Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Wavion WBS2400 decepcionante.

    Galera comprei um Wavion e foi decepcionante. O equipamento veio usado, mas ai nem reclamei afinal de contas eles garantem a devolucao do equipo. Subi o equipamento na torre e com apenas 13 clientes conectados tive uma margem de 20% de perca de pacotes. Tentei suporte, mandei fotos, testei o equipamento em diferentes alturas na torre e nada. O nivel de sinal nao foi tao bom quanto falam,na verdade minhas setoriais de 17db Hyperlink funcionam melhor, entao falaram que o meu ambiente estava muito poluido entao troquei o equipamento de lugar com menos ruido e mesmo assim obtive péssimos resultados. Depois de muito conversar com o Edvaldo engenheiro da Wavion, ele me disse para procurar um ambiente afastado, e que eu nao precisaria me preocupar com distancia afinal wavion funcionaria com muita tranquilidade em clientes ate 8km. Depois de dois dias encontrei o local, ficava a 3km da cidade e tinha uma visada bem como o Edvaldo falou, visava os telhados das casas, coloquei la rodei a Selecao Automatica de Canal e o equipamento encontrou 2 canais praticamente livres. O equipo que antes marcava uma disponibilidade de TroughPut de 2.8mb agora nesse novo local marcava 30mb. Pensei que tinha resolvido meu problema até instalar o primeiro cliente naquela distancia. Fui em uma empresa todo empolgado achando que conseguiria vender planos de 1mb quando chego la meu susto. O radio cliente, era um Zinwell G220, consegui -60 com visada direta para o equipamento.Fiz de tudo nao consegui conexao, isso mesmo nao consegui conectar na base, e sim testei cabos antena e outros radios. Nos logs do wavion o cliente mudava de sinal ia de 2 SNR para 22SNR o tempo todo, e assim desconectava o cliente varias vezes. Testei ACK RTS troquei canais e nada. No firmware aprouter marcava 52 eu acho, em fim fiquei 1 hora no estabelecimento e mesmo assim nao consegui nada estavel. Resultado desisti do wavion, depois de 2 semanas de teste. O suporte da AmericanExplorer e muito limitado, e o Edvaldo é muito dificil de se encontrar, entao para pagar 8500 reais em equipamento para nem ter um suporte na hora que eu precisar ficou muito complicado. Sem comentar que fiquei decepcionado com com o Paulo o responsavel pelo suporte do Wavion na American, argumentando com ele que eu tinha apenas 13 clientes conectados e que tinha perca de 20% e falando que com o meu velho Mikrotik nao tinha isso ele simplesmente me disse: "Se voce acha que suas setoriais sao melhores pode devolver o equipamento". Apenas vim demonstrar minha insatisfacao com tudo. Se eu realmente acreditasse que mikrotik é melhor nem teria me arriscado comprando um equipamento de 8500 reais. Agora devolver e brigar para recuperar a grana ja que Johnny esta de ferias. Experiencia completamente decepcionante. E se para funcionar mesmo o equipamento precisamos de ambientes isentos de ruido ai fica facil. Tenho uma celula com mikrotik em local bem limpo e tenho 40 clientes rodando sem problema, e o Tal de NLOS só em sonho mesmo, porque nem com visada 100% o equipo funcionou. Aqui em ksa fico a 500 metros da torre, e mesmo conseguindo ver o wavion da minha janela o note nao conseguia se conectar ao equipamento. Só decepcao mesmo.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Nao comprei um ate agora por ter medo, o que a AE (americanexplorer) fala sobre ele sao coisas de desemplenho magnifico... mas é apenas a AE que fala isso, ai desde o comesso fiquei com pé atraz, comversei com um engenheiro em tele da italia e ele disse q la o equipamento ja esta obsoleto, falo que uma celula com 4 setoriais rb600 e 4 xr2 ubiquiti fazem o mesmo serviço ou ate melhor, a um ano atras quase comprei um, mas pelo fato de que apenas a AE falar bem e mais ninguem avia relatado nada de positivo sobre ele, nao comprei e nao me arrependo, parabens chadii por ter tido iniciativa e ter posto sua experiencia negativa, serve de alerta para os demais amigos antes de desembolsar quase 10 mil, abraços

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Citação Postado originalmente por chadii Ver Post
    Galera comprei um Wavion e foi decepcionante. O equipamento veio usado, mas ai nem reclamei afinal de contas eles garantem a devolucao do equipo. [...] Só decepcao mesmo.
    Mikrotik é software. Não aposte o sucesso da sua solução atual nele.
    No mais, finalmente vi alguém que teve coragem de falar depois de testar.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Mikrotik é software. Não aposte o sucesso da sua solução atual nele.
    No mais, finalmente vi alguém que teve coragem de falar depois de testar.
    Osmano, quando o pessoal menciona Mikrotik aqui é genérico... na verdade todos dizem que RB é Mikrotik. RB+Setoriais (não importa a marca) é Mikrotik.

