deve estar nuns R$ 130, isso acaba com as instabilidades nas RB's, aumenta a autonomia do conjunto todo, evita o uso de fontes chaveadas duvidosas 18 ou 24V, e sai mais barato que um nobreak de 2 ou 3KVA e bateria de 150Ah.
    Pra repetição é uma pena terem poucos carregadores 24V baixa corrente baratos no mercado, porque 2 baterias de 12V 7Ah em serie resolveriam o problema de quase toda repetição que vejo.

  12. #12

    Padrão Re: Nobreak para meu servidor

    Cara e muito facil saber ligue tudo que vc quer consumir no nobreck, e desligue o resto da rede, apenas o que vc quer colocar nas batera, pegue um amperimetro e mede o consumo em ampares diretamente no dijuntor, digamos que seja 3am/h, agora multiplique pela a tensao de entrada (220* ou 110 vamos supor que seja 220v)
    3*220v = 660Watt/hora entao sabemos que seu consumo é 660Watt/hora
    para saber quanto tempo a bateria vai durar multiplica a tensao da bateria pela amperagem
    12 * 60Am = 770Watt/hora

    ou seja uma bateria de 60 amperes de 12v da para 660watt/hora de consumo pois ela tem 770watt, lembrase use sempre bateria estacionaria e nunca automotiva

  13. #13

    Padrão Re: Nobreak para meu servidor

    Fazendo essa conta simples você está ignorando o rendimento do inversor e o fator de potencia. Também está ignorando o fato de a bateria com descarga em 1C perder entre 10 e 20% da capacidade. Se é pra conta ser simples (E sem precisão nenhuma), faça essa conta simples e depois aplique aleatoriamente 30 a 45% a mais de capacidade em baterias.

    A física não vive de contas simples.