+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mobilidade de telefones voip e celulares com com recursos VOIP em rede wireless

    Boa noite a todos!
    Implantamos em nossa localidade uma rede bem abrangente de wireless cobrindo nosso condominio e áreas adjacentes de nosso interesse e de outras comunidades. Ocorre o seguinte, que a empresa que estava fazendo esta instalação prometeu a cobertura de toda essa área com telefonia VOIP sob a rede wireless alem de internet de qualidade, mas infelizmente não conseguiram implementar isso de forma conclusiva, principalmente quando saimos da area de cobertura de um AP para entrar na area de qualquer outro dos APS perdemos o sinal muitas vezes não reconecta. Nossa região é muito ruim de sinal de celular e a telefonia fixa nao atende todos esses pontos assim peço aos colegas que se possivel nos ajudem a encontrar o caminho para cobrir definitivamente toda esta área dentro do que esperavamos quando contratamos link de internet e investimos em equipamentos. OBS: A internet ainda nao atende plenamente todas as areas.
    Grato a todos que puderem opinar!

  2. #2

    Padrão Re: Mobilidade de telefones voip e celulares com com recursos VOIP em rede wireless

    Boa noite!
    Caro colega, lamento por este quadro complicado e sugiro a voce que possa enviar mais alguns
    detalhes de como esta montada essa sua rede. Algumas informações são importantes, tais como,
    como é feito o controle e autenticação de usuarios nessa sua rede, que AP´S voce esta usando
    como foram dispostos esses aps, digo as areas de cobertura de cada um e configurações deles, ja que voce afirmou que nem todas as areas estao com a internet funcionando bem, que firewall voce esta usando, equipamentos que voces dispoem, etc..., etc.... etc...
    Seriam informações minimas para alguem ter idéia do seu quadro e sugerir algo.
    Mas criar algum tipo de "roaming" dos fones e outros equipamentos VOIP em sua rede nao seria
    algo impossivel de realizar pois a arquitetura celular das redes 802.11 permite a mobilidade
    de forma transparente para os equipamentos clientes e as BSS's podem ter areas de cobertura
    sobrepostas, assim o equipamento se conectaria ao equipamento que tivesse o "sinal mais
    forte". Apenas observando que os APS não poderiam ter canais sobrepostos na mesma área. Eu
    colocaria um servidor rodando o ChiliSpot gerenciando os AP's com o método WAP. A
    autenticação ,autorização e accounting seriam realizadas por um servidor Radius. Assim voce
    teria uma rede privada para seus AP´S e clientes de cada um deles, com endereços atribuidos
    por DHCP, evitando a reautenticação dos clientes nos ap's. Para resolver o problema dos caras que estivessem sob essa rede receberem e fazerem ligações para fora, coloca um Proxy Sip para tratar as requisiçoes de VOIP dos clientes enviando pro Sip Server da sua operadora de VOIP caso nao tenha Um Asterisk gerenciando esse VOIP, mas acredito que voce ja tenha alguma solução assim pois senao nao estariam ligando ou recebendo ligações externas.
    Bom, se queria um caminho ai esta! Funciona com certeza pois ja temos implementações semelhantes! Mas seria bom ver o que o pessoal do fórum tem a dizer tambem sobre isso. Qualquer coisa posta ai como vai fazendo que tento ajudar.
    Ou me adiciona no msn e a gente Vê o que faz e depois posta os resultados aqui para a
    moçada. Perdoe se alguma coisa nao ficou clara mas a essa hora.... to com sono.
    [email protected]
    Fiquem com Deus todos os colegas!
    Última edição por planvox; 01-10-2010 às 09:35.

  3. #3

    Padrão Re: Mobilidade de telefones voip e celulares com com recursos VOIP em rede wireless

    Nossa rede tem 16 AP'S g220 da zinwell espalhados pelo condominio e por outras fora do nosso perimetro alguns nao devem estar se sobrepondo mas nao sei ao certo, teria que ver isso hoje ou amanhã, parece que os aps estao divididos em sub redes em range de ips diferentes, por exemplo, nós temos uma subrede bloco 4 e outra bloco 5, etc.... O servidor controla todos os APS mas ha um controle por MAC dos equipamentos do bloco em cada AP isso eu sei que impediria o roaming e vou resolver. O servidor é um Pentium core2 Duo, 2GB RAM, hd sata de 250GB, rodando BFW 3.X, não temos um Asterisk nem um SIP Proxy e não estamos conseguindo telefonar ainda por estarmos tambem com os problemas de conexão, O firewall eu nao sei qual é por eu nao conhecer esse BFW mas vou ver. O link chega para a gente via radio num enlace de 23km(isso atrapalharia o bom funcionamento do VOIP?) entra pelo radio, sai por um roteador CISCO para esse servidor BFW e é distribuido por uma antena OMINI para os AP'S. Fiz umas mudanças de testes mas como não conheço bem LINUX fiquei com uma série de duvidas pois a informação no site do BFW é muito complicada.
    A empresa que falei nao esta mais atuando porque nossa administração rescindiu o contrato pois o projeto tinha 30 dias para acontecer e agora ja faz 115 dias e o nosso condominio cancelou esse contrato. O problema agora é eu colocar isso para funcionar de alguma forma para nao me queimar mais com o pessoal do condominio ja que faço parte da administração e fui um defensor ferrenho dessa implantação.
    abraço

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mobilidade de telefones voip e celulares com com recursos VOIP em rede wireless

    o.0, ta complicado hein, faz o seguinte, pede para um analista com experiencia dar uma olhada nessa sua rede, ver se esse link de internet ta chegando realmente com qualidade ai, fica dificil alguem aki do forum dar uma posiçao sem conhecer a estrutura de rede montada, mas procure alguem profissional nessa area pois os caras q montaram ai axo q nem sabiam direito o que estavam fazendo, então comessa um trabalho todo novo desde o inicio, se nao ta funcionando nao eh mexendo q vai ficar bom, talvez ate funcione mas bom nao fica, abraços

  5. #5

    Padrão Re: Mobilidade de telefones voip e celulares com com recursos VOIP em rede wireless

    Obrigado por sua opinião que é muito sensata caro AltoValeNet, mas o problema é que agora nao tem mais volta pois envolveu o interesse do nosso condomino e de outras pessoas, fora que ja investimos muito dinheiro do condominio nisso e nao temos mais caixa para contratar uma nova empresa ou profissional para isso nessa altura, assim eu mesmo vou me informando e trabalhando. É certo que não quero abusar dos colegas pedindo um projeto gratuito para nós, pois reconheço o valor do trabalho de voces. Mas para Fazer justiça a um colega aqui do Fórum (o usuário Planvox) esta me mostrando os passos do caminho para a gente acertar as coisas no que deve ser o recomeço do trabalho, caso ele me permita vou postando os resultados dessa empreitada que acredito será util a mais colegas.
    Obrigado AltoValeNet!