    Se for analisar bem, RB é Mikrotik, pois é da mesma empresa (SIA Mikrotikls, Latvia).

  5. #5
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    ouuu, pelo fato de ja terem mandado equipamento usado, sera q ja não estava com defeito e quantos clientes ja tentarão e o devolverão, mas ja da de ver que a AE nao é de total confiança, nao me arrisco.....

  6. #6
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post

    Se for analisar bem, RB é Mikrotik, pois é da mesma empresa (SIA Mikrotikls, Latvia).
    Discordo de seu ponto de vista Sergio, a krazer tem uma RB a Yanomami Krazer & Falou Wireless, falou Krazer! e nao tem nada aver com mikrotik, ja vi tbm outras marcas de RB no mercado o que acontece é que a mais conhecida é mikrotik, mas nao quer dizer que quando alguem fala em RB seria a mesma coisa que Mikrotik, é meu ponto de vista, abraços

  7. #7

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Agora fiquei com medo. Comprei 2 setores 2.4 para testar, deve demorar umas 2 semanas para chegar já que estou muito mal localizado, rs. Vou tirar a prova dos 9 e coloco tudo aqui.

  8. #8

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    isso aqui é o principio de funcionamento que o wavion supostamente seguiria



    não sei pq nao deu certo.
    Uma das questões é que o Wavion não segue isso. Esse vídeo é de beamforming real, e o Wavion faz algo chamado beam steering, que é bem mais limitado que beam forming real.

    Infelizmente essa confusão de terminologia não foi iniciada pela Wavion, mas por grandes fornecedores tradicionais. O problema é que o pessoal cita coisas como atributos do equipamento, mas isso só seria verdade se houvesse beam forming, não apenas beam steering.

    O discurso de venda da Wavion não é o de dizer o que o produto realmente faz, mas de o que ele faria que faria alguém pagar R$8500 por ele.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Discordo de seu ponto de vista Sergio, a krazer tem uma RB a Yanomami Krazer & Falou Wireless, falou Krazer! e nao tem nada aver com mikrotik, ja vi tbm outras marcas de RB no mercado o que acontece é que a mais conhecida é mikrotik, mas nao quer dizer que quando alguem fala em RB seria a mesma coisa que Mikrotik, é meu ponto de vista, abraços
    Cara vc está viajando... RB = ROUTERBOARD (RouterBOARD) = SIA Mikrotikls Latvia. Qualquer outra coisa não pode ser chamado de routerboard (isso é embalar no sucesso dos outros... hehehehe). Antigamente chamavamos essas placas pequenas de "placas mãe sub-compactas". Veja a PC Engines (PC Engines ALIX system boards) antiga no mercado, bem antes de Mikrotik fazer sucesso por aqui, nunca usou o nome RB para as placas que ela comercializa, a Via com suas miniITX também não, a AAEON entre várias outras.

    Ou seja, se você acha que é tudo RB, é sua concepção, mas dizer que existem N marcas de RB é viagem.

  10. #10

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Fui na AE em uma demonstração do WAVION.... mas nem ligaram ele o negocio foi "solamente" teórico

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    as minhas 2 funcionam file 115 clintes em uma e 4 na outra ainda e tudo ok . vejam estas telas tem cara que eu acho que não tem o equipamento de verdade e quer difamar não sei para que posta então com fotos para ver o que esta errado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         myauth 60 clientes.jpg
Visualizações:	304
Tamanho: 	204,4 KB
ID:      	14664   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wavion 50 clientes.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	171,5 KB
ID:      	14665  


  12. #12

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Uma coisa bem chata que já vi algumas vezes na UnderLinux é isso de alguém com quem um solução funcionou dizer que o outro que está tendo problemas é burro. Já tinha visto isso com rádios 802.11n, tanto Mikrotik quanto Ubiquiti, e agora neste tópico com Wavion... cada situação é única, então quando não funciona, alguma dessas peculiaridades contribui.

