+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP lease no Mikrotik

    Ola pessoal.
    aqui trabalho com dhcp server no mikrotik, com hotspot, e prendo ip e mac no dhcp deichando ele estatico, estive reparando agora a pouco que em lease do dhcp, os clientes estão ficando com a opção always broadcast selecionada (o proprio mk esta selecionando) e estes mesmos clientes ficam lentos, quando retiro a seleção, a velocidade do cliente aumenta.
    o que seria esta opção always broadcast em dhcp lease do cliente?

  2. #2

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Vai em dhcp e confere o dhcp criado e vê se não está marcado always broadcast?
    Pelo que observei se estiver marcado, ele vai automaticamente colocar também em leases.

    Ontem eu comecei a abandonar o dhcp server. Estou fixando o ip nos clientes, pois o dhcp estava piradão, chegando a dar dois ou três ips para o mesmo cliente.

  3. #3

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vai em dhcp e confere o dhcp criado e vê se não está marcado always broadcast?
    Pelo que observei se estiver marcado, ele vai automaticamente colocar também em leases.

    Ontem eu comecei a abandonar o dhcp server. Estou fixando o ip nos clientes, pois o dhcp estava piradão, chegando a dar dois ou três ips para o mesmo cliente.
    dhpc tbm to fora aqui ja chegou em tempos de um unico cliente pegar todos os ips da faixa.
    provavelmente é virus no pc do cliente, mais pra que dor de cabeça.

  4. #4

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Pessoal, só me tirem uma dúvida: posso desativar o DHCP server que o ip ficará amarrado ao mac apenas pelo ARP?

  5. #5
    Avatar de LmcNet
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Anápolis Goias
    Posts
    63

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Eu ja fiz um teste.. nao funcionou apenas com o atrelamento no ARP de IP + MAC com o DHCP desativado.. Acho que o DHCP serve de base para os Ips que serao usados no atrelamentos dos IP + MACs. seu eu tiver errado por favor me corrijan..

    abrass..

  6. #6

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Citação Postado originalmente por LmcNet Ver Post
    Eu ja fiz um teste.. nao funcionou apenas com o atrelamento no ARP de IP + MAC com o DHCP desativado.. Acho que o DHCP serve de base para os Ips que serao usados no atrelamentos dos IP + MACs. seu eu tiver errado por favor me corrijan..

    abrass..
    No meu caso, todos os Ip e Mac estão cadastrados em user no hotspot.
    E nos ap clientes praticamente todos já estão com IP fixo também. Restam alguns que tem notebook que precisamos ir lá e fixar o ip nas máquinas deles, pois eles pegam direto pelo wireless sem kit cliente.
    O resultado é que agora em dhcp leases só aparecem estes poucos que ainda estão precisando do dhcp. O resto não está mais passando pelo leases. E os conflitos que estavam acontecendo sumiram.
    Daí concluo que ao terminar de fixar o pessoal poderei desativar o dhcp numa boa.

    Talvêz o seu caso seja que os clientes ainda estão com o dhcp nos radios clientes ativado. Ou se for placa PC ou notebook também estão com o dhcp ativado.
    Daí vai precisar que o dhcp esteja ativo no hotspot para que eles peguem IP.

  7. #7

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Realmente existe este ataque ao servidor DHCP, até já li pela web ai o Maia falando deste problema.
    Mas o que eu não vi foi como tratar este problema, deve existir alguma forma de filtrar estas requisições extras regadas ao servidor DHCP.

    É complicado você fixar ip nos clientes, 2 motivos básicos:
    1º Configuração, com dhcp fica fácil para o mais leigo dos usuários.
    2º Quantidade de ips disponíveis. Simplesmente não tem IP valido para todo os usuários para deixar fixo em clientes domesticos, então um servidor dhcp é a alternativa mais adequada.

    Como que as operadoras fazem para controlar estas situações, que tratamento é empregado?

  8. #8

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Citação Postado originalmente por Cargnelutti Ver Post
    Realmente existe este ataque ao servidor DHCP, até já li pela web ai o Maia falando deste problema.
    Mas o que eu não vi foi como tratar este problema, deve existir alguma forma de filtrar estas requisições extras regadas ao servidor DHCP.

    É complicado você fixar ip nos clientes, 2 motivos básicos:
    1º Configuração, com dhcp fica fácil para o mais leigo dos usuários.
    2º Quantidade de ips disponíveis. Simplesmente não tem IP valido para todo os usuários para deixar fixo em clientes domesticos, então um servidor dhcp é a alternativa mais adequada.

    Como que as operadoras fazem para controlar estas situações, que tratamento é empregado?
    Estou usando a faixa /23 no hotspot, assim fico com 254 x2 Ips.
    Para mim , creio que nunca chegarei a lotar.
    E ainda tenho alguns que não fixei no rádio cliente o ip. Mas estou fazendo isso. Praticamente já terminei com a farra de ips pelo dhcp louco.
    Quando era tudo com dhcp ativado nos rádios mas cadastrado o ip no hotspot, dava muito conflito.

  9. #9

    Padrão Re: DHCP LEASE - MIKROTIK - DUVIDA

    Pois é, mas uma hora cresce...
    Por exemplo eu tenho um /22, que segmentei ele dividindo a rede dos servidores, rede dos Pops, e ai cada pop tem uma rede dependendo do tamanho.

    Por exemplo tenho uma rede que tem 75 usuários cadastrados, online simultaneamente cerca de 40-50, destino a ela /26. Não tem porque destinar 75 ips porque jamais estaram simultaneamente.

    Por isso que o DHCP é util... e não vou desistir uma hora encontro a forma apropriada de proteger ele dos ataques...