+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    Boa tarde a todos.
    Essa é a primeira vez que estou acessando o forum mas ja sei que é o melhor forum nessa area de redes wireless.
    Trabalho a algum tempo em um provedor a radio mas nao tenho praticamente nada de conhecimento em Mikrotik. E gostaria que voces me ajudacem a esclarecer uma duvida.
    O problema é o seguinte: Aqui temos uma RB 433 com tres paineis, não sei certo a marca dos cartões e nem dos paineis. Dois dias a traz estava tudo normal, ontem alguns clientes de uma dessas redes tiveram uma queda de sinal, e hoje varios estão com sinal baixo alguns até com -80 ou um pouco mais, todos tinham sinal ótimo. Nessa rede temos 28 clientes cadastrados e quase todos com visada total, inclusive eu sou um deles e até tentei ajustar minha antena pensando que foce ela mas não adiantou o sinal permaneceu ruim. É dificil ter mais de 15 pessoas simultaneas conectadas. Detalhe, nas outras duas redes esta tudo normal.

    Preciso da opinião de voces. O que pode ser?
    Desde ja agradeço a todos que pela ajuda.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    verifique o pigtail do painel, pode ser q deu problema com ele, troka os paineis, o bom pelo ruim, e verefica tbm a mini pci, coloca outra no lugar, fazendo esses 3 testes com certeza vc ira encontrar o problema, (pigtail,painel ou minipci) abraços

  3. #3

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    Tem uma coisa que só percebi agora, tem um cliente que o sinal continua bom, ele tambem tem visado igual aos outros. sera que pode tem dado algum problema de configuração?

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    pode ser que o conector molhou .....
    ou seu mini pci perdeu potencia .....
    ou interferencia no canal que esta utilizando ......
    verifique esses fatos que relatei .....

  5. #5

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    Amigo, quando tive problema similar foi o cartão que foi pro saco, eles perdem potenci principalmente após tempo chuvoso. acontece com os r52h e os engenius.

  6. #6

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    perde potencia depois de um tempo chuvoso????
    so se o cartão molhar né!

  7. #7

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    não kra! tempo com tempestades e várias descargas elétricas sempre infuenciam em cartões que não esteja bem aterrados, isso acontece...

  8. #8

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    verdade pode ser perca de potencia, os r52h são mais dificil de acontecer, mais acontece, pode ser cabo tbm um conector dando curto pode fazer isso.

  9. #9

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    não kra! tempo com tempestades e várias descargas elétricas sempre infuenciam em cartões que não esteja bem aterrados, isso acontece...
    valeu!!!

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    Citação Postado originalmente por RONDON Ver Post
    Boa tarde a todos.
    Essa é a primeira vez que estou acessando o forum mas ja sei que é o melhor forum nessa area de redes wireless.
    Trabalho a algum tempo em um provedor a radio mas nao tenho praticamente nada de conhecimento em Mikrotik. E gostaria que voces me ajudacem a esclarecer uma duvida.
    O problema é o seguinte: Aqui temos uma RB 433 com tres paineis, não sei certo a marca dos cartões e nem dos paineis. Dois dias a traz estava tudo normal, ontem alguns clientes de uma dessas redes tiveram uma queda de sinal, e hoje varios estão com sinal baixo alguns até com -80 ou um pouco mais, todos tinham sinal ótimo. Nessa rede temos 28 clientes cadastrados e quase todos com visada total, inclusive eu sou um deles e até tentei ajustar minha antena pensando que foce ela mas não adiantou o sinal permaneceu ruim. É dificil ter mais de 15 pessoas simultaneas conectadas. Detalhe, nas outras duas redes esta tudo normal.

    Preciso da opinião de voces. O que pode ser?
    Desde ja agradeço a todos que pela ajuda.
    só este mês pedir 2 cartão na mesma torre vou colocar um sentelhador pra aterrar o meu cartão.

  11. #11

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    só este mês pedir 2 cartão na mesma torre vou colocar um sentelhador pra aterrar o meu cartão.
    pode ser o slot do card qe está com problema.

  12. #12

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    ola pessoal, muito obrigado pelas dicas...
    ainda nao arrumamos, mas vamos seguir as opinioes de voces, quando fizermos os testes postarei aqui os resultados.

    muito obrigado a todos!!!!!!!!!

  13. #13

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    Já tive esse problema também e como disse o amigo iverton o meu também foi o cartão!!!
    Substitui e voltou com força total!!

  14. #14

    Padrão Re: Sinal Baixo de um dia pro outro (RB 433)

    meu chefe estou com mesmo pro aque,,, fico tb esperando seu teste pq tb aque ja troquei painel cartao pigtel,, so nao vi ainda a energia.