Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Olá como vai?

    Pessoal, estou abrindo este tópico na finalidade de agrupar as experiências de vocês em relação ao Load Balance PCC, pois depois de várias instalações em diversos clientes, já consegui juntar algumas informações e dúvidas que podem ser de ajuda para mais gente do fórum.

    Vamos lá.

    Prós

    1. Com links simétricos percebi que é um dos melhores balance que já testei, pois uma vez estabelecida uma conexão com qualquer site, o PCC mantém o usuário naquele link que se originou a conexão.
    2. Boa quantidades de links podem ser balanceados. Ex. 16
    3. Failover. Quando uma interface fica OFF, o PCC continua balanceando normalmente.
    4. Divisão de banda por igual, ou não.

    Contras


    1. Quando um link está ruim, por quaisquer motivo, ainda não consegui uma maneira de dropar este link por um determinado tempo e coloca-lo de volta depois do tempo estabelecido automaticamente. Ex. Já fiz PCC em links da NET, que acontecia de 1 link estar com problema de não abrir certos sites, ou até mesmo uma redução de banda não prevista, aí o PCC não tem o que fazer, pois para ele o link está up. Isso é o maior problema que já encontrei. Sugestões?
    2. Pra quem recebe link via DHCP é necessário um roteado por link. Estou enganado?
    3. Ainda é preciso colocar algumas regras para direcionamento de link em alguns sites e jogos.


    Bom pessoal, é isso! Se eu lembrar de algo mais, atualizarei aqui.
    Gostaria que vocês postassem suas experiências, e se possível alguma solução para os problemas apresentados acima.

  2. #2

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Olá,
    estou estudando o Load Balance PCC, vou acompanhar o tópico. Quanto ao contra N°2, depende se você já utilizar modem roteador, que disque e forneça ip fixo.

  3. #3

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    É o seguinte, aqui no fórum tende-se a pensar que só existe modem ADSL como forma alternativa aos caros links dedicados. Quando falei do DHCP me referia a Cable Modem da NET, aqueles Motorola. Eles enviam a IP via DHCP, e o modem não é um roteador.

    Só pra deixar mais claro esse ponto.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Até hoje não vida nada melhor do que o balance PCC, acredito que ajudou muito provedor que tem vários links (pequenos) ou usam o ADSL/Cable como ajuda do link,
    até hoje só percebi a desvantagem da webcam do msn, que as vezes abre e as vezes não,
    acredito que seja por causa dos vários Ip's,
    tirando isso, foi uma excelente solução, tanto pelo funcionamento quanto pelo custo.

  5. #5

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Até hoje não vida nada melhor do que o balance PCC, acredito que ajudou muito provedor que tem vários links (pequenos) ou usam o ADSL/Cable como ajuda do link,
    até hoje só percebi a desvantagem da webcam do msn, que as vezes abre e as vezes não,
    acredito que seja por causa dos vários Ip's,
    tirando isso, foi uma excelente solução, tanto pelo funcionamento quanto pelo custo.

    Você já fez o PCC com Cable Modem? Se fez, precisou de roteadores pra receber os links, ou conseguistes de outra forma?

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    ainda não tive a oportunidade de fazer em cable.

  7. #7

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    dúvidas... =]
    o pcc,, ele soma os link's?
    sei que ele segue firme em uma conexão,,, mas,,, a taxa de transferencia é somada no caso,,,
    se eu tenho 4 links de 2 megas, eu tenho 8 mega,, quer dizer,, que eu consigo fazer um download a mais ou menos 800 kbps ou 1mb pra ser mais exato?


    o upload também é somado,, e tem o mesmo conceito do down,,,
    qual o conceito do pcc, introdução,, apenas os ítens importantes para ter um bom pcc,,,?

    obrigado,

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    o conceito do PCC é passar cada conexão por um link e balancea-las por igual,
    se você tiver 4 x 2mbps, e fazer um download pelo download acelerator ou orbit e ele usar 4 conexões para o site de download, você vai baxar a 1mb/s sim, fiz um pcc de 36mbps com 6 links e quando usava o DAP baxava a 4mb/s (acho que o site não guentava mais ou era o limite)
    o upload tambem é dividido por igual, ele tende a ir pelo link que tiver menos trafego.

    o pcc é super simples de implantar, procure aqui no forum, existem geradores de configuração para PCC.

  9. #9

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Olá, sei que essa pergunta é relativa, mas quais os tipos de conexões que vocês mais recomendam balancear? Ex: MSN, sites de bancos, dominios (.gov.br), etc...

    Obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    E só usar a opção dhcp cliente no mikrotik para que ele possa receber o ip do cable modem


    Citação Postado originalmente por BraZuky Ver Post
    Você já fez o PCC com Cable Modem? Se fez, precisou de roteadores pra receber os links, ou conseguistes de outra forma?

  11. #11

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    E só usar a opção dhcp cliente no mikrotik para que ele possa receber o ip do cable modem
    Os Cable modem são da mesma operadora, e eu já testei. Não funciona, pois o Gateway da operadora é o mesmo para todos os links.

    O Interessante é que Modens ADLS, tipo Velox, em modo Bridge (mikrotik discando) funcionam, mesmo tendo o mesmo Gateway. (Acho que deve ser pelo fato de além da Interface fisica do link, quando criamos o PPPoE-client, ele se torna uma nova interface, dai no script do balanceamento eu escolho o PPPoE-Client como gateway, e não a interface fisica que recebe o link. Entendeu?

