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  1. #1

    Padrão Montar ou operadora VOIP ou representar?

    Bom dia,

    Tenho aqui comigo esta duvida, será que os colegas poderiam comentar a este respeito.
    Ja tentamos oferecer voip representando operadoras mas nunca conseguimos qualidade efetiva mesmo com operadoras de "renome" no mercado.
    De forma que fica essa duvida, acredito que não só a mim mas a dezenas de pessoas interessadas em fornecer um VOIP de qualidade aos seus clientes.

    Grata a todos que puderem opinar.

  2. #2

    Padrão Re: Montar ou operadora VOIP ou representar?

    Será que os problemas que voce teve com VOIP nao foram decorrentes de problemas a partir da infra estrutura de rede dos seus clientes?
    Tendo atendidos os parametros mínimos o VOIP tende a funcionar bem, excessão a intercorrencias na internet que podem prejudicar o trafego dos pacotes VOIP em alguns momentos, mas estes momentos devem ser excessao e nao a regra. Digo isso pois administramos mais de 2.000.000 de minutos mês de trafego VOIP corporativo sem tantos problemas.
    Entre tantas coisas que poderiamos sugerir, sugiro que voce reavalie os projetos de implantação de VOIP nos seus clientes, avalie questões como banda disponivel para o VOIP, trafego da rede, se possivel utilize algum mecanismo de priorização de trafego na rede do cliente, onde o trafego bom da rede sera priorizado em relação ao trafego ruim para a empresa, veja se pode mudar o codec utilizado para algum que tenha melhor qualidade, ou talvez em função de uma banda menor para o transporte de VOIP seja necessario utilizar codecs de menor consumo de banda, se estiver utilizando Asterisk analise se seu servidor nao esta sobrecarregado com excesso de transcodificação(a transcodificação diminui o numero de chamadas ativas com qualidade), se tem banda disponivel no seu servidor para a atender a demanda de ligações, se não esta sobrecarregando seu servidor com video chamadas, mensagens de voz, conferencias, monitore a rede com ferramentas especificas que te deem uma visao global dessa rede sempre(sugiro ferramentas baseadas em Linux) com os graficos na mao voce pode encontrar mais facilmente os problemas existentes, etc.., etc.. etc... Acho que isso já pode te dar um começo para a solução de seu problema com VOIP.
    Agora montar uma operadora é algo mais complicado, para que voce tenha idéia em uma infra estrutura básica voce terá que ter gateways voip redundandes e com um projeto que contemple a alta disponibilidade para a terminação com a rede de telefonia convencional, uma solução sip proxy redundante + alta disponibilidade, servidor dedicado ao seu projeto para firewall e funções de balanceamento e redundancia de links + alta disponibilidade, gastos com funcionarios, seguros, blá,blá,blás.... mesmo contratando um datacenter para colocar sua infra estrutura de operadora VOIP a fim de reduzir custos, ainda tera custos altos com esse projeto.
    A menos que tenha mesmo essa necessidade sugiro que reveja seus parametros de funcionamento de VOIP nos clientes e que faça uma parceria com alguma empresa com infra estrutura aqui no Brasil e que termine as ligações aqui tambem. Sugiro que deixe aquelas pseudo"operadoras" que apenas revendem VOIP que ja vem revendido de outras "operadoras VOIP" com conexoes EUA e tals e que na verdade nem poderiam ser classificadas como operadoras.
    Ha boas operadoras no mercado, talvez os colegas aqui do Fórum possam te falar sobre algumas experiencias com operadoras. Qualquer coisa nos escreva que podemos orientá-la sob alguns aspectos desse seu problema.

    Abraço a todos, fiquem com Deus!

  3. #3

    Padrão Re: Montar ou operadora VOIP ou representar?

