+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Ola a todos, estou querendo fazer um enlace de 10,4 km sendo que tem um morro na frente (de uma olhada no arquivo do linkplanner em doc), nesse caso qual a melhor coisa a ser feita? link direto a 900mhz, 5.8g ou repetidora em 5.8g?
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Citação Postado originalmente por vsouza1 Ver Post
    Ola a todos, estou querendo fazer um enlace de 10,4 km sendo que tem um morro na frente (de uma olhada no arquivo do linkplanner em doc), nesse caso qual a melhor coisa a ser feita? link direto a 900mhz, 5.8g ou repetidora em 5.8g?
    ta com a altura das torres??
    dependendo da altura das torres passa em 5.8 direto pelo oque eu vi ai, mais fais pelo google earth ele tem a opção regua na versão mais recente, mais se nao der direto a melhor opção concerteza é uma repetição no meio.

  3. #3

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Olá Danilosceu, as torres são de 6 mts cada uma mas todas encima da laje +- 6 mts tambem.

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    depende do tanto de link que vai passar .....
    em 900 mhz vc pasará no max 2 mb nessa distancia .....
    é melhor vc colacar uma repetiçao no morro.....
    alem de passar bem + banda em 5.8 ghz é uma fequencia legal .....
    900 mhz vc poderá interferir em estaçoes de telefonia celular ....

  5. #5

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Citação Postado originalmente por vsouza1 Ver Post
    Olá Danilosceu, as torres são de 6 mts cada uma mas todas encima da laje +- 6 mts tambem.
    ixi então não passa mesmo não, estava pensando em torres de aproximandamente 45 metros em cada ponto

  6. #6

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    ?
    Última edição por vsouza1; 26-09-2010 às 13:50.

  7. #7

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    ixi então não passa mesmo não, estava pensando em torres de aproximandamente 45 metros em cada ponto
    Mas tem o seguine as 2 casas estão em cima de morros, no google earth as elevações do primeiro e 36 e a do segundo e 52, como faço para calcular isso?
    Última edição por vsouza1; 26-09-2010 às 13:51.

  8. #8

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    vc ja postou ai pelo lp mais com esse morro no meio ai e essas torres dessa altura não passa, se vc tivesse 1 torre de 45 a 50 metros no ponto A e mais uma de 45 no ponto B poderia passar. me passa as coordenadas que eu dou uma olhada aqui pra vc dos dois pontos.

  9. #9

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    ...
    Última edição por vsouza1; 26-09-2010 às 14:25.

  10. #10

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    vc ja postou ai pelo lp mais com esse morro no meio ai e essas torres dessa altura não passa, se vc tivesse 1 torre de 45 a 50 metros no ponto A e mais uma de 45 no ponto B poderia passar. me passa as coordenadas que eu dou uma olhada aqui pra vc dos dois pontos.

    Ponto a
    lat = -22.812827
    lon = -43.306891
    elevação = 36m

    Ponto b
    lat = -22.720534
    lon = -43.323905
    elevação = 52m

  11. #11

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Citação Postado originalmente por vsouza1 Ver Post
    Ola a todos, estou querendo fazer um enlace de 10,4 km sendo que tem um morro na frente (de uma olhada no arquivo do linkplanner em doc), nesse caso qual a melhor coisa a ser feita? link direto a 900mhz, 5.8g ou repetidora em 5.8g?
    Repetidora em 5.8 GHz no alto do morro que fica no meio do caminho. O morro é muito largo para ultrapassar, mesmo com 900 MHz.

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Para evitar maiores dores de cabeça e estrangulamento por LINK eu com certeza optaria por LINK 5Ghz hoje a UBIQUITI tem ótimas opções com custo bem reduzido !

  13. #13

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Citação Postado originalmente por vsouza1 Ver Post
    Ponto a
    lat = -22.812827
    lon = -43.306891
    elevação = 36m


    Ponto b
    lat = -22.720534
    lon = -43.323905
    elevação = 52m
    5.8 no meio do morro mesmo amigo, nao tem outro geito não, 900 nao passa esse morro ai não se passar fica ruim o sinal

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Caro amigo,
    Existem duas possibilidades neste caso:
    1- Sem visada é muito relativo, existem varios casos sem visada, digamos que há nivel 1 2 3,ok.
    No nivel 1 seria sem visada porem pontos a mesma elevação em relação ao nivel do mar. assim se torna facil o uso do 900mhz.
    2 - seriam pontos sem visada com predios , arvores, e leve elevação do terreno, que também pode ser transposto por 900mhz .
    3- O pior cenário, é aqui onde o desnível dos pontos se torna forte, e onde há um morro muito forte no trajeto do sinal, com arvores ou outros obstáculos, não recomendo uso do 900mhz. sempre que tivermos um desnivel de 40metros ou mais entre os pontos o link se torna problemático. é possivel fechar , porém nem sempre o resultado agrada o cliente. Conforme dito pelos colegas acima, te indico neste caso o uso de repetidora,ok. tente triangular seu sinal em algum ponto onde haja visada, caso não haja esse ponto, use o morro como repetidora caso queiras alto troughput,ok.

    Segue analise do link em anexo.
    [/IMG]
    http://www.4shared.com/photo/C87Rdye...obstruido.html
    Última edição por leandrolopeswifi; 27-09-2010 às 08:41.

  15. #15

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    obrigado a todos aew que responderão ao tópico, a ajuda de vcs fazem a diferença!!!
    ah, optei pela repetidora em 5.8, obrigado!!!

  16. #16
    Avatar de LmcNet
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Anápolis Goias
    Posts
    63

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Com certeza nao vai se arrepender.. eu passei por algo parecido aqui. so resolveu meu problema em 5.8.. agora ta rodando maravilha!!
    ja pensou em usar este morro pra colocar umas setoriais.. talvez seria um bom proveito alem de usar so pra repetir!!!
    abrass

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sem Visada, qual a melhor opção nesse caso?

    Bom, no caso a melhor opçao seria 5.8ghz com repetidora. Linha ubnt mimo te entrega entre 50 e 80mb full oumais.Rocket M5 + Rocket dish nas pontas e setoriais no morro.
    Se quiser optar por 900mhz, ao contrario do que muitos falam, existem sim equipamentos mais robustos e que sao imunes a interferencia se BEM instalados. existe técnica pra isso e gente especializada tambem.
    Existem alguns radiso da Parks (900mhz)que te garanto que passa entre 8 a 14mb nese seu link. basta instalar corretamente.
    Mas fica a seu critério amigo. se precisar de muita banda, parte direto pra 5.8ghz.
    Precisando de ajuda entra em contato,ok.
    Abraço.