  12. #12

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    tou nessa nova situação
    3 cable modens da NET

    eles são bridges e realmente pegam o mesmo gateway
    o que baralha o link, deixa ele doidinho

    tou pensando comprar uma Routerboard 493
    ela tem 8 eth, 4 eth seriam ligadas em cable modens
    e as outra 4eth teram ips fixos para jogar para o "gateway"

    vou testar , mais tarde darei um feedback

  13. #13

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Ja fiz vários testes, com ip stático funciona blz, com dhcp client direto no modem NETVIRTUA ou em um roteador qualquer não funciona de forma alguma. Alguém tem algum macete para resolver essa questão. Desde já Agradeço o apoio!

  14. #14

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Tenho problemas com PCC tbem, as vezes tem link sobrando e não passa tudo o que tem, talvez por ter algum link ruim, quando desabilito o link ruim, volta ao normal.
    Gostaria de fazer um balanceamento paralelo, não sei como chamar isso, mais é assim, cada link jogar para uma quantidade de clientes, separar os clientes por links, não sei como fazer isso.
    Se alguem souber me de um toque.
    Abraços

  15. #15

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Tenho o mesmo problema:


    1. Quando um link está ruim, por quaisquer motivo, ainda não consegui uma maneira de dropar este link por um determinado tempo e coloca-lo de volta depois do tempo estabelecido automaticamente. Ex. Já fiz PCC em links da NET, que acontecia de 1 link estar com problema de não abrir certos sites, ou até mesmo uma redução de banda não prevista, aí o PCC não tem o que fazer, pois para ele o link está up. Isso é o maior problema que já encontrei. Sugestões?

    pois uso links opensky em servidores windows, ja pensei em bloquear o ping de um site pelo link principal e deixar passar so pelos opensky e assim quando ficar ruim ele ativar os scripts, deixando somente o link bom, mas até agora naum conseguir fazer isso corretamente.

  16. #16

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Citação Postado originalmente por Demo Bill Ver Post
    Tenho o mesmo problema:


    1. Quando um link está ruim, por quaisquer motivo, ainda não consegui uma maneira de dropar este link por um determinado tempo e coloca-lo de volta depois do tempo estabelecido automaticamente. Ex. Já fiz PCC em links da NET, que acontecia de 1 link estar com problema de não abrir certos sites, ou até mesmo uma redução de banda não prevista, aí o PCC não tem o que fazer, pois para ele o link está up. Isso é o maior problema que já encontrei. Sugestões?

    pois uso links opensky em servidores windows, ja pensei em bloquear o ping de um site pelo link principal e deixar passar so pelos opensky e assim quando ficar ruim ele ativar os scripts, deixando somente o link bom, mas até agora naum conseguir fazer isso corretamente.
    Com essa ferramenta podemos verificar se tem ou naum trafego nas interfaces e derrubalas ou naum.

    Manual:Tools/Traffic Monitor - MikroTik Wiki

  17. #17

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Bom, sei que não é muito o intuito do post, mas tenho a seguinte dúvida: Vale a pena comprar um hardware para fazer o load?
    Tenho olhado esse equipamento, o que os amigos me indicam, fazer o load por hardware ou por PCC mesmo?

    Link do Equipamento http://goo.gl/S5LMr

  18. #18

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Citação Postado originalmente por brecci Ver Post
    Ja fiz vários testes, com ip stático funciona blz, com dhcp client direto no modem NETVIRTUA ou em um roteador qualquer não funciona de forma alguma. Alguém tem algum macete para resolver essa questão. Desde já Agradeço o apoio!
    mesmo colocando o modem net em um roteador vc não teve sucesso ? eu to usando a q e parece mesmo que não ta fazendo balance um link fica sempre parado se eu desativar e ativar até balanceia mas depois para ta estranho o meu balance.

  19. #19

    Lightbulb Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    aquele simulador de regras que da tudo ele realmente funciona ? não sei informa direito o balance que foi feito na rb450g mas apenas tem regras no nat e mangle e funciona se um link cair ele volta ou se desativa e ativa novamente ele balanceia por um certo momento mas o que preciso mesmo e que balancei por cargas iguais jogando os 2 links para os clientes são 2 cable modens em 2 roteadores alguém pode ajudar como faço pra deixar dessa forma.

  20. #20

    Padrão Re: Load Balance PCC - Prós e Contras: O que fazer?

    Citação Postado originalmente por EmanuGomes Ver Post
    Bom, sei que não é muito o intuito do post, mas tenho a seguinte dúvida: Vale a pena comprar um hardware para fazer o load?
    Tenho olhado esse equipamento, o que os amigos me indicam, fazer o load por hardware ou por PCC mesmo?

    Link do Equipamento http://goo.gl/S5LMr
    Tb queria saber e se faz isso melhor e de forma mais pratica pra até 3 links, sem as desvantagens do PCC. Ter que ficar adicionando regras pra retirar sites ou certos serviços do Balance, é um saco! Sabe lá quantos sites e serviços que costumam dar pau no balance, eu gosto da coisa o mais transparente possivel, se esse TP-LInk fizer isso, to dentro, já que minha estrutura é pequena e possivelmente esse TP-Link daria conta do recado pra 4 links ADSL. Teria como deixar o Mikrotik fazendo tudo e o balance só por conta do TP-Link, sem gerar "conflitos"? Acho que vou comprar um desses, só pra testar!