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    o problema e o seguinte tem uma certa conotação de maldade nisto vou voltar a repetir eu não sou garoto propaganda da wavion mae eu posso falar com autoridade sobre ela por que o equipamento ate agora aqui não decepcionou ,não faz milagre mas e muito melhor que os radios mk com antena setorial no meu caso sim .
    inplantei uma wavion com servidor myauth para um provedor aqui em carapicuiba e a torre ja esta com 105 clientes cadastrados e sem problemas pico de 60 online .
    eu tenho as minhas duas e em uma tenho 115 cadastrados e sem chabum ,na outra so tenho 4 mas ate agora tudo normal .
    ai aparece essse chadi ai que eu numca falei no forum nunca me pediu informação nenhuma e disse que comprou que e euma porcaria e ainda fala mal do paulo e do edvaldo que são pessoas que eu conheço pessoalmente e são pessoas idoneas cabe ate processo neste rapas se ele deu azar e algum problema no eaquipamento sujiro ele retirar ir ate a american explorer e trocar por outra se veio usada e ele comprou nova e direito dele exigir uma nova eu teria devolvidio na hora .e não ficar abrindo topicos que não contribuim em nada .

  14. #14

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Cara, me desculpa, mas eu acho que voce ta meio errado, o cara nao falou mal de ninguem, nem do edvaldo e nem do paulo... Ele falou que e dificio falar com o EDVALDO, e não e mentira, ele e um cara ocupado, e sobre o PAULO, ele mesmo fala assim: Se voce não gostou do equipamento, devolve.
    Não vejo o que mal tem nisso... Se não deu certo o WAVION não deu, e lamentavel, e assim mesmo, nunca da tudo certo, porque se desce imagina a formula 1... Todo mundo chegando em primeiro.

    Sobre abrir topicos que nao da em nada, como que nao da?
    Ja deu... Tem gente aqui que tem direito de saber os CASES nao sou de sucesso... Mas tambem os CASES FAILs... Sempre pode aparecer alguem e ajudar onde um nao teve tempo o a solução, outro pode ter. As vezes e bom falar dos equipamentos mas tambem e bom falar mal. Pois todos tem direito de saber o que e bom ou ruim.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    Agora sobre MIKROTIK

    Krazer e uma coisa....
    MIKROTIK e outra coisa....

    RB e uma marca proprietaria da RouterBoards (Mikrotik) como ja deixou explicado o senhor Sergio.

  15. #15

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    O tópico contribui sim, afinal ninguém tá aqui só pra elogiar e jogar confete. O cara relatou a experiência dele e com todos os detalhes, isso é importante. Cada um deixa seu depoimento e cabe ao interessado analisar e decidir.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    existe uma coisa chamada educação eu estou contribuindo neste forum por que não encontrei uma alma para falar se o equipamento presta ou não de uma maneira exata e uma alma que tivesse o equipamento e estivesse testando ele mesmo teve um cara la do ceara que comprou duas conversei com ele ontem ele disse "não aqui ta file de boa "
    eu tenho duas e esta funcionando te garanto pelo menos ate agora ,se o equipamento falhar e quando falhar eu sou o primeiro a falar aqui e olha que eu tenho responsabilidade por 3 unidades ,estou tendo mas dor de cabeça com o servidor do que com a wavion .
    e o cara ta falando mal sim ,eu conheço estes dois caras de quem ele esta falando e vou te falar eu aposto que eu so muleque perto deles assim como este cara tambem deve ser ta axando ruin chega la na american explorer e fala eu tenho coragem de falar se ele não tem vai torrar outro .

  17. #17

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    Eu nao teria a paciencia que o chadi teve para testar esse equipamento... Se fosse pra usar na lua ate um ap qualquer funcionaria bem.
    O que todos queremos é um equipamento funcionando bem num ambiente desfavoravel.
    Bom nao precisa ser num lugar com 30 redes ao lado mas num ambiente com outras redes deveria funcionar bem.
    Valeu chadi, voce contribuiu sim,relatou seu fato.
    abs

  18. #18
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    vcs não são tão burros como estão demonstrando ser vcs acham realmente que um equipamento de r$ 8 000,00 não aguentaria segurar 100 clientes online pelo o menos se uma porcaria de routerboard que não passa de um mini pc com 64 mega de memoria ja fas isso faça me o favor va estudar .......

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    compra o ceu so para vc que enfiar o pe na jaca e comigo mesmo .

  20. #20
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion WBS2400 decepcionante.

    olha so 43 clientes online agora comigo junto navegando pela wavion isto e impossivel alguma coisa esta errada vou reclamar .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wavion 43 clientes agora.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	237,2 KB
ID:      	14672