    Obrigada pela resposta elucidadativa PLANVOX!
    Sem querer abusar, mas o que voce acha de alguma solução tipo TRIXBOX/Elastix/outras similares para interligar as nossas redes de clientes com o servidor da operadora VOIP que optarmos em nos fornecer o VOIP para que coloquemos em nossos clientes? Seria melhor usar apenas a ferramenta de Billing e de controle que a operadora fornecesse?
    Haveria alguma vantagem em relação a Asterisk puro? Algumas de nossas redes são wireless, vê algum problema em passar VOIP nessas redes?
    O que seriam esses sip proxys que vc mencionou, até entao eu conhecia apenas o Asterisk nessa função, dei uma olhada na internet e parece que se confundem em função com o Asterisk. Qual a vantagem em ter esse sip proxy sendo que o Asterisk ja faz esse papel.
    Voce poderia me adicionar no msn ou enviar seu msn para a gente falar um pouco?
    Poderia sugerir alguma operadora de confiança?

    Grata querido um bom dia e obrigado se puder responder essas questões.

  4. #4

    Padrão Re: Montar ou operadora VOIP ou representar?

    Boa tarde,

    Respondendo suas perguntas:
    1-Soluções tipo TRIXBOX e outras apesar da facilidade de implementação, carregam inultimente processos desnecessarios que utizam-se de recursos necessarios a outras funçoes prioritarias quando falamos de montar servidores para interconectar uma operadora a sua terminação telefonica, ou seja função de gateway VOIP.

    Por isso meu conselho é que voce opte sempre por dividir os serviços SIP de sua operadora tipo assim: manter um servidor de faturamento das ligações, Proxy Sip, gateway, outros serviços SIP, etc... Usando sempre soluções não Trixbox e outras assemelhadas. Aqui utilizamos asterisk "corajoso"(só asterisk como gateway voip).

    Mas ha casos de operadoras nos EUA usando Trixbox para gerenciar milhares de chamadas(pelo menos ouvi um colega de Boston dizer isso), a resposta final é sempre sua e de seu departamento tecnico, aqui utilizamos Elastix apenas nos clientes e interconectamos os elastix dos clientes na estrutura VOIP da operadora que nao se vale dessas soluções pré-prontas.

    2-Se voce usar a ferramenta de Billing do teu fornecedor de VOIP vai ficar nas maos dele apenas, faça isso apenas se tiver confiança no serviço que ele te oferece. O melhor é ter alguma infra estrutura propria que te permita criar rotas sobressalentes em outros provedores, assim seu serviço teria redundancia e melhoraria o criterio de disponibilidade de seu serviço VOIP, mas como disse antes, tem que ver se vale a pena investir nisso é o custo x beneficio sempre quem manda.

    3-Talvez parte do problema da qualidade do voip em sua rede possa ser atribuido ao fato de passar voip em sua rede wireless. Voip wireless depende de projetos especificos pois não seria apenas passar o VOIP na sua rede. Em outro topico comentei algo a respeito de um projeto desses e deixei dicas para um colega que estava implantando isso num condominio.
    senão encontrar o topico me avisa que passo isso para voce. Pelo menos os aspectos basicos disso.

    4-Proxy Sip é um servidor dedicado apenas a manipular a sinalização Sip, o proprio nome já oferece essa informação intrinseca, basta apenas voce lembrar o conceito de um Proxy na sua rede interna. Em uma plataforma Sip com grande volume de ligações eu diria que é fundamental pois com asterisk a gente não pode manipular os pacotes VOIp por cabeçalhos e controlar requisições e respostas. Digamos assim, ele é um servidor intermediario que faz o roteamento para outros serviços Sip de sua operadora.

    5-Vantagens??????? Com um Proxy Sip voce tem uma performance infinitamente superior ao Asterisk para manipular os pacotes SIP com o mesmo hardware. Nao tem melhor entre eles, depende da aplicação em sua infra estrutura, mas lembre que o asterisk nao vai te oferecer essa capacidade de roteamento e condições de controle que o Proxy sip oferece.

    6-Meu msn: [email protected]

    7-Não posso nem deveria sugerir nenhuma operadora a voce aqui de forma publica, por nao ser a publicidade o objetivo do Fórum e tambem por eu considerar este tipo de ação algo anti-ético aqui. Mas ficamos a sua disposição e dos colegas no msn que voce nos pediu para passarmos. Qualquer coisa nos adicione.

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Montar ou operadora VOIP ou representar?

    Brigadú pelas informações querido!
    Valeu mesmo, desculpe por essas duvidas basicas!

    Bye