+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlace

    ola, montei uma rede ponto a ponto com 2 nanostatin5 em uma distancia de 6km, os mesmos estao funcionando o problema eh que não consigo deixar o sinal baixo ele fica alterando entre -72 a -77
    gostaria de saber se e assim mesmo?
    obrigado

  2. #2

    Padrão Re: enlace

    Para essa distância é aconselhável usar antena externa nos nano. Você pode usar de grade ou disco. Vai fechar mais o ângulo de trasmissão e melhorar o sinal com certeza.

  3. #3

    Padrão Re: enlace

    vc poderia me informar qual seria a distancia maxima pra min fazer um elace sem usar antena externa com nanostation5?

  4. #4

    Padrão Re: enlace

    Boa tarde, a distância máxima em um enlace com nanostation5 sem antena externa, seria entre 9km a 10km.
    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão Re: enlace

    Citação Postado originalmente por LeonardoTechWireless Ver Post
    Boa tarde, a distância máxima em um enlace com nanostation5 sem antena externa, seria entre 9km a 10km.
    Espero ter ajudado.
    Desculpa, mas isso é conversa de vendedor. Totalmente desaconselhável usar Nano nessa distância sem antena externa. Nesse caso seria mais recomendável fazer o PTP com Nano Bridge M5. Acho que o Nano pode pegar bem sem antena até uns 4 ou 5km, mas eu não recomendo. Acima de 2km. eu uso antena direcional seja qual for o rádio.

  6. #6

    Padrão Re: enlace

    Citação Postado originalmente por douglasot Ver Post
    ola, montei uma rede ponto a ponto com 2 nanostatin5 em uma distancia de 6km, os mesmos estao funcionando o problema eh que não consigo deixar o sinal baixo ele fica alterando entre -72 a -77
    gostaria de saber se e assim mesmo?
    obrigado
    Olha, vai do gosto do freguês...

    Eu recomendo no máximo, exagerando barbaridade, 5 KM. O ideal é ficar na casa dos 3 KM com o NanoStation.

    Pra esses seus 6 Km, o sinal obtido está ótimo com a antena interna. Pode apostar que você está no lucro.

    Como disse o Katraka, se você usar uma antena externa o sinal fica melhor. Isso porque você vai sair de 60 graus de abertura da antena interna, para uns 9 graus da antena externa. O foco mais reduzido da antena vai te dar um ganho significativo e estimado na casa dos -55 dBm (se for uma boa antena).

    Se optar pela antena externa, certifique-se que a mesma está montada na polarização correta e que o rádio está configurado para antena externa.

    Para quem está lendo este post e ainda não comprou o rádio, o ideal é ter começado com um rádio Bullet, que tem os mesmos recursos do NanoStation e se conecta diretamente à antena externa.

    Abraço,

    ZéAlves

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: enlace

    Eu tinha um Ponto a ponto de 1200 metros, usava 2 nanos 5, o sinal era muito bom, mas como estou melhorando minha rede troquei por RB e antena de disco da aquário, o sinal de muito bom agora é muito exelente. Ainda uso um ponto a ponto de 3.200 metros com nano sem antena externa, o sinal é bom, mas logo vou trocar por rb e disco da aquário. Não recomendo mais que 3 ou 4 km sem antena externa e uso nano para ponto a ponto já fazem 3 anos. Tudo dependo do que voce vai passar, quantos de tráfego e quantos clientes, como minha rede está crescendo estou saindo dos nanos, mas para redes pequenas eles são ótimos. Mas como já foi dito, 6 km sem antena externa voce já está no lucro, se colocar duas antenas extenas vai lucrar muito mais. Boa sorte ai.

  8. #8

    Padrão Re: enlace

    Olá amigos bom dia, como foi dito no topico pelo Katraka e pelo Granlabor que tem um vasto conhecimento nos equipamentos da linha de equipamentos da Ubiquiti entre outros, o recomendado para ponto a ponto com Nano5 (usando a antena interna) é em media de 4 a 5km, porem temos uma solução eficiente, caso queira manter os Nanos você pode usar a Dimension de 22dbi + Nano que você vai conseguir fechar tranquilamente, caso queira trocar lhe recomendo este Bundle.
    Até 15 km
    ANTENA GRADE 22DBI 5.8GHZ DIM-5800-22G HOMOLOGADA
    UBIQUITI BULLET M5 / 5.8GHZ 400mW
    FONTE POE 24V 1ª ORIGINAL
    R$ 355,99
    (Teste feito em 13km com visada limpa deu 150mb cravado)

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlace

    Citação Postado originalmente por douglasot Ver Post
    vc poderia me informar qual seria a distancia maxima pra min fazer um elace sem usar antena externa com nanostation5?
    Enlaces com nano 5 dependendo do terreno e da zona de fresnell, voce fecha tranquilo a até 8km. Preste atenção apenas a zona de fresnell do link, tem que ser 100%, senão o uso de antenas de 24dbi ou + é extremamente indicado. pra fechar com sinall -55 a -60 somente se estiveres em uma área onde nao haja INTERFERÊNCIA de outras redes 5.8ghz.

  10. #10

    Padrão Re: enlace

    8 Km e sinal de -88 dBm?

    Será que a distância compensa a perda de sinal?


    Abração,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: enlace

    Amigo, por favor evite colocar propagandas. Você poderia colocar nos classificados um tópico com esse seu equipamento e colar a url no post. Isso evitaria mais pessoas a terem a mesma prática. Imagina um tópico onde só teria vendedores respondendo os tópicos...
    Obrigado pela compreenção.

    Saudaçoes,
    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Olá amigos bom dia, como foi dito no topico pelo Katraka e pelo Granlabor que tem um vasto conhecimento nos equipamentos da linha de equipamentos da Ubiquiti entre outros, o recomendado para ponto a ponto com Nano5 (usando a antena interna) é em media de 4 a 5km, porem temos uma solução eficiente, caso queira manter os Nanos você pode usar a Dimension de 22dbi + Nano que você vai conseguir fechar tranquilamente, caso queira trocar lhe recomendo este Bundle.
    Até 15 km
    ANTENA GRADE 22DBI 5.8GHZ DIM-5800-22G HOMOLOGADA
    UBIQUITI BULLET M5 / 5.8GHZ 400mW
    FONTE POE 24V 1ª ORIGINAL
    R$ 355,99
    (Teste feito em 13km com visada limpa deu 150mb cravado)

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlace

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    8 Km e sinal de -88 dBm?

    Será que a distância compensa a perda de sinal?


    Abração,

    ZéAlves
    Pro cliente que quer economizar e nao quer um link "profissional", sim compensa. foi feita troca de canal e ajuste a laser nesse link ficando em -70. mas que conecta , isso conecta. basta que nao se tenha muitas redes perto do local.
    Abraçao zé.

  13. #13
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: enlace

    Bom dia Leandro,,, Como que é esse negócio de ajuste a laser, como funciona e qual equipamento voce usou. Achei isso interessante.