+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Pessoal,

    Tenho um enlace de 75km, visada limpa , funcionando.
    Configuração igual nas duas pontas: 1 Antena OIW 33dbi dupla polarização, RB433AH, cartões RX5, funcionando em bonding para somar os links. Sinal em -67 em um cartão e -69 em outro. Está em modo 5.8ghz, nstream ativado.

    O problema é que o link fica desconectando e reconectando. O log do mikrotik aparece: lost conection, extenssive data loss.

    Eu já troquei canal, ajustei o ack, usei todos os dada rates, aumentei e diminui a potência dos cartões etc... os mikrotiks estão em bridge e um proxy independente antes de depois do backbone.

    O que pode ser?

  2. #2

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Amigo ja tive esse problema, tente trocar as configs do nstreme vc deve estar usando o best-fit ne?
    troque para exact-size
    Código :
    interface wireless nstreme set framer-policy=exact-size NOME da SUA Inteface

  3. #3

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Bom dia,

    está passando quantos Mbps nesse enlace?

  4. #4

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Já troquei para exact-size mas ficou a mesma coisa...

  5. #5

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Amigo, antes passava 30megas full, agora não chega a 15.

  6. #6

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Você configrou o ACK?

  7. #7

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Sim, setei em 460.

  8. #8

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Putz!

    Ack muito alto. 460???

    Diminua, teste com 50, 60, 100 ou no máximo 150.

  9. #9

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    poxa sem entrar em polemicas, ams 150 e pouco ack.
    para esa distancia teria no minimo 300 de ack

    aqui tem um link facil de calcular o ack, mais ou menos, veja ai.
    Tribonet - Calculo ACK Timeout
    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Putz!

    Ack muito alto. 460???

    Diminua, teste com 50, 60, 100 ou no máximo 150.

  10. #10

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    pois é companheiro!
    tenho varias experiencias com mikrotik com longa distancia, e com antenas de dupla polaridade.

    a primeira coisa que vc deve fazer é atualizar as duas RBS para a versão 3.30 (Essa tem Wireless 100% estavel) versão 4.x e 5.x não tem estabilidade e cae

    a segunda é que vc não terá qualidade de bonding usando 2 antenas de dupla polaridade. aqui o melhor que conseguimos foi usando 3, ou seja, uma DP de um lado e outras duas de outro lado ( uma na pol V e a outra H) mas fica show com 4 antenas.

    sou bem sincero patinamos 1 mes inteiro para fazer um ptp de 50 km em bonding com duas antenas, e não passava de 30 mb half. tudo o que vc pode ter imaginado foii feito, unica solução foi com as 4 antenas. Usamos a OIW 33 DP. passa até 120 MB half ou uns 60 full.

    posso afirmar que a antena DP é melhor do que a simples, se tiver sobrando dinheiro compre 4 de DP mesmo, o sinal dela é melhor, CCQ fica bom, que resulta em bom trafego.

    Esse mes estamos substituindo por radio profissional pois o link ta guelado passando TX=102 mbps e RX=17 mbps, os pings tão um lixo já.

  11. #11
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Desculpe pois sei que pode estar meio fora do que pretende usar. Mas eu se fosse vc apelava para as ROCKET M5, mesmo com as antenas que está usando creio que vai ter um ótimo resultado !
    Se puder pense um pouco na idéia, caso contrário desculpas pela intromissão !

  12. #12

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Para 75km o cálculo que fiz deu em 460. Mas eu já testei com outros valores também e não resolveu.

  13. #13

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Pois é Gustavo, mas eu acho que o negócio aqui é a distância sabe... o sinal ficou entre -64 e -70.
    75km é coisa d+ para mikrotik. O firmware que estou usando é a versão 4.9, será que pode ser ela?
    Outra coisa... será que seu trocar por cartões com MIMO resolve muita coisa? Outra coisa... vc save para que serve aquela entrada auxiliar dos cartões mini-pci? Seria para ligar uma segunda antena e somar o ganho? Desde já agradeço pela forla aí...

  14. #14

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Terá de dividir esses 75KM em 2; ou seja, pôr uma repetidora no meio. Para essa distância somente provisoriamente, mas "para ficar bom" ponto a ponto não pode passar de 50km. Para ficar estável o ideal são 40 km no máximo.

  15. #15

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Amigo, toda dica é bem vindo, afinal, se eu postei é porque preciso de ajuda.
    Obrigado!

  16. #16

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Pois é Gustavo, mas eu acho que o negócio aqui é a distância sabe... o sinal ficou entre -64 e -70.
    75km é coisa d+ para mikrotik. O firmware que estou usando é a versão 4.9, será que pode ser ela?
    Outra coisa... será que seu trocar por cartões com MIMO resolve muita coisa? Outra coisa... vc save para que serve aquela entrada auxiliar dos cartões mini-pci? Seria para ligar uma segunda antena e somar o ganho? Desde já agradeço pela forla aí...
    pocha amigo, na verdade -64 e -70 vc deve ter pelomenos 11mega em tx e rx, com certesa da pra funcionar, só nao vai icar tão confiavel, e outra, vc ja configurou a potencia em Tx Power? pq os cartões vem com a potencia de 17db que ale por 75mv, nao sei qual é o seu cartão, vc poderia postar pra nos vermos qual é a potencia dele, mas vc pode colocar ele sem medo para 24Db porque pela distancia que esta c precisa sim almentar a potencia das duas antenas, desculpe os colegas sobre eu pedir pra ele aumentar a potencia, mas pra distancia ele precisa aumentar, se mesmo assim nao funcionar tem algo errado no wds.

  17. #17

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Pois é Gustavo, mas eu acho que o negócio aqui é a distância sabe... o sinal ficou entre -64 e -70.
    75km é coisa d+ para mikrotik. O firmware que estou usando é a versão 4.9, será que pode ser ela?
    Outra coisa... será que seu trocar por cartões com MIMO resolve muita coisa? Outra coisa... vc save para que serve aquela entrada auxiliar dos cartões mini-pci? Seria para ligar uma segunda antena e somar o ganho? Desde já agradeço pela forla aí...
    pocha amigo, na verdade -64 e -70 vc deve ter pelomenos 11mega em tx e rx, com certesa da pra funcionar, só nao vai icar tão confiavel, e outra, vc ja configurou a potencia em Tx Power? pq os cartões vem com a potencia de 17db que ale por 75mv, nao sei qual é o seu cartão, vc poderia postar pra nos vermos qual é a potencia dele, mas vc pode colocar ele sem medo para 24Db porque pela distancia que esta c precisa sim almentar a potencia das duas antenas, desculpe os colegas sobre eu pedir pra ele aumentar a potencia, mas pra distancia ele precisa aumentar, se mesmo assim nao funcionar tem algo errado no wds.

  18. #18

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    pocha amigo, na verdade -64 e -70 vc deve ter pelomenos 11mega em tx e rx, com certesa da pra funcionar, só nao vai icar tão confiavel, e outra, vc ja configurou a potencia em Tx Power? pq os cartões vem com a potencia de 17db que ale por 75mv, nao sei qual é o seu cartão, vc poderia postar pra nos vermos qual é a potencia dele, mas vc pode colocar ele sem medo para 24Db porque pela distancia que esta c precisa sim almentar a potencia das duas antenas, desculpe os colegas sobre eu pedir pra ele aumentar a potencia, mas pra distancia ele precisa aumentar, se mesmo assim nao funcionar tem algo errado no wds.

  19. #19

    Padrão Re: Backbone de 75km com mikrotik desconectando

    Amigo, estou usando cartões Rx5, chega a até 600mw, mas já coloquei em todas as potências possíveis e não resolveu.